in

Não pagamento de multas dos transportes públicos dão direito a penhora

Não pagamento de multas dos transportes públicos dão direito a penhora

A informação foi avançada pelo Diário Económico. Tendo em conta o nível de incumprimento no não pagamento de multas passadas pelas empresas de transportes de passageiros que viajam sem bilhete, as Finanças vão passar a fazer a cobrança coerciva das mesmas.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), depois de ficar responsável pelas cobranças coercivas das multas das taxas moderadoras e de portagens, vai agora começar a cobrar as multas que até aqui eram executadas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), ficando os devedores sujeitos a penhoras.

Como é que funcionava, a exemplo, são empresas de transportes como a Carris ou a Metro de Lisboa, que durante as suas acções de fiscalização emitem as multas aos utilizadores sem bilhete válido ou validado. Caso os passageiros autuados não efectuem o pagamento das multas junto das empresas, é o Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) que fica responsável pela cobrança. Agora, a cobrança coerciva vai ser efectuada pelo Fisco.

Com o mecanismo actual, se o pagamento fosse efectuado directamente à empresa, esta recebe 40% do valor da coima e o Estado os restantes 60%. Já se o IMTT tiver de agir, 20% vão para a empresa e os outros 20% para o instituto, sendo que o Estado fica sempre com 60% do valor da multa.

Segundo dados do IMTT, o número de multas passadas tem vindo a diminuir: Em 2011 registaram-se 49.937 multas, menos 12,4% do que em 2010. Este ano, e até ao passado dia 21 de Junho do corrente ano, tinham sido registadas 12.952 coimas. Já quantos aos montantes pagos, o mesmo não se pode dizer. Pois, até 21 de Junho só tinham sido recebidos 42,2 mil euros, quase tanto como em todo o ano anterior, em que os pagamentos atingiram os 53,3 mil euros. A diferença dos valores tem haver com o facto de haver multas em atraso que foram pagas este ano, mas cujo processo já tinha dado entrada no IMTT.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 × 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Só visto! Aston Martin DBS Volante Vs. Mercedes SLS AMG Roadster

Aston Martin DBS Volante Vs Mercedes SLS AMG Roadster. Só visto!

Acabou a proibição! Carros a GPL já podem estacionar em parques subterrâneos.

Acabou a proibição! Carros a GPL já podem estacionar em parques subterrâneos.