in

Carregar carro elétrico a 100%, é correto?

Sabia que a bateria de um carro eléctrico pode durar entre 15 a 20 anos?

Carregar carro eléctrico a 100%, é correto?

Carregar carro elétrico a 100%, é correto? Sabia que a bateria de um carro eléctrico pode durar entre 15 a 20 anos?

Tem carro elétrico ou está a pensar comprar um? Este artigo é para si e neste artigo vamos ajudá-lo com algumas dicas importante e essenciais para o bom funcionamento do seu elétrico.

E quais são essas dicas?

Todos sabemos que um carro elétrico tem inúmeras vantagens.

Alguns dessas vantagens têm impulsionado uma gradual procura por carros elétricos nos últimos anos são, em primeiro lugar uma consciência ambiental crescente, pois são, aparentemente,  dotados de Zero Emissões, Despesas reduzidas com Combustível, Manutenção com Custos muito Reduzidos e alguns Incentivos Fiscais.

Como resultado, os fabricantes de automóveis estão cada vez mais a apostar no desenvolvimento de novos modelos desta categoria.

Contudo, os carros elétricos diferem essencialmente dos convencionais, ou seja, os movidos a gasóleo e a gasolina. A principal distinção reside no facto de, em circulação, não emitirem dióxido de carbono (CO2). – Zero Emissões.

Porém a característica mais notável é, sem dúvida, o Motor. Para além de ser silencioso, o seu funcionamento é notavelmente distinto dos motores tradicionais, ou seja, é muito mais eficiente.

Não menos importante, a Manutenção.

A Manutenção dos carros elétricos é quase nula. O que quer dizer que, vai ter um custo muito reduzido nas manutenções. Porquê? Porque o seu motor não tem partes mecânicas nem móveis como nos carros a combustão e são estas que avariam, particularmente nos carros a gasóleo, gasolina e híbridos. Mais ainda, não é necessário substituir óleo ou mesmo velas de ignição. É por estes mesmos motivos que os custos são residuais na manutenção dos carros elétricos.

Regras muito importantes

Existem regras muito importantes para manter o seu carro elétrico em perfeitas condições – nomeadamente a Bateria.

Inquestionavelmente, a Bateria é o elemento mais relevante de um carro elétrico. Daqui a importância de um uso adequado. Se assim for, esta pode ter uma durabilidade de até 15 a 20 anos.

Todavia, esta durabilidade pode sofrer variações consideráveis, dependendo do estilo de condução e da frequência dos carregamentos. Mas existem outros fatores igualmente importantes a serem levados em consideração.

O carregamento da bateria.

Extraordinariamente importante, não faça carregamentos a 100% mas, também, não deve, nem pode, deixar a bateria descarregar na sua totalidade.

Não perece nada normal, até é mesmo um contra-senso, porém a maneira mais correta de manter a capacidade máxima da bateria será evitar descarregá-la completamente ou carrega-la até a sua capacidade total. Ao seguir esta prática, estará a aumentar a sua vida útil.

Pois caso contrário, se optar pelo carregamento a 100% ou descarregar a 100%, a sua bateria vai sofrer um desgaste e degradar-se muito mais rápido do que o esperado.

Portanto, o mais importante é estabelecer estes limites. Não permita que a sua bateria atinja menos de 20% da carga, nem a carregue além doa 80%. Desta forma, a longo prazo, a sua bateria vai agradecer, pois terá uma longevidade muito maior.

Carregamentos rápidos ou lentos?

Já no que se refere aos carregamentos, estes devem ser efetuados de forma mais lenta, tanto nos postos de abastecimento como em sua casa. Mas, não podemos negar que é excelente podermos abastecer o nosso carro nos postos de carregamentos rápidos.

Os postos de carregamento rápido são uma valiosa ferramenta, porém, aconselha-se a sua utilização apenas em situações de emergência. E porquê?! Porque o facto de que, em apenas 20 minutos, ou menos, a bateria pode atingir cerca de 80% da capacidade total, é imperativo evitar que a carga atinja os 100%, conforme destacado anteriormente.

Não menos importante é salientar que, a utilização frequente desses postos de carregamento expõe as baterias a temperaturas extremamente elevadas, acelerando drasticamente o seu desgaste e resultando numa redução anual no mínimo de até 1% na capacidade, conforme já mencionado.

Dessa forma, é aconselhável priorizar as cargas lentas, pois carregamentos menos potentes contribuem para a preservação da integridade das células das baterias. No entanto, ao optar por esse método de carregamento, é essencial manter o veículo conectado à tomada por, pelo menos, uma hora.

Não se esqueça

SEMPRE QUE FOR POSSÍVEL CARREGUE A BATERIA

Recomenda-se carregar a bateria sempre que possível. Mesmo após uma curta viagem, é aconselhável recarregar a bateria do seu veículo até cerca de 80%. Essa prática ajuda a evitar que a bateria fique sem energia para quando precisa e contribui para preservar os componentes a uma temperatura ideal, uma vez que as baterias em condições frias, tendem a perder carga mais rapidamente.

Mais uma nota muito importante:

Evite iniciar o processo de carregamento imediatamente após conduzir o veículo, pois isso vai expor a bateria a temperaturas muito elevadas. Ou seja, deve aguardar algum tempo para permitir que a bateria arrefeça ligeiramente antes de iniciar o processo de recarga.

Evite expor a bateria a temperaturas extremas

Assegurar que a bateria não seja sujeita a extremos de temperatura é fundamental para estender sua vida útil. A deterioração das baterias ocorre de maneira mais rápida em condições de calor intenso ou frio extremo. Por esse motivo recomenda-se que estacione o seu veículo numa garagem, onde as oscilações térmicas são menos intensas, contribuindo para uma utilização mais gradual da energia acumulada nas baterias.

No que diz respeito ao processo de carregamento, é essencial evitar a exposição do veículo ao sol a fim de preservar a sua bateria. Assim, deve proceder aos carregamentos durante a noite, pois as temperaturas são mais moderadas e desta forma reduz significativamente os efeitos adversos na eficiência e durabilidade das baterias.

Sistema de travagem do carro elétrico

Todos os veículos elétricos possuem um sistema de recuperação da carga de bateria, o que significa que, ao travar ou tirar o pé do acelerador, a energia cinética produzida é recolhida e transformada em energia elétrica. Esta forma de travagem, também conhecida como regenerativa, não apenas contribui para a preservação da carga da bateria, mas também desempenha um papel crucial em prolongar a durabilidade das pastilhas (calços) de travão, garantindo a sua durabilidade ao longo do tempo. O que é uma mais valia em termos de poupança.

Importa também ficar a saber como pode tirar o máximo partido do recarregamento enquanto conduz. É o que lhe vamos dizer.

Deve:

  1. Sempre que for possível, em vez de travar, tire ligeiramente o pé do acelerador;
  2. Nas descidas, reduza a aceleração;
  3. Quando for necessário, acelere progressivamente.

Contudo, não se esqueça que, mediante a quilometragem indicada pelo fabricante, deve sempre verificar o sistema de travagem, para que não venha a ter surpresas desagradáveis com o seu veículo.

Os pneumáticos

Relativamente aos pneus, para além do que está previsto no código de estrada, não existe outra fórmula universal para determinar o momento exato para a substituição dos pneus de um veículo. Pois isso depende de diversos fatores importantes, tais como as condições climatéricas, o estado das estradas, o design dos pneus, o número de quilómetros que faz por ano e o estilo de condução. No entanto, é possível seguir algumas diretrizes:

  • Os seus pneus devem ser verificados por um profissional anualmente, sempre que ao fim de cinco anos de utilização, estes nunca tenham sido trocados.
  • Caso a utilização da viatura seja mais intensiva, a verificação da pressão e estado dos pneus deve ser feita todos os meses.
  • Podemos ainda considerar que o prazo máximo de vida dos pneus é de dez anos. Se durante esse período nunca procedeu à sua substituição, mesmo que pareçam estar em boas condições é aconselhável que o faça. A borracha dos pneus perde propriedades com o passar dos anos.

Não se esqueça que deve proceder regularmente à verificação da pressão de ar dos seus pneus, segundo os valores indicados pelo fabricante e é essencial estar atento ao nível de desgaste do piso, porque para além das “multas” que daí advêm, a sua segurança e a dos outros é o mais importante.

Sistema de refrigeração

O sistema de refrigeração do seu veículo elétrico é de extrema importância e deve ser verificado regularmente. Este sistema é responsável por manter, quer o motor, quer as baterias à temperatura ideal. Tem a função primordial de manter as peças do motor e baterias frias o suficiente para que os componentes não derretam e também não estarem demasiado frias ao ponto de o veículo não funcionar.

Daí o líquido de refrigeração, no caso do motor, ser uma parte crucial para que este sistema funcione na perfeição. Portanto, para que o seu veículo esteja em perfeitas condições de funcionamento, todos os meses deve certificar-se que os níveis deste líquido estão corretos.

Ar condicionado

Neste caso em concreto, pontualmente, deve verificar o ar condicionado do seu veículo, para que este funcione de forma eficaz. Deve ser efetuada por um profissional, pois poderá ser necessário aplicar líquido de refrigeração específico e óleo de compressor. Chamamos atenção que muitos dos carros eléctricos usam o mesmo compressor para a função ar condicionado e refrigeração das baterias, pelo que o seu desgaste será maior.

Filtro de ar

Assim como nos veículos convencionais, os elétricos também têm filtros que impedem a passagem de pólen, poeira da estrada e outras partículas para o interior do veículo. Por esse motivo e para ter a perceção se estão em perfeitas condições de funcionamento, deve verificar o filtro de ar com alguma frequência.

Para nossa segurança e para obtermos um melhor rendimento dos nossos veículos e o menor gasto possível, uma boa manutenção e estar sempre atento ao seu bom funcionamento é primordial.

Esperamos que tenhamos contribuído para ajudar a desmistificar um pouco a assunto dos veículos elétricos. Se achou que este artigo lhe foi útil, Siga-nos no Facebook, deixe o seu comentário e fique a par de todas as novidades. Obrigado ツ

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

four + twenty =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Como recuperar parte do ISV pago na importação?

Como recuperar parte do ISV pago na importação?