Explosivo! Afinal de contas o gasóleo é todo igual”

Explosivo! Afinal de contas o gasóleo é todo igual

A notícia é bombástica e foi avançada pela DECO, a qualidade do gasóleo é todo igual, seja ele Premium ou marca branca.

Se o impacto é igual, porquê pagar mais? O caso já foi denunciado às autoridades.

Segundo a DECO “A diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulta de uma acção enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal”, acrescentando que “as promessas de menor consumo, menores emissões poluentes e maior protecção do motor com poupanças futuras não passam de ‘marketing’ para cobrar mais uma dezena de cêntimos ao litro”.

As acusações resultam de um estudo que a DECO realizou em quatro carros gasóleo e onde utilizou quatro marcas de combustíveis diferentes, a Galp Force, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché, “os líderes de mercado nos seus segmentos”, em que o resultado foi “o mesmo.

Assim, e segundo a DECO, os gasóleos de baixo custo, o regular ou o ‘premium’, depois de terem percorrido 12 mil quilómetros com as quatro viaturas idênticas “demonstraram consumos igualmente muito idênticos” e, no interior do motor, a organização não vislumbrou alterações.

Relativamente ao consumo, depois de medidas as diferenças a DECO considerou-as “sem significado”, ou seja “0,13 litros aos 100 km entre o pior e o melhor caso, ou seja, uma diferença de 2%”.