O Automoveis-Online já escreveu alguns artigos que falam sobre o tema Cartas de condução. Hoje trazemos até si a mais recente notíca, que fala acerca da alteração que se está a preparar ao Código de Estrada relativamente às cartas de condução.
A alteração já tinha sido proposta por diversas vezes, mas, nunca tinha sido aprovada. Contudo, começa agora a ganhar forma e a perda da carta de condução por pontos poderá vir a ser uma realidade.
O projecto prevê que a cada infracção cometida sejam somados pontos negativos ao cadastro do condutor. O número de pontos a atribuir por infracção tem em conta a gravidade da mesma. Quando um condutor cadastrado atinge um determinado número de pontos negativos há direito à cassação da carta de condução, ou seja, o condutor fica sem a carta de condução.
Foi numa audição na Assembleia da Republica, que o Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) defendeu a introdução desta modalidade, que já se encontra em vigor em Espanha, na proposta que está a elaborar de alterações a realizar no código de estrada.
Assim, quando esta proposta estiver finalizada, irá seguir para o Ministério da Administração Interna (MAI), a quem irá caber a decisão política de alterar respectivamente o sistema sancionatório.