Aquaplaning. Saiba o que fazer para evitar o acidente

O Aquaplaning é um perigo escondido que muitos dos leitores não sabem como evitar

Aquaplaning. Saiba o que fazer para evitar o acidente

Aquaplaning. Saiba o que fazer para evitar o acidente. O Aquaplaning é um perigo escondido que muitos dos leitores não sabem como evitar.

Felizmente por um lado e infelizmente por outro, a chuva parece estar a chegar e com ela os perigos que se escondem por debaixo da água que acumula estrada. Um desses perigos é o Aquaplaning.

O artigo de hoje visa essencialmente ajudar os condutores dando-lhes as melhores dicas para uma condução segura nos dias de chuva.

Antes de passarmos directamente às dicas para uma condução segura, vamos de uma forma muito sintética explicar o que é o Aquaplaning.

Então o que é o Aquaplaning?

O aquaplaning, também conhecido por hidroplanagem acontece quando água que está entre os pneus e a superfície da estrada não pode ser expelida. Esta capa de água forma-se ante os pneus até que a pressão da mesma supera à pressão dos pneus, fazendo com que estes percam o contacto com o solo. Esta perda de tração origina a patinagem das rodas e impede que o veículo responda ao movimento do volante, travagem ou aceleração. O resultado é que o veículo pode perder o controlo, começar a patinar ou virar, situação potencialmente perigosa.

Agora que tem uma melhor noção do que é o aquaplaning vamos ao que interessa. Uma chuvinha fraca não é suficiente para que este fenómeno ocorra com facilidade. Mas, como estamos sem chuva há bastante tempo, a probabilidade de ocorrerem chuvas intensas é enorme e é preciso estar preparado para os perigo com a formação de lençóis de água na estrada.

Formação de lençóis de água

A formação de lençóis de água ocorre da falta de capacidade para escoar a quantidade de chuva que cai.

As situações que permitem a formação de lençóis de água são três.

1) Demasiada precipitação;

2) Má qualidade dos pisos;

3) Falta de manutenção das canalizações e escoamento.

Quando estas situações ocorrem, o condutor deve de imediato reduzir a velocidade do seu automóvel. Assim, vai evitar as situações de aquaplaning conseguindo ter maior controlo sobre o seu veículo.

Com as chuvas fortes, a formação de lençóis de água escondem outros perigos, como os buracos profundos e tampas de saneamento elevadas, capazes de provocar danos irreparáveis no seu carro.

O que recomendamos?

1) Prevenção

Antes de mais, tendo em conta a chuva forte, deve reduzir a velocidade e aumentar a distância de segurança para os carros na sua frente. É que para além dos perigos ao nível do solo, a chuva forte causa também diminuição de visibilidade. E, se conduzir muito próximo do veículo que o procede pode correr o risco de nem se aperceber do lençol de água.

2) Mantenha a calma

Por vezes acontece sermos surpreendidos por um lençol de água, mesmo quando estamos a adoptar todas as normas de segurança para o efeito.

Quando isso acontecer é provável que  sinta a direção muito solta e um som de rodagem diferente. A primeira coisa a fazer é não entrar em pânico.

3) Como reagir?

O principal de tudo é evitar travar bruscamente e rodar bruscamente o volante. Pois se o fizer, o mais provável é entrar em derrapagem e consequente despiste. Agarre o volante com força e evite mover a direção, desacelere com o motor, aliviando o acelerador.
No entanto, se estiver na eminência de sofrer uma colisão, deve pressionar o travão com bastante suavidade.

5) Os Pneus

Prevenir é a melhor forma de evitar problemas. A escolha dos pneus para esta época do ano faz toda a diferença. Não se esqueça que o único ponto de contacto do carro com a estrada são os pneus. Estes são essenciais para garantir a máxima aderência.

Sabemos que nem todos os leitores têm possibilidade de ter pneus para cada época do ano. Se não puder ter uns bons pneus de chuva, tenha então uns pneus com muito bom piso. Pois são os seus sulcos que têm a função de escoar água que esteja na estrada.

Mesmo que não consiga fazer esta função na totalidade com grandes lençóis de água, ter pneus com pelo menos 3mm é essencial para uma boa capacidade de escoamento.

Existem estudos que dizem que sulcos com menos dos 3mm reduzem a capacidade de extrair a água em 50%.

Agora basta adoptar estas medidas e seguramente que andar muito mais seguro.

Booking.com