in

Governo quer obrigar Gasolineiras à baixa dos Combustível

Governo quer obrigar Gasolineiras à baixa dos Combustível

A medida que o Governo está a estudar não é propriamente a de obrigar as gasolineiras a baixar o preço dos combustíveis.

A medida está em estudo prende-se com a  possibilidade de se criar uma lei que obrigue as gasolineiras a reservar uma mangueira de abastecimento de combustível em cada cinco, para combustíveis não aditivados.

Esta medida entre muitas outras que ainda não são do domínio público, passa por obrigar as gasolineiras ao fornecimento de combustíveis low-cost, isto é, colocar à disposição do consumidor soluções de combustíveis não aditivados.

Esta proposta vem no seguimento da discussão do Orçamento do Estado para 2013 e deverá ser levada à Assembleia da República uma proposta de lei para que todas as gasolineiras sejam obrigadas a reservar uma mangueira de abastecimento para combustível não aditivado. O objectivo do governo é muito claro, isto é, tentar baixar o preço médio dos combustíveis por litro.

No entanto existe pelo menos uma questão que para a qual não temos resposta: Serão as gasolineiras de marca própria obrigadas a dar a mesma garantia que as marcas brancas?

Na nossa opinião, não deverão existir diferenças entre o que as marcas brancas e marcas próprias são obrigadas. Mas, como marca própria existe a GALP, nunca se sabe se as regras são ou não quebradas.

Mas, quanto à medida em si, esta parece ser interessante, principalmente do ponto de vista da baixa do preço do custo de litro de combustível, por via da guerra de preços.No entanto, existe o risco elevado de as gasolineiras poderem concertar preços, o que seria terrível para o nosso mercado já viciado.

Para concluir, o ideal seria o Governo criar uma rede nacional de abastecimento de combustíveis, aditivados e não aditivados, com preço Low-Cost e que por consequência pudesse balizar o preço máximo no mercado nacional de combustíveis.  Obrigando assim as marcas a competir no mercado nacional de combustíveis.

Comments

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 × 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Acidente brutal! Dois Ferrari e 300 mil de prejuízos

Acidente brutal! Dois Ferrari e 300 mil de prejuízos

Insólito! Acha que no trânsito os portugueses não têm respeito

Insólito! Acha que no trânsito os portugueses não têm respeito?