Menu
in

iCar. Este era o carro que Steve Jobs queria para a Apple

O império da Apple chegou além do Mar Português que Fernando Pessoa descreve na Mensagem, mas o seu Infante, Steve Jobs, deixou-nos antes de cumprir aquele que se revelou o seu derradeiro projecto, desenvolver o iCar da companhia norte-americana.

O conceito de automóvel desenvolvido em 2007 pelo criador da Apple parecia simples, aliás como é apanagio da marca. Ou seja, aproveitar o sucesso que os produtos desenvolvidos pela companhia norte-americana – sobretudo o iPhone – tinham no mercado, para com isto ocupar metade da indústria automóvel no país. Para isso, Steve Jobs pretendia concluir até 2015 a produção do iCar. Este projecto seria desenvolvido em colaboração com a Volkswagen, que ficaria responsável pela área mecânica deste veículo, enquanto a Apple desenvolveria a tecnologia do mesmo.

Steve Jobs lutou contra um cancro pancreático durante alguns anos e acabou vencido perante este no ano passado, ainda com o iCar em período embrionário, longe das estradas norte-americanas.
Contudo, Mickey Drexler, membro do conselho de administração da Apple, confessou durante a conferência “Innovation Uncensored”, organizada em Nova Iorque pela Fast Company, a ambição automóvel de Jobs. “A indústria automóvel nos Estados Unidos é uma tragédia. Quem desenha estes veículos? O sonho do Steve (Jobs) era construir o iCar”, assegurou Drexler à audiência nova-iorquina.

Interior iCar Steve Jobs

Assim, o iCar não chegará ao mercado dentro de três anos como pretendia Steve Jobs, mas a companhia norte-americana pretende continuar a desenvolver tecnologia automóvel. Trata-se apenas um protótipo, o contolo remoto acoplado ao volante aqui esboçado está a percorrer todo o ciberespaço nestes últimos dias, ainda que a Apple não tenha confirmado a sua produção. Apesar da aparência não ser muito diferente do actual iPod Shuffle, este dispositivo permite que os condutores com automóveis mais antigos, em que a tecnologia Bluetooth não se encontra incorporada no sistema multimédia, possam evitar distracções na estrada.

Leave a Reply

Exit mobile version