Tratamos o titulo desta notícia como se de um insólito se tratasse, mas em boa verdade não é. Trata-se sim de uma inovação e genial!
O objectivo do criador deste veículo não foi provocar confusão na pessoas, antes pelo contrário. O veículo chama-se Merkur e é um camião diferente, tem duas frentes e foi desenvolvido pela Zeigler, fabricante de camiões de bombeiros.
Foi desenhado a pensar em resgates difíceis em situações complicadas como por exemplo acidentes em túneis. Esta inovação permite acesso a zonas complicadas e sem perda de tempo com manobras e que para isso basta mudar de cabine.
Este super veículo tem a capacidade de transporte para 12 pessoas e cada lugar está equipado com uma máscara de oxigénio. As inovações de este fantástico veiculo de resgate não acabam, outra grande vantagem é a utilização de câmaras de imagem térmica que ajudam na orientação quando as condições de visibilidade são muito reduzidas.
Outra vantagem, é o facto do Merkur ser totalmente eléctrico, utiliza um motor de 95 Kw que lhe dá autonomia para percorrer até 200 km atingindo a velocidade máxima de 60 Km/h.
Não se trata de um modelo protótipo, pois já se encontra em funcionamento na Croácia e mais precisamente num dos túneis com o índice de maior sinistralidade da Croácia, o túnel de Ucka, que conta com 5 km de comprimento. Segundo o maior clube automóvel da Europa (ADAC) este túnel apresenta-se como um túnel de alto risco.