Menu
in

BMW ultrapassa Toyota como a marca de automóveis mais valiosa do mundo

BMW ultrapassa Toyota como a marca de automóveis mais valiosa do mundo

A BMW ultrapassou a Toyota como a marca mais valiosa do mundo automóvel, no evento que mostra ranking anual das mais importantes marcas do mundo. Quanto à Mercedes-Benz, Volkswagen e Audi o seu valor de marca melhorou. Segundo o BrandZ no Top 100 das marcas mais valiosas (BrandZ no Top 100 Most Valuable Brands) estudo global divulgado pela empresa de pesquisa de mercado Millward Brown. O anúncio foi feito hoje.

Peter Walshe, Millward Brown director da Global Brand, disse que a BMW tem sido capaz de comunicar efectivamente o que o diferencia dos outros construtores, ao mesmo tempo comunica-o como sendo um “produto muito decente”.

“Como uma das grandes do mundo, a BMW tem sido absolutamente consistente na relação de longo prazo que é significativamente diferente sobre a sua marca, em lugares de mercado altamente competitivos”, disse Walshe.
BMW também foi a marca automóvel mais valiosa em 2010, enquanto a Toyota se manteve no topo desde 2006 até 2009, assim como no ano passado.

Problemas da Toyota

Toyota manteve a sua posição como uma das melhores marcas do mundo, mas perdeu o seu lugar de topo no ranking automóvel, na sequência das catástrofes de que foi vítima, tsunami, terramoto e nuclear que afectaram todas as construtoras japonesas no ano passado, segundo Walshe.

Toyota é certamente vista como uma marca de elevada qualidade, muito fiável e fidedigna, que são as suas qualidades radicais, especialmente para os consumidores de gama média,”disse Walshe”. O problema da Toyota tem a ver com as suas finanças e não de imagem de marca, devido às catástrofes, que estavam claramente fora do seu controle”.

As catástrofes naturais de que Japão foi vítima no ano passado, também afectou negativamente os rankings de valor das marcas Honda, Nissan e Lexus, mas todos os três permaneceram no top 10. (ver gráfico abaixo)

Segundo Walshe, as marcas germânicas Mercedes-Benz, Volkswagen e Audi subiram no ranking, graças à sua presença e crescimento no mercado Asiático, especialmente na China, “A razão pela qual estas três marcas alemãs estão a crescer é porque os carros alemães estão a beneficiar muito das exportações para a Ásia”.

Walshe disse, que o valor da marca Hyundai, beneficia dos clientes que em todo o mundo procuram qualidade e estilo a um preço mais acessível do que é cobrado pelas marcas Premium.

Top Ten Brands

World’s most valuable car brands in $ billion; rank in top 100; % change from 2011
1. BMW $24.6 — (23) 10

2. Toyota $21.8 — (28) -10

3. Mercedes $16.1 — (46) 5

4. Honda $12.7 — (65) -11

5. Nissan $9.9 — (81) -2

6. VW $8.5 — (95) 15

7. Ford $7.0 — * -5

8. Audi $4.7 — 23

9. Hyundai $3.6 — —

10. Lexus $3.4 — -7
* Did not qualify for the top 100

Source: Millward Brown

Outras Marcas no mundo

Top 100 Brands ranking de 2012 é liderado pela Apple, que tem um valor de marca de 182,9 biliões de dólares e ocupa o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo. A IBM, com um valor de marca de 116,0 biliões de dólares, tirou o segundo lugar ao Google, que agora ocupa a terceira posição e está avaliada em 107,9 biliões de dólares. A Millward Brown mede o valor da marca baseado em entrevistas com mais de 1 milhão de consumidores em todo o mundo e uma análise do desempenho financeiro e de negócios de cada empresa, utilizando dados da Bloomberg e da Datamonitor.

Leave a Reply

Exit mobile version