Menu
in ,

Combustível fabricado a partir do ar

Equipa de cientistas desenvolvem tecnologia que permite extrair combustível a partir do ar

Combustível fabricado a partir do ar

Combustível fabricado a partir do ar. Equipa de cientistas desenvolvem tecnologia que permite extrair combustível a partir do ar.

O Automoveis-Online já tinha escrito um artigo que dava conta de uma tecnologia que permite criar combustível a partir do ar. A tecnologia que permite criar combustível a partir do ar foi desenvolvida em Zurique, Suíça, no ETHZ – Instituto de Tecnologia de Zurique.

A tecnologia produz hidrocarbonetos líquidos, que são os componentes principais de combustíveis, a partir do sol e do ar. Ou seja, esta tecnologia consegue, a partir do ar, produzir gasolina e gasóleo.

Este resultado surge no seguimento dos vários projectos, em que a Universidade suíça tem vindo a desenvolver, de extração de dióxido de carbono do ar. Um desses projectos acabou mesmo por evoluir para a empresa Climeworks. No entanto, a agregação de conhecimento nesta área evolui de tal forma que este projecto já consegue produzir, fora do laboratório, combustível a partir do ar.

Vídeo da Climeworks

Mini-refinaria de produção de combustível a partir do ar

Foi construída uma mini-refinaria no telhado de um dos laboratórios do ETH Zurich. Está mini-refinaria usa energia solar para fornecer a energia necessária ao equipamento e a energia necessária para forçar as reações químicas que extraem CO2 e água diretamente do ar em volta.

O processo químico, aqui aplicado, transforma o CO2 e a água em gás sintético. Uma mistura de hidrogénio e monóxido de carbono. Depois, este é transformado em querosene, metanol e outros hidrocarbonetos, já prontos para serem usados em combustão. Todo o processo produz menos dióxido de carbono do que aquele que retira do ar.

Redução da Pegada Ambiental

A redução da pegada ambiental é, sem dúvida alguma, a principal motivação deste projecto. Pois estes combustíveis são muito importantes para, a tão desejada, redução da pegada ecológica do transporte aéreo e marítimo, em que a eletrificação para longas viagens é quase impossível com a tecnologia atual, ao contrário do que acontece com os automóveis.

Capacidade de Produção da Mini-refinaria

A mini-refinaria da ETHZ consegue, quando a funcionar a temperaturas altas, produzir quantidades apreciáveis de combustível rapidamente. Porém, nesta fase, a mini-refinaria só consegue produzir um decilitro de combustível por dia. Mas, se passarmos de uma mini-refinaria para um processo de industrialização, com uma área de um quilómetro quadrado coberta por painéis solares, a produção de combustível vai para os 20 mil litros de querosene por dia.

É uma fantástica notícia, concordas? Partilha com os teus amigos e segue-nos no Facebook.

Leave a Reply

Exit mobile version