Menu
in

Fórmula 1 de volta ao Autódromo do Estoril

A edição de 2019 do Estoril Classics, já marcada para os dias 11, 12 e 13 de outubro

Fórmula 1 de volta ao Autódromo do Estoril. A edição de 2019 do Estoril Classics, já marcada para os dias 11, 12 e 13 de outubro.

O Autódromo do Estoril vai voltar a ser o palco da Fórmula 1 e não só. A edição de 2019 do Estoril Classics, já marcada para os dias 11, 12 e 13 de outubro, vai trazer ao Autódromo do Estoril uma dose dupla da categoria máxima do Automobilismo.

A prova, organizada pelo Turismo de Cascais, voltará a ser um evento marcante no panorama internacional dos amantes de viaturas históricas. Isto porque, no mesmo fim-de-semana, irão decorrer diversas competições em Circuito, Rally e um concurso de Elegância. Foram estes os motivos de interesse, dos mais de 65.000 espectadores em 2018, vindos de toda Europa. Este anos, a organização do evento estima bater este número.

Este ano, o Autódromo do Estoril vai ter um conjunto de provas em pista de grande qualidade e muitas outras surpresas. Vai contar com mais de 150 automóveis de competição históricos e estes estão avaliados em cerca de 40 milhões de euros. As equipas presentes representam mais de 20 nacionalidades diferentes e vão competir ao longo de dois dias, num completo programa que irá incluir 14 corridas.

A rainha F1 Classic

A prova mais emblemática será a F1 Classic, onde inesquecíveis Fórmula 1 até 1984 vão embelezar as curvas do Autódromo do Estoril.

Marcas como Lotus, Mclaren, Tyrrell, Williams ou Hesketh poderão dizer pouco aos mais novos. Mas, o público que assistiu, no Estoril ou pela televisão, às incríveis lutas destes carros no final dos anos 70 e inícios dos anos 80, com talentosos pilotos, como James Hunt, Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, Alain Prost, Nigel Mansell ou Ayrton Senna, esta é uma oportunidade única de reviver esses momentos gloriosos.

Com as cores garridas dos patrocínios da época, estas máquinas com mais de 500cv oferecem um espetáculo envolvente e apaixonante, quer para o espectador ocasional, quer para os maiores entusiastas da F1.

A novidade para a edição de 2019

No entanto, a grande novidade para a edição de 2019 será uma nova corrida de Fórmula 1 para modelos até 1966. Assim, a HGPCA (Historic Grand Prix Cars Association) irá regressar ao Autódromo do Estoril com os seus Fórmula 1 com mais de 50 anos, numa época de pura condução, onde não existiam apêndices aerodinâmicos, túneis de vento, Pneus Slicks ou patrocínios. Uma época onde apenas engenheiros de grande talento e pilotos aguerridos, dispostos a sacrificar a vida pela glória da sua marca e país.

Maserati 250F, Alfa Romeo P3, Lotus 16 ou Cooper T43 são alguns dos raríssimos modelos avaliados em milhões de euros que irão estar em competição no Circuito do Estoril.

Foto Galeria

Novidades também nos Sports Cars

Para completar o programa de forma ainda mais contundente, o Estoril Classics terá, pela primeira vez no nosso país, a exclusiva competição 1000km Sports Cars. Esta prova conta com os carros de Turismos e GT que correram no Campeonato Mundial de Sportscars entre 1964 e 1974.

É aqui que são esperados os dramáticos Lola T70, os Chevron B19, os GRD entre outros. Pode já não estar recordado, mas esta prova vai significar muito para muitos dos Portugueses amantes da modalidade. Isto porque, será uma grelha com viaturas muito similares às que participaram na inauguração do Autódromo do Estoril e nas provas de Vila Real, em Angola e em Moçambique no início dos anos 70.

Campeonato FIA de Fórmula Júnior regressa ao Estoril

Depois de ter estado ausente no ano passado, a Fórmula Júnior Historic Racing Association (“FJHRA”) traz até nós o Troféu FIA Lurani (criado em 1995). Com corridas extremamente renhidas e com equipas dos quatro cantos do planeta.

A formação da grelha é uma fantástica recriação da época dos Grande Prémios de 1959-1963. Esta prestigiada competição está também presente anualmente no evento de Goodwood Circuit Revival Meeting e nos mais importantes eventos mundiais.

O encanto do Iberian Historic Endurance

O charme do já icónico Iberian Historic Endurance para Turismos e GTs até 1976, também vai estar presente e promete animar as pistas com diversas lutas ao longo do denso pelotão. A competição galardoada como uma das cinco melhores a nível Europeu, está de regresso ao Estoril e conta com diversas equipas portuguesas.

O Iberian Historic Endurance, para Turismos e Grande Turismos como os Alfa Romeo GTA, Porsche 911 ou Jaguar E-Type primam pelo nível de preparação e pela qualidade dos modelos, sendo a forma perfeita de recordar as provas de endurance da época.

Reviver os Grupo 1 Nacionais

A competição nacional que recria as provas do início dos anos 80, onde as corridas se viviam intensamente, inclui automóveis praticamente de série, como os famosos Ford Escort e outros modelos desportivos da época. Tais como, os Ford Capri, os VW Golf GTi e os BMW 2002, que nunca se coíbem de se envolver em disputas afincadas pelas vitórias.

Os Mini do Troféu Mini Mighty são sempre um regalo de observar, com a sua silhueta inconfundível e os Datsun 1200 da Production Cup também se mantêm na luta até ao final da prova, o que torna tudo muito mais emotivo para o público.

As duas rodas também festejam

Também os amantes das duas rodas terão grandes motivos de interesse. A Spirit of Speed, o maior clube de europeu de motas clássicas de estrada, irá trazer ao Autódromo do Estoril mais de 40 motas de competição. A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) irá juntar-se à festa e aproveitar um dos maiores eventos de viaturas históricas para celebrar o seu 70º Aniversário.

Leave a Reply

Exit mobile version