Sistema Start Stop rende 133 euros por ano de poupança

Sistema Start Stop rende 133 euros por ano de poupança

Sistema Start Stop rende 133 euros por ano de poupança. Este foi o resultado de um estudo realizado nos Estados Unidos da América.

Quem o diz, foi um estudo americano que conclui que um condutor pode poupar em média cerca de 133 euros por ano, se utilizar um veículo automóvel equipado com sistema Start Stop.

Quem realizou o estudo, foi a “AAA – Associação Automóvel Americana”. Segundo o estudo, as viaturas equipadas com o sistema Start Stop revelam efectivas poupanças no consumo de combustível, graças ao facto de desligar o motor de forma instantânea quando o automóvel se imobiliza por alguns segundos, algo frequente numa situação de para-arranca.

Os testes efectuados, utilizaram três viaturas, trajectos urbanos e tiveram como base de análise um condutor típico americano que faça 24 mil km por ano. O estudo revelou que esta tecnologia proporciona poupanças na ordem dos 5 a 7%, que em dinheiro, estamos a falar numa poupança de cerca de 133 euros por ano.

No entanto, esta redução de consumo pode ser ainda maior, com a nova geração do sistema Start Stop que a Bosch apresentou o ano passado.

Veja neste vídeo como é que funciona na prática um sistema Start Stop. 

  • Luis Lopes

    Então é a manutenção de um motor com star/stop, será ela mais elevada?
    É de notar que o motor de arranque tem bastante mais atividade do que num motor sem esse sistema, e diga-se sem sombra para dúvidas que é uma parte que sofre bastante desgaste, tanto as escovas, como o induzido como as rodas dentadas, que são as que mais manutenção têm! E os tanto que se pode poupar, diz-se que são cerca de 133€ Ano e acreditem que esse número é muito inferior à manutenção se for necessária ser feita!
    Agradeço a vossa pesquisa! Cumprimentos

  • Alexandre Felix

    Muito bom a poupança de 133euros anuais, mas esqueceram-se de informar que o motor de arranque em vez de ter uma durabilidade perto +- 5 a 10 anos se calhar vai ficar reduzido para metade!!?? E quanto custara um motor de arranque com a tecnologia Start&Stop??
    De certeza que nao se arranjara numa sucata….
    abc

    • Olá Alexandre Felix, obrigado pelo seu comentário. A sua intervenção, bem como a de outros leitores é interessante, isto porque, é um facto que a manutenção destes órgãos não é de todo barata. Mas, o objectivo deste artigo era mesmo falar na redução de consumo que as viaturas têm com este sistema. Quando fizermos o artigo que vai falar sobre os custos associados, os demais leitores poderão tirar as conclusões que bem entenderem.
      Mas, mais uma vez obrigado a todos.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO