in

Cuidado! Radares da VCI já estão a multar

Os Radares na VCI já estão a funcionar e vão começar a multar neste mês

Cuidado! Radares da VCI já estão a multar

Cuidado! Radares da VCI já estão a multar. Os Radares na VCI já estão a funcionar e vão começar a multar neste mês.

Quase todos os Portuenses sabiam que os pórticos dos radares da VCI não processam multas desde dezembro de 2007. Mas, agora vão começar a multar. Foi noticiado hoje pelos principais órgãos de comunicação social que os radares da VCI, no Porto, vão começar a multar.

Os radares colocados na principal via da Invicta, a VCI, vão começar a funcionar já este mês de Novembro. Contudo, chamamos atenção para o facto de que o limite de velocidade baixa dos 90 km/h para os 80 kms//h.

Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em declarações ao Jornal de Notícias, ainda estão a realizar testes. Sendo que vão entrar em funcionamento este mês. A medida surge após trabalhos de modernização e compatibilização no valor de 100 mil euros.

Declarações da ANSR

Em declarações ao JN a ANSR diz que, “A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária está a promover testes, prevendo-se que os radares entrem em funcionamento durante o corrente mês de novembro”. Acrescentando que a decisão surge após “a Infra-estruturas de Portugal ter concluído os trabalhos de modernização e compatibilização dos radares que possui na VCI”.

Notícia do JN

Em julho, a Infra-estruturas de Portugal tinha dito ao JN que o funcionamento dos radares só aconteceria quando terminasse a “articulação entre todas as entidades interessadas”. A modernização dos pórticos, avaliada em 100 mil euros, tornou-os capazes de recolher informação relativa à velocidade dos veículos e enviá-la diretamente à ANSR.

Os radares foram instalados na VCI, uma das estradas mais movimentadas do país, em 2002. Numa primeira fase, os pórticos foram colocados na zona da Prelada e depois nas Antas. Foram ativados no ano seguinte, em 2003, e as multas entre os 120 e os 1200 euros eram aplicadas pela Câmara Municipal do Porto, em colaboração com a PSP, a todos aqueles que circulassem acima dos 90 km/h.

Em dezembro de 2007, a VCI passou para as mãos da Estradas de Portugal, deixou de estar sob a alçada da autarquia, e as multas deixaram de ser aplicadas. Seis anos depois, em 2013, os pórticos foram reativados com um mero intuito dissuasor, sem qualquer registo de velocidade ou processamento de multas. A VCI tem ainda duas caixas de radares, junto ao Freixo e ao acesso da A3, que estão integradas no sistema SINCRO e que vão rodando por várias estradas, logo, nem sempre estão nesta via a processar multas.”

Fonte: JN

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

16 + eighteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Problema nos airbags afeta um milhão de Toyotas

Recall Toyota! Problema nos airbags afeta um milhão de automóveis

Primeiras imagens do Skoda Kodiaq GT

Skoda Kodiaq GT veja as primeiras imagens