Garantia de um automóvel usado, não se deixe enganar

Garantia de um automóvel usado, não se deixe enganar

Garantia de um automóvel usado, não se deixe enganar, é o assunto que vos trago hoje.
Quando comecei a escrever esta primeira newsletter, adoptei uma metodologia de apresentação pura e simples de carros. Mas, apercebi-me que não era isso que queria dizer, portanto deitei o texto ao lixo logo de seguida. O que eu quero dizer é que esta newsletter não tem um carácter promocional. Ou seja, não foi feita para vender algo. Foi pensada para o informar. E portanto à medida que ia escrevendo ia-me entusiasmando cada vez mais e acabei por ficar com uma newsletter enorme. Não tem de a ler toda. Se quiser pode ir já para a parte mais interessante que são as tabelas no fim.

Em conjunto com a minha equipa, estudei um conjunto de variáveis que caracterizam vários tipos de pessoas. Com base nesse estudo prévio, pesquisámos um conjunto de automóveis que preenchem os requisitos de cada tipo de pessoa. Assim, este estudo determina que, por exemplo, para a classe de pessoas que procuram carros para trabalho serão respeitados um conjunto de regras: baixo preço, consumo baixo, benefícios fiscais, garantia alargada, garantia do livro de revisões, entre outras. São portanto os aspectos que cada pessoa visa.

Se, por exemplo, for uma pessoa que procura um segundo carro, para sair sozinho ao fim de semana. Para acordar de manhã e, enquanto a esposa fica com os meninos a fazer o pequeno almoço ele vai lá em baixo, junto à praia buscar o jornal. Pega no seu carro desportivo de dois lugares, e vai por lá fora, compra o jornal e depois vem… portanto um carro de lazer. Nesse caso, esse tipo de clientes já não prestará tanta atenção ao preço, nem ao espaço, interessa-lhe a segurança, o conforto, a fiabilidade, o design.

Temos estas e outras variáveis para cada tipo de cliente. Como tal, estudámos cada tipo de cliente e dentro da nossa rede de profissionais de usados escolhemos algumas viaturas para fazer chegar até si a melhor proposta. São aquelas características que estão no seu subconsciente e que, sem se aperceber, o guiam na escolha de um automóvel.

Portanto, o que aqui está não é uma newsletter promocional. É algo que foi estudado para lhe facilitar a vida, para poupar-lhe as pesquisas em websites à procura do carro que pretende. Esta newsletter é preparada, para lhe fazer chegar às mãos aquilo que o Sr encontra após perder horas e hora a pesquisar.

Isto, porque é esta a postura Automoveis-Online. A equipa deste portal tem o trabalho de estudar os temas e deslocar-se aos postos de venda para determinar a existência de empresas com sede física. Só então o registo é aprovado e o contrato de publicidade assinado. Qualquer um dos portais da Internet, qualquer um dos jornais que existe, só nos anúncios em que vem identificada a empresa é que o Sr tem a certeza que é um carro vendido por uma empresa. O Automóveis-Online dá-lhe a garantia que está a comprar a uma empresa.

Sim, o Sr também pode ser enganado num stand. Aliás, até pode encontrar em blogues empresas, os chamados Importadores Oficiais como as marcas principas que também têm muitas queixas e “são vigaristas” e isto e aquilo…

Mas continua a haver vantagem em comprar um carro a uma empresa que sabemos existir. Por que se o Sr comprar um carro na rua, corre o risco de comprar um carro roubado, ou penhorado. Nos stands, também pode acontecer comprar um carro roubado. Mas se comprar um carro na rua e detectar que o carro é roubado, vai reclamar a quem? Vai à polícia? Registar uma queixa contra quem? Desconhecidos? E eles aparecem? Quantas vezes o assaltaram ou lhe assaltaram a viatura e teve de ir à polícia apresentar queixa contra desconhecidos e ao fim de algum tempo chega uma carta do tribunal e pensa o Sr: “Fantástico, descobriram o ladrão”. Mas não, é só para dizer que o processo foi arquivado porque não encontram ninguém. Acontece muitas vezes.

Um stand, mau ou bom, existe. Dá-lhe um conjunto de garantias que mais ninguém dá. Garantia principal: existem pessoas lá dentro e existe uma responsabilidade social e uma responsabilidade económica. A social nem todos a têm, mas a económica todos têm. Caso não cumpram os requisitos mínimos, ou seja, garantir que todo o processo de compra da viatura e manutenção futura (a manutenção é feita e respeita-lhe a si, mas o stand tem a responsabilidade de preparar a viatura para lhe entregar e de lhe fornecer uma garantia) existem umas coisas que se chamam Tribunais. O Sr reclama nos tribunais e o assunto vai ficar resolvido. Com um carro comprado na rua o problema fica resolvido? Não fica pois não?

No outro dia estive num determinado portal, que não interessa agora dizer o nome, à procura de automóveis. Na secção de “Stands” fiquei um bocadinho encantado e gostava mesmo de conhecer esse stand que é um stand que fica no 5º andar de um determinado prédio. Ainda gostava de saber como se consegue levar carros para um 5º andar de um prédio… depois também constatei num outro portal, com bastante nome aliás, um carro vendido cá cujo vendedor (e volto a frisar, o vendedor) é residente na Alemanha. Será que o carro (que vem da Alemanha) vem às peças? Vem inteiro? Vem com garantia? É roubado? Tem penhoras?

Se eu fosse o dono de um stand podia, sem saber, ter comprado um carro roubado para lhe vender. Mas sem saber. Comprei o carro… e vendi-lho. E descobriu o Sr que o carro era roubado e eu também fiquei a saber que o carro era roubado. Mas eu tenho sempre uma factura de compra. Eu sei sempre de onde vem o carro. E posso sempre ficar com o carro, devolver-lhe o dinheiro e resolvo o seu problema. Depois vou recair sobre quem mo vendeu. Mas isso já é um problema meu. Eu tenho uma porta aberta, tenho responsabilidades a cumprir.

Esta é a diferença entre comprar carros na rua e comprar num stand. É também a diferença entre procurar carro no Automoveis-Online, que lhe garante que as empresas anunciadas são reais, e procurar carro noutros portais onde pode anunciar tudo e todos.

Além da garantia de um serviço fiável, ainda nos damos ao trabalho de lhe facilitar a sua pesquisa. Através deste estudo, o Sr pode observar os vários perfis de compradores e identificar-se num deles. Temos o comprador que procura um carro para trabalho, o que tem uma família com filhos, o que tem família sem filhos, os solteiros, os que procuram um carro que lhes confira status, etc. E o Sr só tem de consultar a tabela e ver onde se enquadra. Vê o carro que sugerimos para o seu perfil e depois vai ver os outros.

Antes de lhe apresentar as tabelas quero só dizer que tenho todo o gosto em ouvir a sua opinião sobre estes assuntos sobre os quais me alonguei, podendo entrar em contacto comigo através do e-mail [email protected].

António Silva

1ª Tabela de veículos Automoveis-Online:

Tabela de veículos Automoveis-Online

2ª Tabela de veículos Automoveis-Online:

Tabela de veículos Automoveis-Online