Descoberta fantástica! Produção de combustível com ar e electricidade

Descoberta fantástica! Produção de combustível com ar e electricidade

Nova tecnologia revolucionária que produz “Gasolina a partir do ar” está ser produzida por uma empresa britânica, surgiu esta noite.

Foi uma pequena empresa no norte da Inglaterra, que desenvolveu o “ar de captura” a tecnologia para criar combustível sintético utilizando somente o ar e electricidade.

Esta noite os especialistas saudaram o avanço espantoso como um potencial “inversor das regras do jogo” no que às batalhas contra as alterações climáticas diz respeito e um salvador para a crise de energia que assola o mundo. A tecnologia que foi apresentada durante uma conferência de Engenharia em Londres esta semana, remove o dióxido de carbono da atmosfera.

A tecnologia “combustível a partir do ar”, consiste em tomar hidróxido de sódio e misturar com o dióxido de carbono antes da “Electrólise” do carbonato de sódio, que produz para formar dióxido de carbono puro. Sendo o hidrogénio produzido pela electrolise do valor de água que é capturado por um desumidificador.

A empresa, Air Fuel Synthesis, usa o dióxido de carbono e hidrogénio para a produção de metanol que, por sua vez o passa através de um reactor de combustível de gasolina, criando assim a gasolina.

Os funcionários da empresa dizem que tinham produzido cinco litros de gasolina em menos de três meses, numa pequena refinaria em Stockton-on-Tees, Teesside.

Depois, o combustível que é produzido pode ser utilizado em qualquer em qualquer automóvel que utiliza gasolina regular.

O projecto que ascende a 1.1 milhões de Libras e que se encontra em desenvolvimento há dois anos, esta a ser financiando por um grupo de filantropos anónimos que acreditam que a tecnologia de criação de energia pode vir a ser muito lucrativa.

Embora com o apoio da Britain’s Institution of Mechanical Engineers a tecnologia tem de ter a capacidade de captar o interesse das grandes companhias de petróleo.

Os executivos da empresa esperam construir uma grande fábrica com capacidade de produzir uma tonelada de gasolina por dia.

Saiba mais sobre este artigo aqui.

Booking.com
  • Proponho que falemos de coisas serias. A noticia acima nao e’ seria e esta’ cheia de confusoes. Ao inves de falar nesses sonhos milagrosos, porque nao tratamos das coisas serias. Por exemplo: Por que e’ o nosso pais e’ o unico da Europa onde nao existe uma rede de postos publicos para o abastecimento de gas natural comprimido (GNC). A solucao do gas natural nos transportes essa a vulgarizar-se por toda a Europa e no mundo todo — menos em Portugal.
    Aqueles que se queixam do aumento dos combustiveis liquidos e da poluicao ambiental deveriam batalhar pela generalizacao dos veiculos a gas natural.

    • Olá caro amigo Jorge Figueiredo, antes de mais quero agradecer o seu comentário.
      Lembro-me de já ter falado consigo acerca do gás natural comprimido e entendo que é uma solução a ter em conta.
      Contudo, isto das energias tem muito que se lhe diga e a verdade é que desde a subida sistémica dos preços dos combustíveis ditos normais, as opções dos consumidores recaem no GPL. Agora também é verdade que o GPL em termos de custo tem subido consideravelmente sem que nada ou quase nada o justifique.
      Neste momento ainda vale a pena ter um carro equipado a GPL, mas dentro em breve poderá deixar de vir a ser interessante, uma vez que os kits de GPL não baixam de preço e o preço do GPL tem vindo a aumentar.

      Mas como lhe disse, um dia destes irei escrever um artigo sobre os beneficios deste combustível e desde já fica convidado para me ajudar. Pois sei, que o Jorge sabe muito acerca deste assunto.

      Cumprimentos,

  • Paulo Salcedas

    Custa-me a crer que alguma vez produzam gasolina a sério com este método, digo suficiente para ser alternativa no mercado

  • nelson

    O projecto que ascende a 1.1 milhões de Libras e que se encontra em desenvolvimento há dois anos, esta a ser financiando por um grupo de filantropos anónimos que acreditam que a tecnologia de criação de energia pode vir a ser muito lucrativa.

    Será que o cidadão comum passará a ter alguma vantagem?????

  • Ricardo Fecha

    Boas.
    Essa empresa está á espera do quê?
    Toca a produzir então.