in

Cartas de condução! Vai tirar a carta de condução de motociclos e ligeiros. Exame de código único.

Cartas de condução! Vai tirar a carta de condução de motociclos e ligeiros. Exame de código único.

Entrou em vigor esta sexta-feira o novo Regulamento de Habilitação legal para Conduzir. Para os novos condutores que pretendam a carta de veículos ligeiros e motociclos, passam a ter de fazer uma única prova teórica, isto é, exame de código.

Segundo o novo regulamento, passa a existir uma única prova teórica, onde o candidato a condutor de veículos ligeiros e motociclos irá contar com 40 questões. O exame terá a duração de 40 minutos e o candidato fica aprovado se responder correctamente a 36 questões.

Com a entrada em vigor das novas regras, em detrimento da categoria a prova teórica passa a ter a validade de um ano e o exame de código para a obtenção do título de condução para ligeiros mantém as 30 questões.

Quanto às faltas que se podem cometer no exame prático de condução é reduzido, passando de 15 para 10, segundo o IMTT.

As novas regras, também contemplam a possibilidade de a troca de títulos de condução de estrangeiros para portugueses poderá ser condicionada a um exame de condução, desde que não seja possível comprovar que este foi obtido mediante uma prova prática e com o grau de exigência idêntico ao que a lei portuguesa prevê e em caso de dúvidas justificadas sobre a autenticidade da carta.

Outra alteração é que as licenças de condução de motociclos com menos de 50 cc e veículos agrícolas passam a ser emitidas pelo IMTT e não pelas autarquias.

Os exames médicos para os condutores do grupo dois (pesados de mercadorias e de passageiros, condutores de ambulâncias, veículos de bombeiros, transportes de crianças e taxistas) passam a ser feitos, também a partir de sexta-feira, por qualquer médico no exercício da sua profissão, deixando de ser efectuados pela delegação de saúde da área da residência. Também os exames psicológicos para os condutores desta categoria passam a ser realizados por qualquer psicólogo no exercício da sua profissão.

O novo Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir transpõe para a ordem jurídica interna directivas comunitárias.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

sixteen − thirteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Fisco executa 471 mil processos por não pagamento de portagens

Fisco executa 471 mil processos por não pagamento de portagens

Em Flagrante! Novo Subaru Forester XT

Em Flagrante! Novo Subaru Forester XT