Cuidado! Burlas na compra e venda de automóveis na internet

Cuidado! Comprar e vender carros na Internet requer atenção. Não se deixe burlar

Cuidado! Burlas na compra e venda de automóveis na internet. Cuidado! Comprar e vender carros na Internet requer atenção. Não se deixe burlar.

Hoje em dia é perfeitamente normal utilizar-se um Site de classificados para compra e venda de produtos. Sendo que o sector automóvel é um dos principais alvos escolhidos pelas redes de burlões.

É um facto que não nos podemos alhear dos muitos perigos que o mundo virtual esconde e mais agora que os esquemas de burlas não param de crescer.

Hoje, o Jornal de Notícias avançou com uma notícia que fala sobre este assunto, mencionando o tipo de esquemas que os burlões utilizam e escutaram responsáveis de alguns dos Sites que são utilizados para a compra e venda de produtos Online.

O Vende-Já

Por sua vez, o Automoveis-Online, esteve à conversa com, José Silva, responsável da equipa anti-fraude do Site de classificados Vende-Já, no sentido de obter dicas importantes no sentido de o utilizador evitar comportamentos de risco. As dicas e metodologias adoptadas pela equipa que rastreia os anúncios, são em tudo idênticas às que são utilizadas pelos outros sites de classificados. No entanto, na equipa de rastreio do Vende-Já, existem elementos especializados em cada área de negócio. Para José Silva, esta é uma mais-valia, isto porque, é mais fácil detectar anúncios fraudulentos.

Que tipo de esquemas existem e plataformas usadas?

Os esquemas são muitos e segundo um representante da OLX, “Estes indivíduos vão sempre aperfeiçoando as suas técnicas, por vezes não encontramos informação suficiente para considerar como fraude. É nesta altura que a intervenção dos nossos utilizadores é essencial”. Segundo a mesma fonte, só neste ano já existem 17 casos assinalados mas, em 2015, a PSP de Braga deteve 27 indivíduos de uma rede que se dedicava a este tipo de burla Online e que já tinha somado cerca de 1,5 milhões de euros. Este tipo de situação levou a que a OLX accionasse uma revisão de anúncios mais eficaz de forma a diminuir o número de anúncios suspeitos.

O Custo Justo

No Custo Justo a situação é semelhante e, segundo Pedro Furtado “Os casos mais típicos são os anunciantes estrangeiros, que colocam anúncios de viaturas a preços muito competitivos. Estes anúncios são geralmente detectados e bloqueados ainda antes de serem publicados”.

Muitas destas burlas devem-se ao facto do comprador efectuar os pagamentos por transferência bancária antecipadamente e não realizarem a compra de forma presencial. E, este facilitismo, só tem vindo a promover as burlas por parte dos anunciantes.

Estas burlas existem, são mais frequentes do que seria de esperar, e os esquemas são cada vez mais elaborados. Chama-mos assim atenção para o tipo de esquemas mais utilizado: se pretende vender o seu veículo esteja atento porque as fraudes não acontecem só a quem compra!
Imagine que quer vender o seu automóvel e cria um anuncio online.

Um eventual interessado entra em contacto consigo, negoceia o valor e chegam a um acordo. No momento em que lhe entrega o veículo, este dirige-se a uma caixa automática e efectua uma transferência bancária com o valor acordado para a sua conta e leva o veículo. Até aqui tudo parecerá que está a correr bem, mas desengane-se… Se esta transacção for efectuada depois das 18 horas a ordem de transferência só será autorizada pelo banco no dia seguinte e como será de esperar o burlão não tem esse valor disponível para efectuar a transferência. Resultado: ficará sem veículo, porque o entregou e sem dinheiro!

Outros tipos de burlas

Outro tipo de burla prende-se com situações em que os carros vêm do estrangeiro. Imagine que quer comprar um carro que está noutro país. A fraude mais utilizada é pedirem um sinal, normalmente de 30%, para enviarem o carro para Portugal e a verdade é que feito o pagamento, o carro nunca cá chegará e o vendedor “desaparece” como por magia.

Existem mil e um esquemas no que se refere a compra e venda de produtos online e por isso há que ter algumas regras em mente:

  • Efectua a venda presencialmente com dinheiro na mão;
  • Não pague nada adiantado;
  • Chegue à fala com o vendedor presencialmente ou comprador por telefone;
  • Evite cheques, transferências bancárias ou depósitos porque corre o risco de não existir “saldo disponível”;
  • Se foi vitima de uma tentativa ou de uma fraude efectiva, denuncie.

Não queremos com este artigo deixar os nossos leitores reticentes a este tipo de negócio. No entanto, achamos que se trata de um assunto do interesse de todos e que deve ser divulgado. Se pretende comprar ou vender um carro na net, poderá fazê-lo em segurança. Para isso tem de estar atento, e na menor desconfiança mais vale “perder o negócio” do que ser burlado. Acima de tudo desconfie, quando o valor do automóvel for demasiadamente baixo e apetecível ou lhe pedirem algum valor adiantado. Fraudes existem em todo o lado, os esquemas são cada vez mais elaborados, por isso esteja atento!

Booking.com