Menu
in

Caixa de velocidades. Travar com a caixa danifica mecânica?

Quase todos travam o carro usando a caixa de velocidades. Será que estragam o carro ao fazê-lo?

Caixa de velocidades. Travar com a caixa danifica mecânica?

Caixa de velocidades. Travar com a caixa danifica mecânica? Depois do artigo que a equipa do Automoveis-Online fez para as caixas de velocidades automáticas, hoje queremos desmitificar o mito de que o uso da caixa de velocidades como auxiliar de travagem, pode desgastar os órgãos mecânicos que compõem a caixa.

O que é ensinado nas escolas de condução é a possibilidade de auxiliar a travagem do carro com a caixa de velocidades. Mas, alguns leitores têm questionado se o facto de usar a caixa de velocidades para auxiliar o carro no processo de travagem, pode contribuir para a sua rápida degradação? E, se não será melhor usar só os travões?

O que se pode dizer é que os travões forma construídos precisamente para essa função, ou seja, travar qualquer veículo.

Contudo, é perfeitamente normal e aconselhável o uso da caixa de velocidades, nomeadamente, através da redução das relações, como auxiliar de travagem. Inclusive, é muito recomendado o uso da caixa de velocidades, nas descidas muito íngremes, onde por vezes aparece sinalização gráfica vertical que recomenda o uso da caixa de velocidades como auxiliar de travagem.

Para que o leitor perceba o processo e porque razão é que se deve utilizar a caixa de velocidades como auxiliar de travagem a explicação é a seguinte.

O contacto alargado ente o material de fricção dos travões conhecido por “ferodo” e o metal dos discos de travão ou em alguns casos tambores, provoca um aquecimento excessivo. É este aquecimento excessivo que diminui a capacidade de travagem do veículo, podendo inclusive, chegar ao ponto de não exercer qualquer efeito de travagem, sendo que esta possibilidade ocorre com maior frequência nas viaturas comerciais ou camiões.

Recorrendo ao uso da caixa de velocidades, usa-se o binário resistente do motor em desaceleração como meio de retenção do veículo, que por sua vez, vai permitir que os travões arrefeçam.

Agora, as reduções na caixa de velocidades devem ser feitas de forma equilibrada, ou seja, quando efectuar uma redução faça-a para a mudança imediatamente seguinte, por exemplo de 4.ª para a 3.ª velocidade. Assim, o regime do motor não sofre um aumento brutal de rotações e que o regime do carro não suba ao “Redline“.

Assim sendo, o mudar de velocidade com este propósito, não significa que esteja a estragar a caixa de velocidades.

No extremo, se utilizar sistematicamente a caixa de velocidades de forma, a que obrigue rotações acima do “Redline“, situação que dificilmente ocorrerá, pode causar algum desgaste no material, incluindo a embraiagem.

Leave a Reply

Exit mobile version