in

Combustível mais barato. Qual é o segredo do combustível Low Cost?

Este é o segredo dos postos de combustível ‘low cost’ para oferecer combustível mais barato

Combustível mais barato. Qual é o segredo do combustível Low Cost?

Combustível mais barato. Qual é o segredo do combustível Low Cost? Este é o segredo dos postos de combustível ‘low cost’ para oferecer combustível mais barato.

Como é que os postos de abastecimento Low Cost conseguem preços de combustível mais barato? Esta é a pergunta que lhe vamos responder hoje. Mas primeiro vamos ter de nos focar em entender como é que este mercado funciona e colocar algumas questões que gostaríamos de ver respondidas pelo Governo em funções.

Antes do início da pandemia Covid-19, a UE pagava mais de 300 milhões de euros só nas importações do gás natural, petróleo e outros combustíveis. Nos dias de hoje é expectável que este custo vá aumentar ainda mais, por via dos efeitos da pandemia e da guerra da Rússia sobre a Ucrânia.

Ainda que não se compreenda muito bem estes aumentos do preço dos combustíveis, isto porque, no tempo da Troika, gerida pelo Governo de Pedro Passos Coelho, o barril de Brent chegou atingir os valores iguais e em determinadas alturas um pouco acima do que já esteve, recentemente, e, o preço do diesel, por exemplo, andava na casa dos 1,60€ o litro.

Ainda assim, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina aumentou 24% e o diesel 27%. Resultado prático deste aumento é, encher o depósito do carro fica mais caro entre 15 e 20 euros do que há um ano atrás.

Guerra Rússia vs Ucrânia

Já não novidade para ninguém que uma guerra trás sempre resultados nefastos para as economias dos países envolvidos e com danos colaterais às restantes economias.

Neste caso em particular, a todas as economias do União Europeia, uma vez que praticamente todos os países, se não todos mesmos, da UE consomem o gás e o petróleo produzido pela Rússia e que com esta guerra os preços da gasolina e do gasóleo, já conheceram máximos históricos.

Com a taxa de inflação a disparar, o preço da energia e dos combustíveis, principais motores de qualquer economia, aumentar, obrigaram a que os consumidores, que estão a perder poder de compra todos os dias, a recorrerem aos postos de abastecimento de combustível low cost.

Gasolineira Low Cost

Aqui ao lado, na vizinha Espanha, a título de exemplo, a Petropix, a maior operadora independente de combustíveis sem franquia, garantiu que gerou uma economia de mais de 8 milhões de euros para os motoristas espanhóis em 2021. Hoje em dia, são quase 1.300 postos de combustível automáticos, que atingem 13% de quota de mercado.Para que se possa ter um noção mais exata do que estamos a falar, apenas três grandes empresas deste sector, Petroprix, Ballenoil e Plenoil, juntas, venderam um total de mais de mil milhões de litros de gasolina e gasóleo, só no ano passado, onde ofereciam uma redução de preço por litro de combustível entre 10 e 15 cêntimos de euro, em comparação com outros operadores do mercado de fornecimento de combustíveis.

Sabia que pode poupar cerca de 20 cêntimos por litro se abastecer num posto low cost?

A diferença em abastecer numa marca de combustível bem estabelecida, por exemplo uma Galp ou uma BP, em vez de abastecer numa marca low cost pode significar um gasto extra de até 20 cêntimos por litro. Esse diferencial de valor não está, como é evidente, no custo do barril do Brent, isto porque ele é igual para todos. A diferença reside apenas nos aditivos que as grandes petrolíferas decidem adicionar para aumentar o desempenho.

É a composição desses combustíveis, sejam eles gasolina ou diesel, que é alterada pela introdução de aditivos especiais. Esses aditivos que são adicionados aos combustíveis têm diferentes funções, como por exemplo, lubrificar, funcionar como anticongelante ou estabilizante.

Os combustíveis, antes da adição dos aditivos, são exactamente iguais. Depois, cada companhia petrolífera desenvolve os seus aditivos, cada qual tem a sua fórmula, factor que lhes permite diferenciar-se das restantes.

Optimização de ferramentas de gestão resulta em menor rede de recursos humanos e menor necessidade de investimento em publicidade

Gestão mais eficiente e com recurso a menos funcionários e menor necessidade de investimento em publicidade resulta numa aptidão natural para a libertação de rentabilidade que pode ser canalizada para a redução de preço do combustível.

Segundo Francisco Fernández, responsável pela marca espanhola Ballenoil, “O segredo é a margem de lucro menor que queremos ter”. Por outro lado, a maior parte dos postos de combustível Low Cost estão o associados a supermercados.

As diferenças dos combustíveis Low Cost podem causar avarias no veículos?

Esta problemática da qualidade dos combustíveis Low Cost é uma das questões que o Automoveis-Online já respondem em alguns artigo num passado recente.

No caso do gasóleo ‘normal’ ou do gasóleo ‘low cost’, o que diferencia um do outro é

Quando a questão é abastecer numa marca de grande implementação o gasóleo normal ou gasóleo simples de uma Low Cost, a diferente de um para o outro está no cetano. Ou seja, este índice relaciona o intervalo de ignição, ou seja, o tempo entre a injeção do combustível e o início da combustão. Então, quanto mais alto for o valor, mais demora a ignição do combustível, causando assim uma melhoria na qualidade da combustão. Esta melhoria na qualidade da combustão pode reduzir as emissões poluentes, melhorar a componente de lubrificação interna do motor, reduzir o ruído, bem como a vibração do motor.

Podemos dizer que o combustível Low Cost não é o melhor do mundo, porque não o é, mas ainda assim mantém um conjunto de propriedades mínimas (exigidas a nível nacional e europeu) que garantem a sua qualidade.

Gostou deste artigo? Espero que tenha gostado do nosso artigo. Partilhe-o com o seu circulo de amigos. Siga-nos no Facebook e fique a par de todas as novidades. Faça gosto e partilhe os nossos artigos. Obrigado ツ

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

16 − three =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

O crime compensa em Portugal!

O crime compensa em Portugal!

Renault a hidrogénio será revelado em Maio

Renault a hidrogénio será revelado em Maio