in

Inspeções Periódicas Obrigatórias a Motos vai avançar até 2021

O Governo avança com as inspeções periódicas às motos até 2021

Inspeções Periódicas Obrigatórias a Motos vai avançar até 2021

Inspeções Periódicas Obrigatórias a Motos vai avançar até 2021. O Governo avança com as inspeções periódicas às motos até 2021.

Na passada terça feira, Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, reforçou no Parlamento que Portugal tem de transpor até 2021 a diretiva europeia que determina a obrigatoriedade de realização de inspeções periódicas obrigatórias às motos, estando a ser feita uma análise “com muito rigor”.

Eduardo Cabrita disse no Parlamento, “Sabendo que há um quadro europeu que determina que até 2021 temos de ter um sistema de inspeção. Teremos que a nível nacional encontrar um sistema adequado à nossa realidade nacional, mas temos uma obrigação, por isso estamos a ver com muito rigor”.

O anuncio já tinha sido feito, pelo Ministro da Administração Interna, em janeiro, durante a primeira reunião da Comissão Interministerial para a Segurança Rodoviária. Referiu ainda que, dos 27 estados-membros da União Europeia, 17 já têm a inspeção periódica obrigatória às motas. E, que há uma diretiva europeia aprovada que obriga á criação de mecanismos de inspeção até 2021.

Mais declarações de Eduardo Cabrita

Chamou ainda atenção para os números relacionados com a sinistralidade, dizendo que, “Os dados de 2017 indicam que convém não deixar para a última hora esse esforço. Teremos de fazê-lo ponderando todas as causas”, considerando que as inspeções periódicas às motas “não são a solução, nem a resposta” para combater a sinistralidade associada a este tipo de veículos.

O ministro chamou atenção dos deputados para o facto de que, em 2017, os acidentes com mortos em motos de 125 cc triplicaram e nos casos das motos de 250 centímetros cúbicos, duplicaram.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eleven + five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

O que fica depois do Salão Automóvel de Genebra?

O que fica depois do Salão Automóvel de Genebra?

Opel GT faz 50 anos: «Nur fliegen ist schöner…»

Opel GT faz 50 anos: «Nur fliegen ist schöner…»