Menu
in

Combustíveis! Cá os preços sobem em França descem 6 cêntimos por litro

Combustíveis! Cá os preços sobem em França descem 6 cêntimos por litro

É lamentável que os nossos governos só queiram copiar os países da europa para algumas coisas. Naquilo que deveriam copiar, não o fazem.

A notícia de hoje revela que o governo francês chegou a acordo com as petrolíferas, para que estas baixem os preços dos combustíveis até seis cêntimos por litro, numa medida que terá reflexo prático já nas próximas 24 horas. O objectivo desta medida visa contrariar o sistemático aumento do preço da gasolina e Diesel naquele país, custando aos cofres do Estado cerca de 300 milhões de euros.

A medida foi anunciada pelo ministro da economia e das finanças local, Pierre Moscovici, que engrandece o esforço bipartido nesta tomada de decisão. Pois, é preciso perceber que esta redução assenta na intervenção das duas partes, isto é, as gasolineiras e o governo, uma vez que três cêntimos serão retirados pelas gasolineiras e os outros três pelo próprio Estado (através dos impostos sobre os combustíveis), naquilo que Moscovici apelida de “esforço substancial”.

Esta redução irá decorrer durante três meses, que depois entrarão em vigor outras medidas de carácter mais permanente. O objectivo é impedir que os preços dos combustíveis subam em flecha como tem vindo a acontecer até aqui.

Entretanto, é de notar que algumas cadeias de hipermercados gaulesas, como o Leclerc, anunciaram que vão vender o combustível a preço de custo durante todo o mês de Setembro, numa ajuda às carteiras dos consumidores locais.

A questão que se poderia colocar é, porque é que o nosso Governo não segue o exemplo?

Há uma semana atrás o canal de televisão realizou uma reportagem em que mostrou que algumas gasolineiras com a BP, GALP entre outras, realizavam descontos semelhantes e em alguns casos iguais aos das gasolineiras de marca branca. Se o fazem é porque têm margem para o fazer.

Se assim é, por que razão o Governo não faz o mesmo no sentido de ajudar a nossa economia?

Leave a Reply

Exit mobile version