Cumpre os limites de velocidade e ganha um prémio

Na Suécia é ao contrário. Em vez de ser punido por exceder os limites de velocidade é premiado por os cumprir.

Cumpre os limites de velocidade e ganha um prémio

Cumpre os limites de velocidade e ganha um prémio. Na Suécia é ao contrário. Em vez de ser punido por exceder os limites de velocidade é premiado por os cumprir.

O normal é punir quem não cumpre os limites de velocidades impostos por Lei. Mas, os Suecos decidiram inverter a forma de agir perante os infratores. Decidiram dar um prémio a quem cumpre os limites de velocidade máxima impostos por Lei.

No entanto, como financeiramente não é possível presentear todos os condutores, o método escolhido foi o de sortear um prémio para quem cumpra limites de velocidade.

Assim, foi instalado um radar em Estocolmo, que permitiu só no primeiro dia reduzir a média de velocidade em 22%.

Basicamente o radar sorteia um prémio entre os condutores que respeitam e cumprem os limites de velocidade.

O radar venceu o concurso Volkswagen “The Fun Theory” e foi implementado pela entidade de segurança rodoviária sueca. A lógica é utilizar a diversão para sensibilizar os condutores a reduzirem a sua velocidade.

Assim, quando um condutor passa pelo radar é mostrado aos condutores um polegar voltado para cima. Isso acontece quando o condutor se encontrar dentro dos parâmetros definidos. Mas, a posição do polegar inverte sempre que um condutor exceda os limites impostos por Lei.

Quando o condutor circula abaixo dos limites, é notificado via SMS por parte dos responsáveis pelo radar indicando o número da matrícula. Que por sua vez, dá o direito a participar num sorteio onde estão em jogo 2 mil euros. Valor que é recolhido das multas que são registadas pelo excesso de velocidade.

Apesar de a experiência ter durado três dias, verificou-se que só no primeiro dia, a velocidade média de circulação na zona abrangida pelo radar caiu 22%.

Fique com o vídeo