Tem um carro importado? Sabe em que data deve fazer a inspecção e quando paga o IUC?

Qual a data correcta para fazer a inspecção periódica obrigatória e liquidação do IUC num automóvel importado?

IUC-Imposto-Único-Automóvel-Veja-como-o-contribuinte-ganhou-ao-Fisco-em-tribunal

Tem um carro importado? Sabe em que data deve fazer a inspecção e quando paga o IUC? Qual a data correcta para fazer a inspecção periódica obrigatória e liquidação do IUC num automóvel importado?

Seguramente que estas são, algumas das dúvidas mais frequentes acerca dos carros importados. Quantas vezes é que o leitor que possui um carro importado, já fez confusão acerca da altura que tem de fazer a inspecção, isto é, se tem de a fazer na data da primeira matricula, aquela que teve no seu país de origem ou se tem de a fazer na data de matricula do país de destino. Para o pagamento do IUC de um carro importado, a dúvida é exactamente a mesma.

Foi com o intuito de desfazer esta dúvida que a equipa do Automoveis-Online decidiu escrever este artigo. De facto, estas são duvidas fáceis de esclarecer, é simples e não há que enganar.

Data da Inspecção Periódica Obrigatória para Carros Importados

Como poderemos facilmente observar no DUA – documento único automóvel, aqui representado como exemplo, no rectângulo a cor vermelho, contém a data na qual se deve proceder à respectiva inspecção periódica obrigatória da sua viatura. Ou seja, para efeitos de inspecção periódica obrigatória, o leitor tem de se regular pela data da primeira matrícula da sua viatura, ou seja, aquela que o veículo teve no seu País de origem e que está representada no rectângulo vermelho.

Exemplo: a data é 20-03-2005, então a inspecção tem que ser efectuada até ao dia 20 do mês de março do corrente ano.

Data de Pagamento do IUC para Carros Importados

Para o pagamento do IUC – Imposto Único de Circulação de carros importados, o leitor deve ter em conta a data que está assinalada no rectângulo a cor azul. Esta é a data em que se deve efectuar o pagamento do IUC – Imposto Único de Circulação (selo de circulação). Ou seja, é na data referente à matrícula nacional, isto é, data em que a viatura foi matriculada em Portugal, que o leitor vai ter de efectuar a liquidação do IUC.
Exemplo: a data é 15-07-2010, então o IUC, tem que ser pago durante o mês de julho do corrente ano.

Tem um carro importado? Sabe em que data deve fazer a inspeção e quando paga o IUC?