Sabe como testar uma caixa de velocidades automática num carro usado?

Sabe como testar uma caixa de velocidades automática num carro usado?

No acto de compra de automóvel, seja ele usado, novo ou semi-novo, a opção por veículos com caixa de velocidades automática tem vindo a aumentar. Esta, tem-se revelado uma excelente opção principalmente para circular nas grandes metrópoles, mas também para as viagens de longo curso, principalmente por ser extremamente cómodo e confortável.

No entanto, nem tudo é positivo, no caso de ocorrer uma avaria, esta pode revelar-se bastante dispendiosa.

É igualmente importante saber que as caixas de velocidades automáticas, necessitam de manutenções intercalares e que por ser peças de mecânica muito sofisticadas, estas devem sempre utilizar as matérias que os fabricantes recomendam.

Como a caixa de velocidades é um órgão fundamental de um automóvel, é muito importante que este esteja em excelente estado de conservação, quando o automóvel que se está a comprar é usado ou semi-novo. E, como a grande maioria dos consumidores não tem formação a este nível, para saber se a caixa de velocidades automática de um veículo usado está ou não em condições, escrevo este artigo para deixar algumas informações, para que possa perceber se a caixa tem ou não problemas.

automatic-transmission-model

Em primeiro lugar recomendo a ajuda de um profissional, estou a falar de um mecânico, ou, de uma vistoria profissional e nesse caso, recomendo um certificado “Carro Aprovado”, distribuído pelo Automoveis-Online, esta medida pode-lhe poupar muitos euros.

Entre outras coisas deve analisar o histórico do automóvel que pretende comprar, por exemplo, se a viatura já foi usada como viatura de aluguer, se já teve acidentes, se já sofreu alguma reparação na caixa automática ou se esta já foi reconstruída.

Deve verificar o nível do óleo da caixa de velocidades e para esta verificação, deve recorrer a uma oficina especializada.

No entanto, é durante um Teste Drive que deve estar muito concentrado, para perceber tudo o que se passa com o automóvel que pretende comprar. Um dos sintomas de avaria da caixa de velocidades automática é a resposta tardia a uma mudança de velocidade.

Para ligar o automóvel, tem de o fazer com a caixa de velocidades na posição (P) Park, com o pé pressionado no pedal de travão, depois deve mudar para a posição drive “D” e quase imediatamente deve sentir que o carro quer andar para a frente. Isto deve acontecer muito suavemente, sem qualquer soluço ou uma forte batida. Ao mudar para neutro “N” a transmissão deve desengatar. De seguida e ainda com o pé no travão deve colocar em marcha atrás “R”. Mais uma vez a transmissão deve arrancar quase de imediato e sentir o automóvel a andar para trás o que deve acontecer suavemente sem qualquer batida.

Depois de efectuar estes testes e verificar um atraso considerável no arranque ou um ruído no arranque, isso quer dizer que está na presença de uma caixa de velocidades automática com problemas. Assim, deve abandonar de imediato a compra do carro

Vá acelerando de forma gradual no modo Drive, para que possa sentir a troca de velocidades, em todas as passagens de caixa e estas passagens devem ocorrer de forma natural sem soluços, escorregamentos ou pancadas.

Outro indício de avaria é o escorregamento. Se a transmissão for deslizando, isto é ao acelerar, o aumento de rotação do motor não faz aumentar a velocidade. Isto significa que a transmissão está desgastada ou tem alguma avaria mecânica ou electrónica.

Outra coisa que deve fazer é testar o automóvel o tempo suficiente até que este aqueça bem, pois por vezes a transmissão funciona muito bem com o automóvel a frio, mas depois de aquecer, surgem os sintomas de avaria, como por exemplo escorregamento, empurrões ou tremer e outros ruídos.

  • HERMNIO VO

    bom dia, tenho um golf 4. 1.8 20v 1998, tenho problemas da caixa de velocidade automatica, quero saber se e melhor reparar ou trocar por um outra.

    • Olá Hermínio,

      Antes de mais agradecemos o seu comentário.

      Relativamente ao seu automóvel, queria saber o seguinte: A sua caixa de velocidades está avariada, mas que tipo de avaria é que tem? Quais são os sintomas?
      Gostaria que fosse o mais preciso possível, para que o possamos ajudar.

      Equipa

      Automóveis-Online

      • HERMNIO VO

        Obrigado…
        a caixa esta avariada a marche re … retaguarda nao funciona … e uma caixa atumatica de Vw Golf Iv 1.8 20V… a repacao sao 2000dollrs …
        e uma utra caixa segunda mao em bom estado sao 1000Dollrs cerca de 550EuR.

      • Fredericonp

        Boa noite a todos, antes de começar gostaria de felicitar o Antonio Silva por todas as respostas e informaçoes aqui deixadas tem teem sido de grande esclarecimento!

        No meu caso, comprei um Renault Vel Satis de 2007 2.2 dci 150cv a cerca de 2 meses, no teste drive o carro nao fez nem um baralho o que me levou a completar a compra( embora soubesse de ante mao que sao viatura ” perigosas”).
        Hoje aconteceu que depois de estancionar e desligar o carro vi que tinha deixado muito espaço e voltei a ligar para recuar mais um pouco, foi nessa altura que apareceu o sinal de ” defeciencia na caixa de velocidades” e ao tentar recuar o carro ficou bloqueado, o mesmo para o drive.. desliguei o carro, voltei a ligar e o mesmo se passou. ate que desliguei, tranquei o carro, inicei o processo e ja voltou a dar sem problemas aparentes. gostaria de saber se tem algum conhecimento de problemas do genero neste modelo e/ ou sera nesmo um problema ou uma falha electronica …

        Os melhores cumprimentos

        FN

        • Ola Fredericonp, o seu carro deverá estar com um problema de sincronização entre as diversas centrais de informação que o carro possui. Sendo que esso erro vai gerar conflito na central da caixa.
          Mande fazer um diagnostico a toda a electrónica do carro. Não nossa opinião, o problema poderá estar relacionado com a central de comandos da caixa de velocidades.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

      • mario

        ola tenho uma mercedes E220 cdi
        caixa auto de 2002

        ela perdia olio da caixa por a junta , eu mudeia junta o filtro e a fixa

        agora esta perder por cima da caixa olio vem de cima , quanto mais acelero mais larga

        quantos litro leva uma caixa dessas

      • Teixeira

        Bmw 530d e 39 de 2000 212000 kms sintomas. Faz ta ts ta a cento e pouco depois quando estacionar passp R recuo trepidacao debaixo pes e quando paro o carro faz tum
        ..

      • amede

        tenho um Rav4 deixaram de entrar as mudancas como faco para reparar

    • Alfredo

      olá António tenho um honda accord 94 automático , quando esta frio anda bem, mas quando o motor esquenta parece q fica em neutro nem sai do lugar! tem alguma idéia doque possa ser? desde ja agradeço !

      • Olá Alfredo, o problema do seu carro poderá estar directamente ligado ou à embraiagem e muito provavelmente à falta de manutenção da caixa de velocidades. Comece pela despesa mais baixa que é a revisão da caixa de velocidades.

        Cumprimentos,

        A Equipa AO

  • Flávio Domingos

    Bom dia, testei recentemente um VW Golf 1.9TDI de 110cv de 1999 com cerca de 200000Km e com caixa Automatica. Gostaria de saber que tipo de caixa se trata e qual a fiabilidade da mesma, até face aos quilometros que tem. Do teste drive que efectuei a unica coisa de anormal que notei foi alguma falta de força na aceleração, não sei se poderá ser da caixa ou se será do turbo.

    Cumprimentos

    Flávio Domingos

    • Bom dia Flávio Domingos, obrigado pela sua questão.
      Relativamente à caixa de velocidades, a Vw utilizou os seguintes modelos: GPA, EEE e PROGV. Segundo informações da marca, não tem havido reclamações relevantes, até pelo número de vendas deste tipo de caixas de velocidade em pós-venda. No entanto, outro factor se pode considerar para o baixo número de vendas em pós-venda deste tipo de caixa de velocidades, é o facto de também terem sido vendidas muito poucas unidades equipadas com caixa automática.
      Quanto à falta de aceleração, é preciso saber se essa falta ocorre em baixas ou altas rotações.
      Se ocorrer em baixas rotações, o facto deve-se a problemas de caixa, mas uma revisão de caixa com o KIT de origem de resolver o problema. Se ocorrer em altas, o problema estará relacionado com outra coisa que não a caixa de velocidades.

      Cumprimentos,

      Automoveis-Online

      • Marcelo Moura

        Olá amigo.

        Estava vendo seu Blog e achei esta conversa acima, referente a Alta Rotações Perda de potência”
        ” Se ocorrer em altas, o problema estará relacionado com outra coisa que não a caixa de velocidades.”

        Estou Comprando um Passat 1999 Turbo 1.8, e notei o problema semelhante, na Subida quando o carro esta em alta rotação, ele demora pra trocar de marcha e perde a potência. Mas olhando outro fórum que tratava do mesmo tema, foi solucionado desta maneira:
        Motor 1.8 Turbo, estava com uma potencia abaixo do normal em retomadas e arrancadas, e quando pegava uma subida mais íngreme o carro perdia força consideravelmente.( SOLUÇÃO: Foi feito a troca da bomba e do filtro de combustível e assim obtivemos uma leitura correta, e o problema do carro foi resolvido.
        Podemos dizer que então o problema não é cambio? mas sim de outra origem no caso da bomba de combustível??

        Att

        Marcelo Moura

        • Olá Marcelo, antes de mais queremos agradecer a sua participação. Respondendo à sua questão, a resposta é, sim. Existem situações com a caixa de cambio que nos remetem para um problema associado ao cambio e que depois de devidamente analisados, percebemos que podem estar relacionados com outros aspectos, tais como os que acabou de referenciar.

          Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

  • Hélder

    Boas pessoal, tenho uma duvida tenho um volvo 760gle Turbo Diesel de 1987, com Cx automatica, o problema em questão é este quando circulo a uma velocidade de cruzeiro 100 a 120 Km por hora, a caixa reduz a mudança sem que eu abrade a viatura será que me podem ajudar.

  • aimaaz

    boa tarde, tenho um alfa romeo automatico 164 3.0 v6 24v q so anda de ré, será q podem me ajudar ? grato!!!!

  • Manuel

    Os meus cumprimentos
    Tenho um Volvo S80 T6 /2001 caixa automática . Ontem ao ligar achave para retirar a viatura da garagem deparei-me com a mensagem seguinte :Revisão de transmissão urgente.
    Aparentemente a caixa não denota qualquer sintoma de avaria.
    Será indicação para muda de oleo ?
    Ou será que se refere a algo mais grave ?
    Gostava de ouvir a vossa opinião.
    Atenciosamente
    Manuel

    • Olá,

      Caro senhor Manuel, avaliar pela sua descrição, tudo indica de que se trata de um simples aviso do sistema de gestão que o automóvel dispõe.
      Se o carro não apresenta nenhum sintoma de avaria, como por exemplo o patinar quando necessita de mais esforço, é porque se trata de um aviso de revisão / manutenção da caixa de velocidades.
      À partida trata-se da operação de substituição do óleo da caixa de velocidades automática e respectivas juntas.
      A nossa recomendação passa por uma visita à oficia na marca e marcar uma revisão da caixa de velocidades automática.

      Cumprimentos,

      Equipa

      Automoveis-Online

  • sofia

    bom dia
    tenho um volkswagen lupo com cerca de 160mil km.
    há uns meses a caixa automática começou a dar problemas:

    seja qual for a mudança que estiver engatada, com o carro em andamento, de um momento para o outro fica desengatada e o motor não responde ao pedal do acelerador.

    o motor continua a funcionar, no entanto ao carregar no pedal do acelerador não há qualquer reacçao. O painel digital que indica qual a mudança que está engatada fica sem nenhuma informação. É como se a caixa se desligasse.

    fui a uma oficina da vw mas disseram para ir andando assim pq a reparaçao era mt cara.
    será que me podiam ajudar?

  • sofia

    o meu comentario não ficou visível porque não foi aprovado?

    • Olá Sofia, antes de mais quero agradecer a pergunta que colocou. O seu comentário foi publicado, acontece é que pode por vezes demorar um pouco mais do que nós todos desejávamos, mas, nem sempre isso é possivel. Pedimos desculpa pela demora.

      Cumprimentos,

      Equipa Automoveis-Online

  • aimaaz

    boa noite. gostaria de tirar uma dúvida!
    será q a parte elétrica do radiador de óleo do câmbio automático do alfa romeo 164 24v influencia em alguma coisa no problema que ela apresentou? é que ela só anda de ré!!

    • Olá, obrigado por nos ter colocado essa questão.
      A sua questão é muito técnica.
      A função electrica no rádiador de óleo se estiver comproblemas pode influenciar o funcionamento da caixa de velocidades. A parte electrica comanda uma valvula que por sua vez comanda o sistema de arrefecimento do óleo da caixa. Este, por sua vez tem de apresentar uma determinada viscosidade e se essa valvula não estiver boa, vai passar informação errada ao sistema de arrefecimento que por sua vez não vai arrefecer o óleo da caixa como deve ser e este vai atingir temperaturas mais elevadas e por consequencia, apresentar um indice de viscosidade errado o que vai resultar num mau funcionamento da caixa.

      Esperamos ter ajudado.

      Cumprimentos,

      Automoveis-Online

  • Fernando Piedade

    Tenho um Grand Cherokee 3.1 com caixa de velocidades automatica,ultimamente nâo arranca em 1º nem faz o kick down da 2º para a1º,depois no resto das mudanças funciona na perfeição.
    Como as reparações destas caixas são muito despendiosas,será que poderiam ajudar com o problema.

    • Olá,
      Antes de mais quero agradecer a sua questão. Relativamente ao problema da sua caixa, não há muito a fazer, parece-me que se trata de um problema de calculador mas não. Aquilo que eu recomendo neste caso é pedir ajuda a um profissional. Sei que se trata de uma reparação dispendiosa, mas, não coloque o seu carro nas mãos de habilidosos, pode sair-lhe bem mais caro de que falar com um profissional.

      Cumprimentos,

      Equipa Automoveis-Online

  • sofia

    …. qual é a resposta à quetão que coloquei sobre o vw lupo?

    • Olá Sofia,
      Tem razão, eu dei a resposta pela demora da aprovação do seu post, mas não lhe respondi à questão.
      Tecnicamente não lhe consigo dar uma resposta consistente, pois não tenho o seu carro nas mão para o observar correctamente. Contudo, parece-me que a sua caixa apresenta danos mecânicos e electrónicos. O calculador pode estar com danos e por essa razão pode interferir no correcto funcionamento da caixa. Segundo, não sabemos há quanto tempo não faz revisão à caixa de velocidades. É que se nunca o fez, deveria fazê-lo, é essencial para o bom e correcto funcionamento da caixa.
      A resposta dos senhores da VW, tem tanto de correcto como de incorrecto. Pois dizer ao cliente que a intervenção na caixa é dispendiosa é correcto, mas, dizer para andar assim, é errado.
      Na minha opinião, deveria consultar outro concessionário VW e pedir apoio tecnico especializado. Mas, tenha em conta que qualquer que seja a intervenção ela ai ser dispendiosa.

      Cumprimentos,

      Equipa Automoveis-Online

  • thiago dutra

    heihei comprei uma bmw 730 1988 , e ela so anda de re , gostaria de saber o que e o defeito , para traz arrasta ate um caminhao , mas para frente nao sai nem do lugar, abracos….

  • Tome

    ola bom dia tenho um volvo s80 do ano de 2000 caixa automática e fiquei sem marcha atrás e fás um barulho esquisito que pode ser

  • luis

    Boa tarde
    tenho um mercedes ml 163,e a dois anos que esta encostado as volicidades nao passam ,ja foi a mercedes e levaram-me um dinheirao e continua igual .nao sei que eide fazer,foi o maoir barrete que comprei , se alguem souber do problema ficava agradecido,

    • Olá Luis,

      Os dados que fornece são muito pouco esclarecedores, no entanto, existem duas oficinas que lhe poderão resolver o problema, uma á Clinica Automóvel em Gondomar Fânzeres e a outra é a Vítor Cardoso Service na Maia Porto.
      Tente entrar em contacto com eles, estamos certos que a solução poderá assar por lá.

      Cumprimentos,

      Equipa AO

    • Emanuel

      Boa noite,

      Já resolveu o problema? Entre em contacto que talvez possa ajudar. Já tive um SL 350 com um problema idêntico…

  • xico

    tenho um mercedes 220 cdi sport que ja´levou 2 centralinas do motor e voltou a avariar, agora novamente não dá sinal de arranque, o motor não pega mas a correia da ventoinha e as luzes trabalham, que será….outro problemma é que não sei como desengatá-lo para o levar para a oficina pois puxo a alavanca das mudanças e não consigo levá-la para o ponto morto, que fazer….agradeço as dicas

    • Olá Xico,

      Normalmente é o motor de arranque que morre e tem de ser substituido.

      Cumprimentos,

      Equipa AO

    • aimaaz

      olá xico, geralmente tem um buraquinho perto da lavanca de marcha ou uma capinha q vc tem q remove-la ali tem tipo um botaozinho, precione o botaozinho e troque as marchas!

  • Eduardo

    Bom dia,
    Tenho um BMW 325 CI (a gasolina) de 2003 com caixa automática de 5 velocidades. O carro tem 225.000 km mas tem sido sempre muito bem mantido, inicialmente na marca e depois num mecânico particular. Há cerca de 1 ano comecei a notar hesitações (pequenos solavancos) em aceleração sobretudo em baixa rotação (abaixo das 3000 rpm). Nota-se mais este comportamento na posição D do que SD ou MS.
    Quanto mais quente e mais pesado (nº de passageiros) mais se notava sobretudo a subir. A coisa tem vindo a piorar e agora sinto quase sempre uma tremideira ao acelerar até às
    3000 rpm. A partir daí tem um comportamento aparentemente normal. Julgo que se trata de um problema de caixa mas não sei qual. Sem ser na marca onde poderei dirigir-me para um diagnostico e reparação ?
    Obrigado.

    • Boas.

      Caro Eduardo, os sintomas que descreve estão relacionados com a manutenção da própria caixa. Normalmente uma revisão com o óleo de origem, filtros e vedantes de caixa automática resolve esse problema.

      Cumprimentos,

      Equipa AO

      • Eduardo

        Muito obrigado. Vou fazer isso !

        • Eduardo

          Caro António,
          Fiz a revisão completa da caixa automática tal como recomendou e não só o problema ficou resolvido como o carro parece ter ganho uma nova alma.
          Muito obrigado.

          • De nada Eduardo, a equipa do AO fica muito feliz por poder ajudar os nossos leitores. Só pedimos que divulguém o nosso site.

            Cumprimentos,

            A Equipa AO

    • paulo almeida

      ola eduardo boa noite! vi a sua pergunta e tenho os mesmos sintomas no meu carro uma sharan de mudanças automaticas de 97
      gostaria de saber onde fez essa revisao e quanto gastou?

      agradecido,
      paulo almeida

  • Fernando

    Olá adquiri um jeep grand cherokee 2.7 crd caixa automática e por vezes nao passa a mudança , tenho que desligar voltar a ligar e fica tudo ok. Hoje aconteceu que meti marcha traz e continuou como se estivesse em ponto morto. Alguém sabe o que poderá ser?

    • Boas, caro Fernando, será que lhe podemos perguntar há quanto tempo não faz a revisão à caixa do seu carro?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

    • Walter Berrisch Filho

      Meu problema e igual ao do Fernando tenho uma Grand cherokee Laredo 2.7 CRD automatica,e as vezes nao muda a marcha ficando em primeiro e golpeando cada vez que tento por em marcha re ou primeira.Depois de desligar o motor ligar dar marcha re ,ela funciona normalmente.Toda vez que acontece este problema,noto que acende uma luz laranjada com formato de um motor no painel.

      • Miguel Antunes

        Boas, tenho um grand cherokee 2,7crd laredo auto e estou com o mesmo problema, acende a luz do motor e fica na mesma mudança, 2a ou 3a normalmente… fiz a revisao (óleo e filtro) há 5000kms. Só faz de quando em vez, antes e depois da revisão. Poderá ser algum sensor de posição da manete ou sensor de posição de acelerador?

        Cumps,
        Miguel Antunes

  • PAULO ANTUNES

    Boas, tenho um volvo s80 d5 de 12/2002 com caixa automatica e tenho um problema na caixa automatica que quando aquece desaparece o D e fica com – e nao mete mudanças no computador de bordo diz revisao da transmissao ja lhe mudei o oleo da caixa e apaguei o a revisao da transmissao do computador de bordo fiz 500 km e voltou tudo ao mesmo.
    Poderiam me dizer qual sera o problema?

    • OLá, caro Paulo Antunes, o senhor mudou o óleo e também trocou as juntas e filtros?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Paulo Antunes

        boa tarde, nao so mudei mesmo o oleo que fui comprar á volvo.
        ja agora me podiam dizer se as caixas automaticas tem disco de embraiagem ?

        cumprimentos

        • Olá,

          Caro Paulo Antunes, o que lhe devemos dizer é que tem de comprar os filtros e juntas e fazer uma revisão adequada à sua caixa.
          Amanha lhe iremos responder à questão que agora colocou.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

        • Boas, todas as caixas automaticas tem discos de embraiagem que duram uma vida se lhe mudar o óleo de 50 mil em 50 mil km só se nota o desgaste no arranque do carro se for muito lento eu tenho um citroen xara com 11 anos de caixa automatica o único problema é no inverno com o motor frio ao fazer um descida a caixa pega e larga a velocidade depois de quente tudo bem. Já levei à citroen e eles dizem que é do óleo da caixa estar frio de resto funciona bem.

  • levy ribeiro

    Meu golf e 2003 tenho a tres meses atè ontem a caixa estava ótima (automática) mais na viagem fui ultrapassar um carro 90 km e ele parecia que patinava, dimiui a velocidade , e melhorou, meia hora depois aconteceu o mesmo e voltou ao normal. Trocando o óleo da caixa ,ela melhora?

    • Olá Levy Ribeiro,

      Se a caixa melhora com a mudança de óleo? À partida sim, mas deve ter em conta que isso não basta. Deve igualmente, mudar os filtros e juntas. Utilize material de origem.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Vitorino

    Boa tarde

    Tenho um Audi A4 2.0 de 2003 com caixa automatica tiptronic. Quando o carro estava em andamento de um momento para o outro desengatava, tinha que desligar o motor e ligar novamente. Outras vezes quando tinha o carro em marcha pisava no travão reagia como se estivesse a aumentar a velocidade e parava com alguma violência, como se fosse uma pancada e por vezes até desligava o motor.

    O painel por vezes não indicava a mudança engatada ficava apenas um sinal intermitente.
    Agora o motor simplesmente não reage a qualquer mudança engatada.
    Será que é possivel reparar?

    • Olá, caro Vitorino, antes de mais obrigado pela sua questão. Pedimos-lhe que parti-lhe este artigo pela sua rede de amigos.

      Quanto à sua questão, os sintomas apresentados levam a querer que se trata de uma avaria no comutador electrónico.
      Terá de o substituir e acreditamos que irá ficar bem.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Liliana Ferreira

    Bom dia,
    necessito de ajuda pf.
    Eu tenho um citroeen C1 de 2007 c 93000km e ontem senti algo estranho na caixa automatica. As mudancas demoram a entrar,acelero acelero mas so entra quando quer,pa alem disto da m um sinal sonoro no painel so que nao aparece nenhum indicador…o q podera ser? Posso andar assim com o carro enquanto a citroeen nao agenda um dia comigo? Eu ando cerca de 50km ppr dia. Obrigada.

    • Olá,

      Liliana, obrigado pela questão. Quanto às caixas automáticas da citroen, esse sintoma poderá estar relacionado com o comutador electronico. Se pode andar assim? A resposta é obvia, não o deve fazer, pois poderá danificar outros órgãos da caixa.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Ricardo Araujo

    Tenho uma carrinha VW passa variant 2003 1.9tdi 130cv, o problema é o seguinte a carrinha numa subida nao muito inclinado por vezes custalhe a subir de marcha atras, mas em subidas mais acentuadas nao sobe ganha rotaçoes mas nao anda o que pode ser?

    • Ricardo Araujo

      Parece que patina porque chegar ali mais ao menos as 1100rpm e parece que vai engatar mas depois parece que patina ganha rotaçoes mas nao faz a subida de marcha atras. Agradeço a vossa ajuda.

      • Sim, tudo indica que a sua caixa precisa de manutenção.

    • Olá Ricardo Araujo, obrigado pela sua questão. Agradecemos que partilhe o nosso artigo pela sua rede de amigos.
      Quanto à sua questão a resposta passa por fazer a manutenção à caixa de velocidades. mudar filtros, óleo e juntas. Depois testar e ver o resultado.
      À partida deve resolver o problema.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • adolfo Rodrigues

    ola obrigado por existirem . sou o adolfo tenho mustang gt2 1995 v8 5.0. o preocupante e que ponho sector no D nem para frente vai no R nem para atrs vai . ja tentei as opcçoes 1,2 e nada . de motor nao tenho reclamaçôes . gostaria de ter umas dicas . espero o vosso retorno

    • Olá Adolfo, nós só existimos porque vocês existem e pedimos que partilhe o nosso portal com toda a sua rede de amigos.

      Para resolver os problemas da sua caixa, comece por fazer uma revisão, se o probçema precistir, vai ter de mudar o comutador electrónico.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • boa noite,
    tenho um carro com cx automatica, em que o mesmo teve parado algum tempoe o que aconteçe é que a 3 e 4 velocidade nao entrao, algum me pode ajudar

    cumprimentos.

    • Olá Helder, se o seu veículo esteve parado muito tempo, comece por fazer uma revisão à caixa. Depois disso teste diga-nos como ela reage.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • jairo

    Olá Antonio,gostaria que tirasse uma duvida. Quando ligo o carro de manha ou quando ele esta ja a algum tempo parado com motor frio , estando com o pe no freio e engatando D ou R ele fica tremendo dando pequenos trancos como se quisesse andar, entao coloco em neutro e volto a colocar em D ou R ai entao param os trancos e sai normalmente, no mais nao notei nada de estranho. Desde ja agradeço a sua resposta.

    • Olá,

      Jairo pelos sintomas tudo indica que a sua caixa de velocidades automática está a precisar de uma manutenção. Levo o seu carro a uma oficina e faça a manutenção à caixa. O problema deverá ficar resolvido.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • jairo

    A esqueci de dizer o modelo do carro, é um golf gti 2008 cambio tiptronic.

  • Elsa Costa

    Boa tarde António,

    Comprei um citroen c4 grand picasso exclusive 1600 de 2007 a gasóleo e caixa automatica com 56000 Km. Neste momento está com 86000Km e ultimamente (às vezes) de manhã quando arranco, ele fá-lo aos pulinhos até aquecer e depois corre tudo bem.
    A marcha atrás, por vezes, não engata logo. Assim sendo, recorro aos seus conhecimentos para me dar um possível diagnóstico, o que devo fazer (reparar ou novo) e onde.

    Muito grata pela sua atenção.

    • Olá Elsa. Antes de mais queríamos agradecer a sua questão e pedir que partilhe o nosso portal com a sua rede de amigos.
      Outra coisa que queremos deixar claro, o nome de António Silva é fictício, foi o nome que arranjamos para a nossa equipa :). É só para não pensarem que estão a falar mesmo com o António.
      Respondendo à sua questão.
      Está a dizer que comprou um Citroen C4 Grand Picasso, trata-se de um monovolume muito interessante. O que gostaríamos desde já saber e para responder com mais certezas é o seguinte: Quando é que comprou o carro?

      Responda por favor para podermos concluir o raciocínio.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Elsa Costa

        Olá 🙂
        O carro foi comprado em novembro de 2010 com 56000Km. Já me informei sobre o preço de uma caixa nova, caso tenha que ser que ser substituída e, os 3.000€. Como ainda me faltam mais 3 anos para pagar o carro e, se terei que gastar essa quantia, a familia passará a andar de transportes publicos, pois não temos como fazer face a essa despesa. 🙁 Depois de ter encontrado este site, percebi que as caixas devem ter manutenção, algo que eu não fazia ideia e, que podem ser reparadas. assim sendo, ainda tenho esperança que, com a vossa ajuda poça arranjar uma solução menos dispendiosa.
        Grata pela atenção.

        • Olá Elsa, era o que nós pensávamos de inicio, embora não queiramos levantar dúvidas desconfiamos que esse carro tenha bem mais do que os 56000 km que pensa ter quando o adquiriu.
          Repare, nós dizemos isto porque a primeira manutenção de caixa de velocidades ocorre por volta dos 100 mil km. Isto posto, se comprou um carro com 56 mil e agra tem 86 mil, parece-nos que há algo de errado.
          No entanto, faça uma revisão à sua caixa de velocidade, ou seja, leve-o a uma oficina e mande substituir o óleo, juntas, radiador e filtros. À partida deverá resolver o problema.

          No entanto, leve o carro à Citroen e mande inspeccionar a quilometragem.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

  • Antolino

    Oi pessoal muito bom dia,
    É seguinte, tenho um volvo 750S, foi detectado a mistura de oleo da caixa com água. Os mecanicos desconfiaram problemas com radiador, comprei um novo mas o problema continua, é possivel obter algum subsídio, de como ultrapassar?

    Muito obrigado

    • Olá Antolino, obrigado pela sua questão. Antes de mais gostaríamos de lhe pedir que partilhasse o nosso portal pela sua rede de amigos.
      Respondendo à sua questão, o carro a que se refere foi comprado novo, zero km, ou usado?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Antolinho

        Nao. O carro comprei em segunda ou Terceira mão. O motor responde muito bem. As mudancas engrenam perfeitamente. Unico problema de que enferma é a mistura do oleo da caixa com agua.

        • Olá Antolinho, o que deve fazer é o seguinte, mudar o radiador de água e mudar o torque da sua caixa. Nunca mude o radiador sem mudar o torque.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

          • firmino andre zacarias

            Tudo bem companheiro. É assim por mim todos esses carros k adquirimos através via japão, e melhor trocar toda peca, pk a tecnologia para eles ta muito avançada ,e nos não temos mecânicos preparado para essas situações, e O meu conselho para todos. Obrigado.
            Falado nisso eu também tenho um Nissan serena tenho problema de caixa de velocidade. Ando um percurso de 10 a 20 km passa a deixa de engrenar mudanças fica sem forca. sou obrigado a desligar o motor e esperar 10 a 30m . Depois é k volta ao normal. E eu ando assim mesmo kero ver com vai terminar. Tou a me preparar para compra de outra caixa.

  • José Vasconcelos

    Bom dia,

    Tenho um Audi a4 de 2003 (130 cv e 1900 cc) de cx automática. Há cerca de 3 anos ficou com os sistema de velocidades descontrolado pelo que tive necessidade de substituir o controlador de comando. Agora, e em aceleração baixa o carro começa aos solavancos, no entanto em altas rotações não noto nada de anormal. Será necessário substituir a caixa de velocidades ou será um problema de “embraiagem”?

    Obrigado pela atenção.

    JV

    • Olá José, pelos sintomas que relata só terá de mandar fazer a manutenção à sua caixa de velocidades automática.

      Cumprimentos,

      A Equipa Ao

  • Nuno

    Boa tarde

    Comprei recentemente um CLK de1999, fiz o teste com o carro e a cx. automática fazia passagens constantes e serenas, no entanto, comecei a sentir um aquecimento sob o veio de transmissão, ou seja num dos compartimentos para guardar objectos na consola central.
    Saberão o que poderá provocar este aquecimento? Está longe da caixa mas….

    Obrigado

    • Olá Nuno, desde que esse aquecimento não seja exagerado, pensamos que se trata de uma situação normal, tendo em conta que se trata de uma secção que aquece com naturalidade.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • tiago euclides

    tenho um audi a4 2. 96 automatica o motor so liga com dois fios direto do arranque mas nao engata marcha o que sera ,sera parte eletrica ou cambio aguardo respostas obrigado

    • Olá Tiago, antes de mais, parece-nos que deveria primeiro corrigir a função de start do motor. Mas a questão que relata da caixa poderá estar relacionada com o modulo de cambio. Faça um teste electrónico na oficina.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Rafael

    Olá, veja se podem me ajudar, comprei um honda fit automático num leilão, o carro está aparentemente todo novinho, tudo no seu devido lugar, mas ao ligar o carro e passar para a marcha D ou R ele morre…. por onde começar??

    • Olá Rafael, quando diz “ele morre” , morre como? Poliça, patina, será que pode descrever melhor o que sente no carro?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Rafael

        Olá, ele morre mesmo, é só colocar no D e o carro morre… dá um tranco e morre…

        • Ok.
          Vamos ter de ir por partes. Primeiro faça uma revisão completa à caixa, mude filtros, juntas, verifique o radiador e mude o óleo. Sempre com material de origem. Segundo vai ter de fazer um teste eletrônico e elétrico, para verificar se todas as partes estão a informar bem.
          Temos a certeza que se der estes dois passos, vais ver o seu problema resolvido.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

  • Filipe

    Boa Noite,

    Tenho uma audi A4 2.0 140cv automatica de 2007 com 196.000kms que trabalha muito bem, puxa bem troca as mudanças tudo normal… mas quando a ligo e esta quente faz um “basqueiro”… estremece um bocado o carro… falaram me que devia ser da caixa que estava avarjada… sera possivel’??? Aguardo uma resposta tao breve quanto possivel… Tambem me falaram que se lhe trocasse o oleo da caixa…poderia ser que isso “passasse”.

    Aguardo uma ajuda tao breve quanto possivel

    • Olá senhor Filipe, obrigado pela sua questão. Ficamos contentes por nos ter descoberto, pedimos que partilhe o nosso portal pela sua rede de amigos.
      Uma pergunta, comprou esse carro novo?

      Os sintomas que relata, parece-nos mais falta de uma manutenção séria nessa caixa. Vá à oficina e peça para fazer a revisão geral da caixa, mudança dos filtros, juntas, retentores e óleo. Utilize material de origem.
      À partida deve resolver esse problema.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • mota

    Boa tarde
    Recentemente adquiri um mercedes E 300 de 1993 com 770.000 kms por causa da minha doença pois sou um doente oncológico e tenho muita dificuldade em ter pouca força nas pernas, por isso comprei o carro por ter caixa automática.
    tendo detetado um problema na caixa ou seja uma pancada que fazia estremecer o carro na passagem de 2 para 3 fui logo de imediato mudar o filtro e óleo da caixa assim como a junta. a verdade é que o meu espanto foi tanto que o óleo estava quase preto e o que estava dentro do filtro estava muito deteriorado, a partir desse dia a pancada é muito menor graças a deus pois melhorou muito mas ainda sinto pancada, também sei que as revisões eram feitas na mercedes e que o referido carro esteve 5 anos parado será que essa pequena pancada ira desaparecer com o tempo.

  • Carlos Ribeiro

    Boa noite Sr. António comprei a um ano um mercedes ml 320 automático v6 a gasolina ate ao dia de ontem nunca tive problemas com a caixa, fui fazer um fora de estrada e tentei ligar a redução e bloqueios da caixa e não entraram pois não acendeu a luz e ela funciona porque quando ligo a ignição ela acende, mas depois dessa tentativa só mete a 1º e a marcha atrás já esteve num eletricista e não consegue saber o que é nunca fiz uma revisão a caixa visto que só lhe fiz 15000km depois de o comprar e o antigo dono disse que tinha mudado acha que me pode ajudar, OBRIGADO.

    • Olá Carlos Ribeiro, antes de mais queremos agradecer o seu post. Gostaríamos que partilhasse o nosso portal pela sua rede de amigos.

      Quanto à sua questão, precisamos de saber se comprou um carro a um vendedor particular ou se o comprou num profissional ou a um hipotético vendedor particular?

      Ate já.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Carlos Ribeiro

        Ola Sr. António comprei o jeep a um particular.

        • Olá Carlos, eis a razão da nossa questão, nem sempre devemos confiar no que nos dizem.
          Não o queremos assustar, mas parece-nos que as redutoras e os bloqueios de caixa estão desligados, parecendo que foi feito uma ligação especial para anular o sistema e acender a luz dando a sensação que tudo está ok, quando na realidade não está.
          O nosso conselho é que deve levar o seu carro à Mercedes oficial e mandar fazer um checkup geral ao sistema da caixa de velocidades. Faça isso e depois informe para vermos se estávamos errados ou não.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

  • Douglas

    Tenho um Passat 2006 FSI, e em uma viagem longa acendeu no painel a letra (P) de advertencia escrito Avarias no travão de estacionamento. Apos esse momento, começou a subir a rotaçao do motor mas a velocidade nao subia, parecia estar patinando. Esta avaria no travao de estacionamento pode intervir na caixa de cambio?

    Aguardo retorno.

    Grato desde ja.

    • Olá Douglas, antes de mais obrigado pela sua questão. Gostaríamos que partilhasse o nosso portal pela sua rede de amigos.

      Quanto à sua questão, será que essa advertência está ligada com o travão de mão ou será antes o (P) de Parque?
      Se efetivamente esse sintoma de aceleração descomandada do seu carro ocorre sempre, pensamos que se trata de um problema de caixa e não de travão, até porque em termos mecânicos as coisa não estão diretamente ligadas, a não ser a função de parque quando desliga do seu carro.
      Numa primeira abordagem, recomendamos uma revisão geral da caixa de velocidades/cambio.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Antonio Martins

    Olá e desde já agradeço o tempo dispensado.
    Tenho um Land Cruiser de 2004 com caixa automatica de 5 velocidades, que tem sido sempre revisionado na marca e conta agora com 165000 kms, o que acontece é que de vez em quando e sempre a quente, sinto uns soluços na caixa quando chego a um semaforo ou estacionamento.
    Acontece também que mesmo depois de estacionado ele continua a dar soluços, parece que a engatar ou desengatar.
    Neste momento tenho um problema na suspensão pneumatica que perde ar, será que ao perder ar ele sente necessidade de adaptar a caixa ao autonivelamento da carroçaria? ou não tem nada a ver uma coisa com a outra?
    Mais uma vez agradeço a paciencia,
    Melhores cumprimentos

    • Olá António Martins, antes de mais obrigado pela sua questão. Gostaríamos que partilhasse o nosso portal pela sua rede de amigos.

      Respondendo às suas questões. O problema de suspensão do seu carro está directamente ligado à membrana do compressor, que deve estar ferida e deixa escapar o ar. Quanto à sua questão principal, embora nos diga que o seu carro tem sido sempre revisto na marca, presumo que não tenham feito o mesmo à caixa de cambio.
      O que deve fazer no imediato é mandar substituir o óleo e filtro de óleo, este deve estar tapado, o que impede a passagem do óleo e por consequencia a caixa dá uns soluços.
      Se depois de fazer isso não ficar resolvido, terá que ver a electrónica, por vezes o módulo pode estar danificado, ou, as fichas da componente electrónica podem estar cobertas por óleo.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Antonio Martins

        Obrigado pela resposta e ajuda.
        Ainda á cerca de 3 meses o carro foi á revisao na marca e eu pedi-lhes para trocar o oleo da caixa, pelo que me cobraram 90 euros, em relação ao filtro não sei se o trocaram ou não.
        Existe algum sitio na zona de cascais/ Sintra onde me possa dirigir para tentar averiguar melhor o problema?
        Cumprimentos

        • Olá António Martins, nunca devem trocar o óleo da caixa sem trocar o filtro de óleo. No entanto, parece-nos que o valor que pagou é muito baixo para uma manutenção de caixa de velocidades. Damos-lhe o exemplo de uma Mercedes classe C, só o material custa 120€ mais IVA. Falta acrescentar a mão-de-obra.
          Procure outra oficina ou considere mesmo uma oficina oficial da marca. Pode sempre considerar uma bosch car servie.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

          • Antonio Martins

            Mas esse valor foi na marca, como lhe disse anteriormente, o meu veiculo sempre foi assistido na marca, e cumprido com o plano deles de revisão

          • Olá António Martins, os sintomas que a sua caixa apresenta são de quem tem pago por uma manutenção que nunca aconteceu. Já experimentou fazê-lo noutra oficina?

            Cumprimentos,

            A Equipa AO

  • Luis Santos

    Boa tarde,

    tenho um Audi A3 2.0 140cv com caixa automática que comprei em 2ª mão (97 000 Km). Já fiz cerca de 30 000 Kms e apenas agora noto que quando acelero entre os 70 Km/h e os 80 Km/h sinto uma vibração na frente do carro (como se a frente do carro tremesse para a Esq e para a Dta). Se levantar o pé do acelerador deixa de tremer. Passando esta fase dos 80 Km/h já não sinto qualquer vibração. Inicialmente pensei que fosse pneus e como tal substituí-os, bem como desempanei as jantes da frente. Fui á Audi para substituir o óleo da Caixa (disseram-me que a cada 60 000 Km) e para ver o que se passa. Dizem que terão que analisar melhor e desmontar as transmissões, mas pensam que se pode tratar de um problema na Caixa automática e que a ser, a mesma terá que ser substituida (cerca de 7000,00 €). O que me recomendam?

    • Olá senhor Luís Santos, antes de mais queremos agradecer a sua questão. Gostaríamos que partilhasse o nosso portal pela sua rede de amigos e que fizesse gosto na nossa página de Facebook.

      Para responder à sua questão, gostaríamos de saber o seguinte: De que ano é o carro? Comprou o carro a um particular ou a vendedor profissional? Fez a busca para confirmar a quilometragem real do carro?
      E por fim, que tipo de caixa esse Audi traz?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Luis Santos

        Boa tarde,

        o carro é de 02/2004 e veio da Alemanha em 08/2005. Foi comprado num stand de automoveis mas não consegui obter informação garantida da kilometragem do carro. No livro de revisões faz alusão apenas que em 2008 fez revisão e tinha cerca de 60 000 Km, em 2009 cerca de 75 000 Km e na inspecção feita em 02/2012 tinha 92 000 Km. Comprei em 08/2012 com 97 000 Km. A caixa de velocidades é automática (penso que a DSG pois dizem-me na Audi que tem sistema de 2 embraiagens e tem modo Sport, bem como mudanças sequenciais no manipulo e também no volante com patilhas)

        Obg

        tenho um Audi A3 2.0 140cv com caixa automática que comprei em 2ª mão (97 000 Km). Já fiz cerca de 30 000 Kms e apenas agora noto que quando acelero entre os 70 Km/h e os 80 Km/h sinto uma vibração na frente do carro (como se a frente do carro tremesse para a Esq e para a Dta). Se levantar o pé do acelerador deixa de tremer. Passando esta fase dos 80 Km/h já não sinto qualquer vibração. Inicialmente pensei que fosse pneus e como tal substituí-os, bem como desempanei as jantes da frente. Fui á Audi para substituir o óleo da Caixa (disseram-me que a cada 60 000 Km) e para ver o que se passa. Dizem que terão que analisar melhor e desmontar as transmissões, mas pensam que se pode tratar de um problema na Caixa automática e que a ser, a mesma terá que ser substituida (cerca de 7000,00 €). O que me recomendam?

        • Olá Luis Santos, quanto aos quilometros, sem querer levantar falsos testemunhos, acho que deveria pegar no número de chassis do seu carro e envia-lo à Audi alemanha e solicitar um pedido de informação acerca da quilometragem do carro.
          No entanto, o nosso conselho é que deve fazer uma revisão completa à sua caixa. mudar, filtros, juntas e óleo e coloque material de origem. À partida deverá resolver o seu problema. Esse sintoma é normal em caixas que necessitam de manutenção.

          Não se esuqeça d epartilhar o nosso portal com a sua rede de amigos.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

          • Luis Santos

            Boa noite,

            fui mesmo á Audi e mudei o óleo da Caixa e os filtros, mas continua a fazer o mesmo. Disseram-me que poderia ser ou da transmissão ou da caixa, mas que precisavam de desmontar tudo para analisar e logicamente que cobram uns preços altissimos. Até porque me alertaram logo que se for problema na caixa a única solução é substituir na totalidade (cerca de 7000,00 €)?! Não sei se hei-de continuar a andar com ele assim, pois como nem sempre treme…

          • Olá Luis Santos, como temos algumas reservas ao que as marcas por vezes dizem, faça o seguinte: Passe num concessionário oficial da marca e dirija-se à secção das peças. Lá compre o kit completo de manutenção da caixa de velocidades e vá ao seu mecânico pessoal para lhe fazer ele a revisão da caixa.
            Sabemos que é uma solução um tanto ao quanto esquisita, mas por vezes é a melhor solução. Desta forma, sabe se o kit é ou não aplicado. Não queremos dizer que as marcas debitam o serviço e nada fazem, mas, também sabemos que existem bons e maus profissionais.

            Já agora, de que zona é que o Luis nos escreve?

            Cumprimentos,

            A Equipa AO

          • Luis Santos

            Boa tarde,

            falo de Alfragide-Lisboa.
            Mas o kit de manutenção da caixa de velocidades que mencionam é o óleo e os filtros?
            O que eu acho estranho é o facto do carro tremer apenas ás vezes e apenas entre os 50 e os 70 km/h, quando passa os 70 km/h não treme mais…

          • Olá Luís Santos, presumo que a caixa do seu carro seja DSG, se assim for, terá de ver o estado do volante bi-massa. No entanto, acho que deveria ver o estado dos pneus do seu carro, pode achar muito estranho, mas por vezes pode haver pneus que só demonstram os seus problemas dentro de determinados parâmetros de velocidade, bem com jantes empenadas. Depois de verificar o que lhe dissemos sobre os pneus e jantes, veja se a transmissão está empenada ou mal apertada e só no fim é que deverá considerar o Volante bi-massa.

            Cumprimentos,

            A Equipa AO

  • Antonio Martins

    Ok, muito obrigado pela ajuda e atenção dispensada

  • tenho o mustang 1995 comprei a caixa manual para adaptar pós é automático . quero saber algumas dicas sobre como faser a adaptação para ninguém me aldrabar tipo oque e preciso . pois ja tenho o jogo de pedais , o vulante do motor presença e disco. agradecia mas uma vez obrigado

    • Olá, caro Adolfo, antes de mais queremos agradecer a sua questão. Mas, por agora não o podemos ajudar por não possuirmos o conhecimento para tal pedido de ajuda. Contudo, vamos investigar e mais tarde lhe daremos alguma ajuda.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Boa tarde
    PROBLEMA É :CAIXA DESACTIVA A VELOCIDADE LIGA A LÚZ AMARELA A INFORMAÇÃO DIZ (CAIXA DE VELOCIDADES) PODE ACONTECER 2 3 VEZES AO DIA ,ENTÃO EU DESLIGO PASSADO 30 SEGUNDOS VOLTO A LIGAR DEPOIS ANDA NORMALMENTE.
    JÁ MUDEI UMA VEZ O ÓLEO DA CAIXA ACHO EU QUE SÓ FOI ISSO
    Eu tenho renault megane II 2004 1500cc 100 cavalos caixa automática 4 relacçoes sequencial tem (116 mil km)
    Gostava que o Sr.me possa orientar o que devo fazer.
    Eu comprei o carro novo no primeiros 2 anos tive que mudar a caixa com mesmo problema que está acontecer hoje, ranaut não queria meter a caixa nova la consegui travez da ranault francesa.
    Depois isso andei +/- 2 anos sem problemas depois voltou a mesmo passado 18 meses eu foi dar uma volta ao alto Minho na estrada nacional partir dai andou bem durante um meses largos bem, agora voltou ao mesmo.
    Eu agora para não desligar varias vezes uzo sequencial sempre é menos vezes que desligo.
    Muito obrigado pela atenção gostava que fizesse uma analise sobre estes dados que escrevi muito obrigado

    • Olá, Manuel Meiro, se só passaram 18 meses, saiba que essa caixa tem garantia de 24 meses. O problema dessa caixa está relacionado com o calculador electrónico.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Boa tarde
        Muito obrigado por me responder, a segunda caixa já tinha passado a garantia a caixa teve um interregno de uns meses mas voltou tudo ao mesmo.
        Eu já pedi ao meu mecânico que trabalha na renault novo óleo e vou lhe transmitir a sua opinião que desde já lhe agradeço,no momento oportuno eu lhe comunico lhe sobre situação futura se for possível.
        Obrigado
        .

        • Olá Manuel Melro, nós é que agradecemos a sua colaboração e feedback.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

  • marcone

    Amigo tenho uma bmw 325i 93,. ela começou a dar um problema, No D ela so passa a primeira e segunda e quando aumenta a rotaçao em vez de passar a terceira em diante , ela cai no neutro,. e se desacelera volta na segunda,. sera que o prblema e o modulo?

    • Olá Marcone, antes de mais queremos agradecer a sua pergunta. Gostaríamos que partilhasse o nosso portal pela sua rede de amigos.

      Quanto à sua questão, se a caixa não apresenta danos visiveis, como peças destruídas e só acontece isso, então deverá considerar substituir o módulo electronico e fazer a devida revisão geral da caixa de velocidades.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • marconi reis

    Tenho uma bmw 325i 93 ela parou de passar marcha ,. no D ela so passa a primeira e segunda , depois cai no ponto morto,. dizem que e deito na caixa e outros falam o modulo,. mais tirei o carter e me deparei com pedacinhos dentro do carter

    • Olá Marconi Reis, o que vai quase de certeza ter que fazer é mudar de caixa, pois parece-nos que os danos são muitos para estar apenas a corrigir alguns pontos.

      Mas, nós começaríamos por substituir o calculador, o troque e as peças que já estão deterioradas, mais os filtros, juntas e óleo. Por fim, não esquecer o radiador.

      Quando fizer isto, facilmente vai perceber que o melhor mesmo é substituir a caixa velha por uma nova ou usado.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • marcone

        Abri o carter da caixa e me deparei, com uns pedaços de limalias,. pedacinhos de ferros,. devo substituir a caixa

        • Olá Marcone, tendo em conta o custo de reparação desses danos, o melhor será substituir.

          Cumprimentos,

          A Equipa Ao

  • ORLANDO TAVEIRA

    MEU AMIGO BOM DIA!!
    TENHO UMA BMW 323I 1998 COM 187000KM tudo Indica nunca foi trocado o óleo do cambio AUTOMÁTICO ELA AGORA COMEÇO A TREMER QUANDO EU ENGATO DA POSIÇAO D PARECE QUE FICA QUERENDO SAIR DANDO UNS PULINHOS E PERCEBI TAMBÉM QUE QUANDO PISO NO KINCK DOW O GIRO SOBE ATÉ CHEGA CORTAR GIRO DO MOTOR E DEMORA MUDAR DE MACHA MAS ESSA DEMORA SOMENTE QUANDO USO KINCK DOW( NA ESTRADA) O QUE PODE SER??? SERA QUE É SO TROCAR FILTRO E ÓLEO QUAL ÓLEO RECOMENDADO POIS SOU DE CIDADE DO INTERIOR E OS MECÂNICOS NÃO FAZEM MUITO ESSE TIPO DE SERVIÇO POR AQUI!!!!!

    • Olá Orlando Taveira, antes de mais agradecemos a sua questão. Gostaríamos de pedir que partilhasse o nosso portal por toda a sua rede de amigos.

      Quanto à sua questão, tendo em conta os sintomas apresentados pensamos que tudo se possa resolver com a substituição do óleo de caixa de câmbios e respetivos filtros e juntas. Compre material de origem.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Jose perdigao

    Tenho um mercedes 200 SLK modelo de 2005, com cerca de 70.000 kms com cx automática, tendo esta mudado o óleo aos 60.000.

    Agora começou a, de vez em quando, não passar as mudanças todas. levei-o a uma oficina especializada em mercedes e referiram-me que é uma placa eletrónica da cx que comanda as passagens de velocidades. Isto tem algum sentido? se assim for a reparação é grave?

    Mais ou menos valores?

    Obrigado

    JPerdigao

    JP

    • Olá José Perdigão, antes de mais obrigado pela sua questão. Gostaríamos de pedir a partilha do nosso portal pela sua rede de amigos.

      Relativamente às suas questões, grave não é.

      Existem duas peças que podem ter interferência no funcionamento da sua caixa. Poderá ser a unidade de válvulas e essa custa 1.107.75€ mais Iva ou poderá ser o servo-modulo inteligente e esse teráo custo de 431.09€ mais Iva.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Oscar Silva

    Estou com um problema no meu ML as mudanças não entram, se o desligar um pouco, ponho a trabalhar e funciona mas deixa de funcionar logo de seguida.

  • Oscar Silva

    O problema é uma quê neste momento estou avariado em França, ninguém me pode ajudar, será quê é falta de óleo na cx.

    • Olá senhor Oscar Silva, antes demais obrigado pela sua questão.
      Pensamos que o problema não esteja só relacionado com a manutenção da caixa de velocidades. Mas, pode sempre começar por ai. Mande substituir os filtros, juntas e óleo. Coloque material de origem.
      Se assim não resolver, pensamos que o problema possa estar relacionado com a unidade de válvulas e essa custa 1.107.75€ mais Iva ou poderá ser o servo-modulo inteligente e esse terá o custo de 431.09€ mais Iva.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Carlos Miguel Santos

    Olá António Silva. Eu tenho um VW Lupo 1.2 tdi com cerca de 83.000Km. Esta semana tenho ouvido um barulho excessivo nas transições da caixa de velocidades automática. Também sinto o carro a vibrar quando carrego mais no pedal, embora o carro responda bem. O que me chateia é que o carro saiu da revisão na VW à duas semanas. Foi a primeira vez que fiz a revisão na VW em Gaia, estive a ver a fatura e reparei que o óleo que utilizaram é diferente Galp fórmula 505 e a quantidade 3 litros. Na Vw Aveiro colocavam 4 Litros, como diz no manual, e o óleo era Fuchs Titan, terá alguma influência? Fizeram também a troca dos pneus trás/frente e eu voltei lá para calibrar pensando que resolvia o problema da vibração, detetaram que os pneus que passaram para a frente estão um pouco deformados, vou ter que voltar a colocá-los a trás. Mas eu acho estranho porque em velocidade constante o carro não vibra, só quando acelero mais pricipalmente nas subidas é que ele vibra bastante, mas sem falhas de potência. O ruido da caixa parece uma pancada seca sempre que há transição de mudança. Será que me podem ajudar?
    Obrigado pela sua disponibilidade,
    Cumprimentos,
    Carlos Miguel Santos

    • Olá Carlos Miguel Santos, antes de mais queremos agradecer a sua questão. Gostaríamos de pedir a partilha do nosso portal com a sua rede de amigos.

      Respondendo às suas questões. Em primeiro lugar, deveria desde já reclamar com a oficina que lhe colocou o óleo não recomendado pela marca, deverá ligar para a SIVA Portugal e fazer uma exposição. Não nos parece correcto a marca recomendar uma marca de óleo e uma quantidade e a oficina oficial colocar outros produtos. Mas, o problema da sua caixa deverá estar relacionado com a sua revisão. Esta, é independente à revisão do motor do seu carro. Terá de substituir o óleo de caixa de velocidades automática, filtros e juntas. Faça essa revisão, apenas com material de origem.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Carlos Miguel Santos

        Bom dia António Silva, desde já agradeço a prontidão da sua resposta.
        Hoje dirigi-me à VW e questionei-os sobre o ruido da caixa de velocidades. Falei-lhes da revisão da caixa de velocidades como vocês sugeriram e eles disseram que nestes carros não se faz, porque embora seja uma caixa automática o funcionamento é como uma caixa manual. Sugeri a troca do óleo da caixa e eles responderam que se a marca não refere nada é porque é eterno??? Eu voltei a questionar que nenhum óleo é eterno e vai perdendo os seus componentes e poder de lubrificação, tendo em conta que este carro apesar de ter apenas 83000km já tem 13 anos !!! Eles responderam que podiam trocar mas não deveria resolver o problema, e começaram a mudar o assunto para a embraiagem. Voltei a questioná-los, se a embraiagem nunca patinou nem deu indicios de tal comportamento porque acham que é a embraiagem. Ficaram a olhar um para o outro e não disseram nada. Quanto a mim deu-me ideia que nunca trocaram o óleo da caixa destes carros e por isso é que elas devem dar problemas. Perante isto António Silva o que acha que eu faça ?
        Obrigado mais uma vez.
        Suprimentos, Carlos Miguel Santos

        • Olá senhor Carlos Miguel Santos, agradecemos o seu feedback. Queria-mos só fazer uma correcção, apesar de aparecer o nome de António Silva nos Posts, é uma equipa que responde. O nome António Silva é só um nick name. Só para que não pense que está a falar com uma pessoa só :).

          Quanto ao que deve fazer, achamos que deveria questiona-los outra vez, mas por escrito e dar conhecimento, igualmente por escrito à SIVA e aguardar pela resposta. Achamos que deveria experimentar outra oficina e colher uma segunda opinião.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

  • levy antonio ribeiro

    Olà senhores. Tenho um Golf 2003 2.0 chassi nº 9BWA01JX34009314 COM 100.KM,comprei a 6 meses e atè agora tudo bem ,mais de alguns dias para ca, quando estou andando posição D,e paro sem colocar na posição N e fico pisando no freio, o carro começa a dar uns pequenos trancos ,quando passo a marcha para o N volta ao normal. Pergunto, será porque è errado ficar parado com o pè no freio e na posição D e por isso esta dando estes trancos ou estou dirigindo e fazendo errado ou tenho que trocar o óleo da caixa ,pois quando adiquiri carro ,esqueci de perguntar se haviam trocado o óleo ,por isto estou na duvida se devo trocar o óleo ou nâo e qual o tipo e quantidade ,que tenho que comprar?Obrigado desde já.Levy

    • Olá Levy António Ribeiro, antes de mais queremos agradecer a sua questão.
      Apear de a sua questão ser um pouco complicada, entendemos que o problema da sua caixa possa estar relacionada com o calculador electrónico da mesma e não da revisão que as caixas automáticas necessitam.

      Contudo, comece por mudar os filtros, juntas e óleo. Utilize sempre material de origem. Se não resolver o problema como pensamos, então o melhor mesmo é substituir o calculador.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • António Baptista

    Boa tarde Sr. António Silva
    Apesar de já ter vendido o Golf gostaria de saber a sua opinião dado que o representante “Siva” continua a atribuir a responsabilidade ao cliente. Quando comprei (2008) o Golf, 1900 cc, Gt Sport com caixa automática DSG 7 velocidades ao fim de 15 dias e 1300Km a caixa bloqueou e não entrava nenhuma mudança. No concessionário disseram que foi um freio (sem problemas). Como já era o segundo Golf que lhes comprava acreditei. Ao fim de 3 anos com 44000Km teve de levar uma “Mecatrónoca” nova.Estive um mês com carro cedido pelo o Concessionário. Já tinha terminado a garantia (2anos) mas nessa altura assumiram todos os custos. Com 4 anos e 53000 o carro continuava com problemas- Aos 5 anos e 60000 Km o Concessionário transmitiu que o problema era da caixa DSG e que teria que levar uma nova não assumindo eles a responsabilidade. Depois de ter reclamado para a “Siva e VW Alemã e não ter obtido resposta positiva decidi vender o Golf.Assumi a avaria da caixa e tive que baixar o preço de venda. Afinal agora vi noticias da VW aparticipar recolha de 2,6 milhões de viaturas algumas com problemas na DSG 7. Já avisei a quem vendi destas noticias. No entanto a “Siva” responde a isto dizendo que é noutros Países! é preciso ter lata. Peço desculpa de me ter alongado tanto. Desejo um FELIZ NATAL PARA SI SUA FAMÍLIA E TODOS OS VISITANTES DESTE SEU ESPAÇO. O meu muito obrigado.

    • Olá António Baptista, recebemos a sua informação e a equipa do AO vai entrar em contacto com a SIVA para obter essa resposta. De seguida, vamos escrever um artigo sobre o assunto e vamos revelar o parecer da SIVA acerca deste assunto.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Vitorino

    Olá António Silva. Tive um corte no carter da caixa e despejou o óleo todo, existe algum risco em soldar o carter da caixa?

    • Olá Vitorino, o risco que poderá correr é só no caso de essa solda não ficar bem feita, caso contrário não há risco.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Rui Claro

    Boa noite,

    Tenho um BMW 730d de 1999 com caixa automática. A caixa avariou à cerca de 1 ano e foi reconstruida pela eurotransmissao em Braga. Há uns meses que comecei a sentir o carro aos solavancos, quando este vai a uma velocidade constante e baixa rotação, como que a baixar e depois colocar mudanças. Pergunto qual será o problema?

    • Olá Rui Claro, antes de mais queremos agradecer a sua questão. Pedimos para que partilhe o nosso portal com a sua rede de amigos.

      Quanto à sua questão, pensamos que esse sintoma possa estar relacionado com a falta de uma revisão adequada.
      Quantos kms fez, depois de reconstrução?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Rui Claro

        Obrigado pela V/ rápida resposta.
        A caixa fez aproximadamente 20.000 Km.
        Cumprimentos.

        Rui Claro

        • Olá Rui Claro, pergunte na oficina se utilizaram o Kit de reconstrução de origem?

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

    • Olá Rui Claro, antes de mais obrigado pela sua questão.

      A questão é, depois da reconstrução, já fez alguma revisão à caixa? Quantos kms fez com essa caixa reconstruída sem fazer revisão?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Rui Claro

        Boas,
        A caixa depois de reconstruída fez 20000 km.

        Cumprimentos,

        Rui Claro

        • Olá Rui Claro, não queremos duvidar acerca do trabalho executado, mas,temos algumas reservas quanto aos materiais utilizados. No entanto, verifique os níveis da caixa e respectivos filtros.
          faça-o noutra oficina e não lhes diga que fez recondicionamento da caixa.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

  • ALEXANDRE NATARIO

    boa tarde tenho um pequeno problema no meu carro ao nivel da caixa automatica a frio o carro patina um pouco disseram me que pode ser o oléo da caixa ja muito gasto e sem lubrificacao o carro e um velsatis com 340000 KM agradecia de avanco a sua resposta muito obrigado

  • bruno abreu

    Ola sr Antonio Silva tenho um jeep grande cherokee 3.1 e quando acelero a fundo as ultimas mudanças parece que entra 4 depois 3 e volta a 4 no quadrante fico com o conta km aos saltos e o ponteiro da gasolina cai para a reserva se conduzir num andamento normal não sinto nenhum problema mudei o óleo e filtro e coloquei multi ATF da champion o equivalente a ATF +4 segundo o que me disseram.tem ideia do que possa ser?agradeço assim que for possível a sua resposta ONG.

    • Olá senhor Bruno Abreu, só para que não fique com a sensação que está a falar com uma pessoa isoladamente, António Silva é o nome da Equipa AO ;).

      Quanto ao seu problema, seguramente que está com problemas no calculador electrónico. Veja a componente de gestão electrónica da sua caixa.

      Consulte o seu mecânico e depois relate-nos o que lhe foi dito.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • bruno abreu

    Antonio Silva obrigado pela resposta mas pode refinar mais a resposta tenho o jeep no electricista que tem um igual e trocou o modulo ou centraliza da caixa não sei o nome e o jeep fica na mesma a centraliza pode se por na maquina para ver erros? Ele diz que sim mas a maquina que ele tem so da para o motor que acusa 0 erros.pode ser algum sensor válvula ou a caixa estar estragada?onde fica o calculador electrónico?agradedeco assim que for possível a sua resposta obg.

    • Olá senhor Bruno, o problema só poderá estar na componente electrónica da caixa, ou, poderá também ser o sensor do acelerador que poderá estar com problemas.

      Outros problemas, poderão estar associados às performances quer dos injectores quer do turbo, algo que esteja a transmitir alguma informação à caixa para que esta tenha esse comportamento.

      Quanto à revisão que fez à caixa, o material que o usou é o que a marca recomenda, correcto?, Não há dúvidas acerca disso, pois não?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • bruno abreu

        Em relação ao material da revisão não tenho duvidas. Tenho o carro numa oficina que dizem ser especialistas em caixas automáticas e disseram-me que o problema e da cabelagem ou seja sao fios da caixa para a (centralina)?não sei se concordo fizeram um teste e os valores não são conclusivos vou aguardar, mas não muito pois levam 35euros a hora e não `e na jeep não tenho mais conhecimento a nível de oficinas.os problemas que me diz penso serem fáceis de resolver. Obg pela ajuda que penso ainda precisar

  • Leandro

    o sr antonio… tudo bem.. estou com um problema tenho um audi a6 96 com transmissao automatica de uma semana pra ca… ele começou a demorar a passar da 1a para 2a macha … parei de andar nele… e agora fui ligar ele … ele fica tipo fazendo um barulho de como um disco passando no outro… alguns me disseram que tenho que trocar uns disco que vai detro da transmissão e tem outros que dizem que so trocando o oleo da transmissão resolve… a outra coisa depois que começou a fazer isso… e so eu andar nele e ele esquentar… ele começa a fazer um barulho estranho e voce acelera voce sente como se o carro tivesse amarrado não anda…

    • Olá Leandro, antes de mais obrigado pela sua questão.
      Na nossa opinião, achamos que deveria fazer primeiro uma revisão à caixa, mudar o óleo, filtros e juntas. Utilize sempre material de origem recomendado para o seu carro.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Paulo pinto Mendes

    Boa noite tenho um audi A6 3.0 quatro de 2004, que com 450.000 km começou a patinar na terceira velocidade, o carro tem caixa automatica, mandei reparar , em Barcelos na Pm car e quando veio estava bom , agora com mais 100.000 está a dar solavancos , vibra ao acelerar , eu fiz 450.000 km sem qualquer manutenção, agora com 100.000 será falta de mudança de olio?quando foi reparada julgo ter levado o bloco de valvolas será falta de mudança de olio , onde me devo dirigir.

    • Olá paulo Pinto Mendes, faça a revisão à caixa que já devia ter feito há tendo em conta que se trata de uma caixa recondicionada.
      Mude os filtros, óleo e juntas, utilize o material de origem e recomendado pelo fabricante para esse carro.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Paulo pinto Mendes

        Obrigado , mas temo não ser este o problema . Mas vou fazê-lo pode recomendar alguém que o faça? E temo também que a caixa não tenha sido recondicionada, porque chego a conclusão que fui enganado na Pm car!!!

  • André

    Ola a todos! Antes de mais obrigado a toda a equipe pelo vosso labor.
    tenho um mercedes w203 de 2003 com 145000, depois de fazer a manuteçao ao cambio automatico aos 120000 este ficou a perder fluido, tendo posteriormente mudado a ficha electronica no bloco da caixa o problema ficou resolvido. no entanto agora ja com 145000 em frio e a baixas temperaturas 2 ou 3 graus ao arrancar suavemente quando vai a passar de 1 a 2 parece que solta a marcha vibra um pouco e se acelero mais forte entao parece que engrena a marcha e sai normal, depois de quente funciona bem. algo nao esta a 100% porque antes tal nao acontecia. agradeço qualquer tipo de ajuda:

    • Olá André, obrigado pela sua questão.

      Duas coisas podem estar acontecer, a primeira é quem lhe fez a manutenção da caixa, será que utilizou o kit de manutenção que a Mercedes vende. Este, é composto por filtros, óleo e juntas. Parece-nos que se a revisão foi feita, o material não deverá ser de origem.
      Continuando haver fuga de óleo, a ficha do sensor poderá novamente estar comprometida e os problemas a surgir de novo.

      Se não for nada disto, veja também o sensor do acelerador, por vezes induz a caixa em erro.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • André

        Uma vez mais, quero dar os parabèns a Equipa, pelo rapidos que sao em responder.
        No meu caso sim levou o kit original mercedes, o problema de fuga de liquido esta totalmente reparado. Levou a ficha nova, e jà tà.
        o unico problema que tem é que no inverno quando esta frio e ao arrancar suavemente parece que se precipita e cambia de marcha, depois vibra, nao à aguenta e volta a primeira, acelarando um pouco mais vai normal. Sera o ja antes dito sensor do acelerador? ou pode ser outra coisa?
        Cumprimentos.

        • Olá André, acho que poderá ser a embraiagem, isto porque quando diz que a frio ela poliça, isto é, vibra.
          O sensor poderia ter interferencia, mas acho mais prudente fazer uma análise à embraiagem do seu carro.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

  • Luis Paulino

    Ola, o meu nome é Luis Paulino, tenho uma classe E 220cdi de 2003 com 170000km, a caixa automatica tem trabalhado sempre bem, a proxima revisão da caixa são aos 190000kms, mas á cerca de uns 20000kms atras sinto que quando ligo a carrinha e começo a andar em D de manha quando o motor esta frio, a passagem da 1ª para a segunda faz um pequeno solavanco, tanto em C como em S, da 2ª para a 3ª e para as demais não acontece. Reparei por baixo da carrinha na zona da caixa automatica esta humida de oleo, será que esta a perder oleo. Outras vezes é quando chego a um lugar para estancionar a carrinha e preciso de meter em R para estancionar, mal coloco em R e acelero logo, a carrinha faz uns saluços e só depois é que agarra a mudança. A manutenção desta caixa só falhou na segunda manutenção que era aos 120000kms, mudou aos 130000kms ( mudança normal era aos 60000kms – 120000kms – 180000kms )
    Será que é preciso fazer manutenção urgente da caixa? Obg.

    • Olá Luis Paulino, antes de mais obrigado pela sua questão. Gostaríamos de pedir a partilha do nosso portal por toda a sua rede de amigos.

      Respondendo à sua questão, pelos sintomas apresentados, não existe grandes dúvidas quanto à questão da manutenção da caixa de velocidades. Os sintomas estão relacionados com a falta de óleo.
      Na nossa opinião deveria comprar o kit de manutenção de caixa de velocidades na Mercedes, onde lhe é vendido uma caixa com o óleo, os filtros e juntas. Mande substituir e vai ver que os resultados são imediatos.

      Cumprimentos,

      A Equipa Ao

      • Luis Paulino

        Quero agradecer o comentario do Sr. Antonio Silva, um muito obrigado pela sua ajuda.
        Ainda bem que não é nada demais, na segunda-feira dia 20, já estava agendado uma intervenção na mercedes para a manutenção completa da caixa auto. Ainda por cima eu andava a fazer a manutenção da caixa numa oficina fora do concessionario mercedes, e custava sensivelmente cerca de 200€ sem ser com as peças originais. Na mercedes o preço é de 243€, manutenção completa e com peças originais 🙂

        Abraço
        Luis Paulino

        • Olá senhor Luís Paulino, a equipa AO agradece o seu feedback. Gostaríamos de lhe pedir a partilha do nosso portal por toda a sua rede de amigos.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

  • salomao

    olá, tenho um BMW 528i que só troca marcha de 1ª p/ 2ª, já troquei o óleo do cambio (só ñ do conversor) pois o mecânico disse que poderia ser isso, mas o problema persiste, também que pode ser o pacote de discos, mas ñ posso ficar trocando peças até por acaso descobrir o problema, grato.

    • Olá Salomão, tal como o seu mecânico informou, tudo aponta para que seja o conversor.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Erasmo Gil

    Bom dia, tenho um Isuzu Bighorn, 3.1 Diesel, turbo, caixa de velocidade automática. Qual é o comportamento da caixa de velocidade quando o óleo é insuficiente? quando conduzo o carro em referência depois dele aquecer tem reacção atrasada em relação a aceleração do motor. Que espécie de avaria deve ser, das maiores ou não? Agradeceria se pudessem me dar uma resposta urgente por forma a tomar uma decisão.
    Atenciosamente, Erasmo Gil.

    • Olá Erasmo Gil, comece por fazer a revisão à caixa, mude o óleo filtros e juntas e veja como se comporta o seu carro.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • António Baptista

    Boa noite
    Gostaria de ser informado se a minha exposição (2 Dez. 2013) já teve algum desenvolvimento. Recebo os vossos mails mas não consigo ler nada sobre o assunto apresentado.
    Agradecido pela vossa atenção
    Apresento os melhores cumprimentos
    António Baptista

    • Olá, caro senhor António Baptista, lamentamos, mas ainda não obtemos a resposta que queríamos para lhe prestar mais esclarecimentos.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • João Silva

    boas, gostaria de saber para que servem as mudanças 2 e 3 da caixa automática? ja li que servem para ajudar na travagem em descidas ingremes? e em subidas ingremes? tambem servem? cumprimentos.

    • Olá João Silva, as mudanças na sua generalidade servem para colocar e manter em marcha o veículo, no entanto, podem também ser usadas para auxiliar o motor quer nas subidas conferindo mais força, quer nas descidas ajudando na travagem do mesmo.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Vitorino

    Ola. Tenho um um Audi A4 2.0 de 2003 caixa tiptronic, tive um pequeno acidente, passei por cima de um ferro que me causou um corte de mais ou menos 10cm no carter da caixa de velocidades e perdeu todo oleo, será que existe algum meio de selar sem ter que soldar, isto é, alguma cola ou massa apropriada para selar de forma segura?

    • Olá Vitorino, seguramente que há forma de soldar essa peça, mas será melhor comprar uma nova ou mesmo uma em segunda mão.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Xavier

    Boa tarde!

    Acabo de comprar um Honda Accord 2.2 EX VTEC de 1994 (modelo americano) com 139 mil km’s. Tem caixa automática de 4 velocidades, mas não sei nada sobre ela, gostaria de pedir que me pudessem dar alguma informação da mesma, o modelo e se é fiável, tal como que tipo de manutenção precisa, intervalos da manutenção, etc, isto tudo para poder evitar problemas no futuro.

    Obrigado
    Xavier Ribeiro

    • Olá Xavier, antes de mais obrigado por nos questionar. Quanto ao carro, é fantástico, quanto à caixa, não lhe sabemos dizer nada sobre ela.

      Lamentamos. Contudo, se encontrarmos alguma informação, enviamos-lhe um email.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO.

      • Xavier

        Obrigado pela resposta

        Até agora não vejo problemas nenhuns, a caixa comporta-se lindamente, nao é muito suave, é brusca até, mas trabalha bem, foi o meu primeiro carro automático, e quero ter cuidado dadas as coisas que já ouvi acerca de gastos com problemas da mesma. Reparo que, na mesma mudança, consoante piso um pouco o acelerador as rotações mudam muito, mesmo 1000 ou mais rotações, isto será normal certo? e numa redução, antes da redução a aceleração é normal, mas ele faz mesmo uma subida de rotação em cerca de 2000rpm antes de reduzir, também é normal?

        Agradeço imenso a vossa colaboração e continuação de bom trabalho.
        Cumprimentos

  • reinaldo acacio alves

    ola tenho um golf 2.0 2001 automatico que esta me dando dor de cabeca quando comprei ele estava perfeito trocando de marchas certinho depois de uns messes e comecou a entrar no modo de emergencia so trocava de marcha na alta rotaçao ai troquei o sensor de rotaçao e velocidade da caixa continuou a mesma coisa troquei oleo filtro chicote das solenoides e agora ele continua no modo de emergencia quando vou arrancar no D ele patina quando coloco no 1 ele arranca bem troco pra 2 ele continua bem quando passo pro 3 ele vai bem mas quando coloco no D ele nao passa mais fica so de 3º por favor me de uma luz. obrigado

    • Olá Reinaldo, o seu problema deve estar relacionado com embraiagem. Mande verificar.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • clara

    Boa noite,

    Tenho uma seat Alhambra de 2001 com caixa automática e na ultima semana, quando o carro está frio, a marcha atrás não entra á primeira, depois de quente não dá problemas … O que vos parece ? O óleo da caixa foi mudado há alguns meses. Obrigada e continuem o bom trabalho.

    • Olá Clara, obrigado pela sua questão. Não temos a certeza de 100%, mas circule com o carro e quando esse tiver atingido os 90 graus de temperatura, peça na oficina para lhe medirem o nível do óleo da caixa de velocidades. Também pode verificar junto do seu mecânico a parte mecânica e o módulo de comando electrónico da caixa. Muito importante, utilize neste órgão sempre material de origem.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • jader

    Ola, tenho uma bmw 320 i 2002 a qual possui caixa de marcha automatica, a cerca de 60 dias quebrou a helice furando o trocador de calor de oleo da caixa e saindo todo o oleo, depois de trocar o trocador, acendeu a luz de atenção da caixa no painel e quando coloco para traz fica com torque, mais quando coloco para frente, fica sem força de traçao, queria saber quando de oleo coloco, aonde fica a entrada, ou se e outro plobrema, pois ja coloquei 4,litros e meio de oleo. desde ja agradeço a toda a atenção.

    • Olá Jader, mande verificar o nivel do óleo da caixa de velocidades depois de o carro atingir os 90 graus de temperatura.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • jorge Gonçalves

    Boa noite,
    Tenho um Jeep grandcheroke e estou com um problema na caixa automática, depois de quecer começa a verter oleo. Qual sera o problema?
    Comprimentos.

    • Olá Jorge Gonçalves, mande fazer uma revisão à caixa, troque óleo, filtros e juntas. Utilize material original.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Shiraaz Sulemane

    Ola !

    Obrigado pelas esplicaçoes citadas em cima…
    Eu tenho um Audi A4 motor 2.4 , Ele tem problema de conecxao com a mudança, por vezes demora ler, mas anda perfeitamente, eu gostaria de saber o que posso fazer em relaçao a esse problema … Obrigado

    • Olá Shiraaz, pelo que posso perceber existe atraso nos comandos da caixa. Na nossa ideia, o problema poderá residir no comutador de cambio. No entanto, achamos que deve primeiro efectuar uma revisão à caixa, mudando óleo, filtros e juntas, com material de origem.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Carlos Diaz

    Boa tarde Equipa AO:
    Neste momento tenho o seguinte problema:
    – Sou proprietário de uma Chrysler Grand Voyager Limited, 2.8, diesel. 2007, 83.000 km.
    – Há seis meses ligou a luz amarela (símbolo motor).
    – Por causa da referida luz visitei em duas oportunidades o representante da marca. O diagnóstico nas duas oportunidades foi:”O motor está em excelentes condições, no entanto a viatura tem problemas na caixa de velocidades” (automática)”.
    – Apesar da citada luz amarela continuar ligada, a viatura tem uma condução normal, não se observa nenhuma anomalia, continua a ter a mesma potência e atinge a sua velocidade máxima em auto-estrada, as mudanças são feitas com naturalidade, não existem ruídos anómalos ou parásitas..
    – O único “senão” relaciona-se com o facto de ter reparado um ligeiro aumento no consumo. Aumentou de 9,6 para 11,5.
    Agradeço desde já a vossa preciosa orientação.
    Atenciosamente,
    Carlos Díaz

    • Olá Carlos Diaz, pelo a descrição que nos faz, tudo indica que o problema poderá estar relacionado com os injectores e não com a caixa de velocidades. Verifica aumento de emissão de fumo na saída de escape?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • joao freitas

    Venho por este meio pedir a sua ajuda. Tenho um Fiat Punto Selecta com uma transmissão ecvt. Já levou uma embreagem eletromagnética pó de ferro com um preço de 3.000,00 € Agora depois quente no para arranca da cidade patina.
    Em auto estrada anda normal !!!!!!!!!!!
    Se poder ajude-me.

    • Olá João Freitas, trocou a embraiagem, muito bem, mas fez a revisão à caixa de velocidades, isto é, mandou trocar óleo, filtros e juntas?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • joao freitas

    Mudei oleio da caixa original tutela cvt
    Porta escovas original

    • Olá João, uma vez que mudou o óleo da caixa, faça o seguinte, depois de o carro atingir a temperatura de 90 graus, leve-o à oficina e peça para verificar o nível do óleo a quente.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • miguel oliveira

    boa noite….
    eu tenho um mercedes E270 cdi de caixa automatica e ontem deparei-me com um problema, quando eu meto a caixa em P (park) tiro o pé do travão, depois quando vou a desengatar para meter em D ou em R meto novamente o pé no travão só que depois não desengata do P para as outras velocidades fica empancado no P e so depois de muito tentar é que sai do P e engrena nas velocidades D ou R.
    o óleo da caixa esta em boas condições que ja verifiquei .
    o que podera ser alguem me pode diser.
    comprimentos e obrigado

    • Olá Miguel Oliveira, muito provavelmente o problema está no comutador de velocidades, ou seja, no módulo electrónico. O melhor mesmo é leva-lo ao concessionário oficial para que esse órgão seja observado com mais pormenor.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Sergio Magalhães

    Olá boa noite, tenho um bmw 730d de 2003, começou a patinar quando acelero mais rápido ,
    Tem 86.000 km e nunca foi mudado o óleo da caixa, este modelo muda ao 60.000km será por falta de muda óleo que patina? (apareceu no dia seguinte a patinar um aviso no visor em amarelo a dizer engine conduza com moderação e dirija se a uma oficina bmw)

    Atentamente
    Sergio Magalhães

    • Olá Sérgio Magalhães, pelos sintomas que descreve, o mais certo é ser mesmo a falta de revisão dessa caixa de velocidades. Mande mudar o óleo, filtros e juntas. Depois, circule com o carro e quando este estiver suficientemente quente, mande verificar o nível do óleo. À partida, o seu problema fica resolvido.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Joao Lemos

    Olá
    Tenho uma Ford c-max, cx durashift com 55000 kms, comprada nova que ao chegar a casa, quando abrandava, parou subitamente. Coloco o motor a trabalhar em N ou P mas logo que mudo para D ou R o motor vai abaixo. Na oficina dizem que a caixa tem que ser substituida. Que fazer?

    • Olá João Lemos, se comprou um carro novo e ele veio com defeito e a marca lhe está a dizer que tem de substituir a caixa, o que deve fazer é proceder imediatamente à troca dessa caixa de velocidades.
      Há quanto tempo tem o carro?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Joao Lemos

        O carro foi comprado novo em 2007. Primeiro disseram que a cx tem que ser substituida (comprada por mim), no entanto agora já dizem ser apenas necessario mandar reparar o conversor de torque. O meu receio é gastar dinheiro nisso e o problema continuar.

        • Olá João, o senhor está a dizer que pagou uma caixa nova com o seu dinheiro?
          Se o fez há quanto tempo?

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

  • Pedro Valente

    Boa Noite
    Estou em negociações com uma mercedes 320 CDI de 2004 caixa automática 4 velocidades ,aminha pergunta é :
    1º Posso aplicar uma caixa automática de 7 tritonic da ultima geração,,qual o custo + – ?
    2º Com esta transformação obtenho melhores consumos ?
    Pode partilhar
    Pedro

    • Olá Pedro Valente, obrigado pela sua questão. Antes de mais gostaríamos de pedir que partilhasse este portal pelo seu circulo de amigos.

      A sua pergunta é muito técnica, mas mesmo assim, e olhando um pouco a fundo nessa área, é quase certo que não é possível essa alteração, pela especificidades quer da caixa de velocidades, quer do próprio motor. No entanto, mesmo que existisse um adaptador, essa transformação ficaria muito dispendiosa.

      Quantos ao consumos, sabemos que mais relações numa caixa privilegiam a diminuição do consumo de combustível.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • João Santos

    Boas… tenho um Seat Ibiza 1.9 TDI com reprogramação da centralina para 160 cavalos.
    Hoje ao sair de casa o carro só andava de marcha atrás!?

    Saio da garagem de marcha atrás e quando chego à estrada ao engator a 1ª e o carro simplesmente morre, volto a ligá-lo, pois pensei que tivesse sido eu com a azelhice do sono tivesse largado a embraiagem de mais e deixei-o ir abaixo, mas volto a engatar a 1ª para andar e ele volta a ir abaixo. Experimentei e ele ao ralenti mantém-se na perfeição, dou umas aceleradelas, e ele sempre a comportar-se como se não tivesse problema nenhum, ao engatar de novo a 1ª ele volta a morrer. A questão é que ele de marcha atrás está perfeitamente normal, não falha nem nada, sempre que meto a 1ª e levanto a embraiagem pa andar ele vai abaixo, só consigo que ele ande alguma coisa se for sempre a fazer ponto de embraiagem e a acelerar. Se tenta engatar depois a 2ª ele morre também.

    Basicamente ele em marcha atrás está normalíssimo, experimentei inclusive ir até ao corte pa ver se falhava e atinge-o sem qualquer problema, mas ao engatar a 1ª pa andar para a frente ele vai abaixo. Já testei noutro carro os injetores, centralina e bomba de combustível e tá tudo a funcionar sem problema, logo se funciona no outro, o problema não vem daí. Simplesmente ganhou este problema de ontem pa hoje.

    Alguém sabe do que se trata? Agora este carameo não quer andar pa frente? haha -.-

    • Olá João, a sua questão é mesmo muito complicada sem olhar directamente para o carro, mas pela sua descrição só poderá estar relacionado com o comando de cabos da caixa de velocidades. Não é nada electrónico, é a parte que comanda a caixa de velocidades e que poderá estar com algum problema de comunicação com a mesma. Achamos que antes de mexer em turbos, injectores e coisas assim, deveria mandar ver ao pormenor a sua caixa de velocidades.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Berto Lima

    Boa Noite
    Adquiri um jeep grand cherokee de 2000 c/160..000 KM ,A MINHA QUESTÃO E´SOBRE CAIXA AUTOMATICA ,POIS QUANDO PASSO DA

    POSIÇÃO PARQUE PARA N OU D FAZ MUITA FORÇA NA ALAVANCA DE VELOCIDADES DE RESTO DEPOIS DISSO A CAIXA FUNCIONA NORMALMENTE.

    • Olá Berto Lima, mande verificar os níveis de lubrificação da caixa.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Aderito Salamanca

    Caríssimos,
    Escrevo de Angola, e o meu problema e o seguinte:
    Tenho um Subaru Tribeca 2009′ com 95.000km de caixa automática com 5 velocidades, do tipo shift tronic( modo manual). Nunca teve problemas e acredito também nunca ter feito a manutenção da caixa. Em circulação na cidade, não há qualquer problema, mas em viagens longas, as vezes quando acelero para as ultrapassagens, e a rotação passa as 4 mil, faz um ruído e o carro não passa dos 100km. Tenho que tirar o pé do acelerador e volta a ganhar velocidade. Ou seja tenho que acelerar progressivamente para ganhar velocidade em baixa rotação. Em subidas muito íngremes , tenho que usar o modo manual, porque no D fica muito lento. Agradecia a vossa ajuda. Entretanto vou preparar o kit de revisão da caixa, pode ser que os níveis de óleo, filtros etc… Não estejam em condições. Porque o carro anda normalmente sem trepidação, ou qualquer tranco. Obrigado

    • Olá Aderito, antes de mais obrigado pela sua partilha. Gostaríamos de pedir que partilhasse o nosso portal pela sua rede de amigos.

      Quanto à sua questão, parece-nos que o problema possa não estar relacionado com a caixa de velocidades, mas talvez com a válvula de pressão do turbo ou com a cablagem que comanda a alimentação do motor.
      No entanto, recomendamos que faça uma revisão à caixa de velocidades do seu automóvel.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • João Ribeiro

    Bom dia,
    desde já felicito a Equipa AO pela criação desempenho e dedicação do fórum.
    Adquiri recentemente um CLK 200 (209) gasolina, de 2002 cx. aut., e de inicio não detetei anomalia alguma, na última viagem que fiz, começou a ter um comportamento estranho nas passagens de cx, como se estivesse baralhado, ou seja, quando acelerava para ganhar mais velocidade(ex. uma ultrapassagem) a rotação subia, no mesmo instante baixava um pouco, voltava a subir, efetuava a passagem de cx (baixava a mudança para ganhar velocidade) mas em seguida voltava logo a passar de mudança como se tivesse aliviado o acelerador para que isso acontecesse, será que tem a ver com manutenção da cx, com o acelerador, programação, etc.
    Agradecia ajuda para resolução do problema.
    Melhores cumprimentos
    João Ribeiro

    • Olá João Ribeiro, antes de mais obrigado pela sua partilha. Gostaríamos de pedir que partilhasse o nosso portal pela sua rede de amigos.

      Realmente, as caixas de velocidades da mercedes são muito boas, mas quando dão problemas, são chatas de resolver. Isto porque, os três quadros que nos apresenta são possíveis causas de mau funcionamento da caixa. Nós recomendamos que comece por fazer uma revisão à caixa e veja o seu comportamento e se ele se mantiver, então poderemos estar na presença de um erro programação ou algum hardware da caixa.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • João Ribeiro

        Bom dia equipa AO,
        desde já agradeço o feedback á minha anterior questão.
        Efetuei a revisão á caixa tal como me recomendaram e com os devidos componentes recomendados pela marca mas o problema manteve-se, seguidamente fui á marca fazer o diagnóstico, do qual me foi transmitido que tem um problema elétrico na unidade hidráulica.
        Como o orçamento é bastante elevado, gostaria de saber a vossa opinião, e o que recomendam, bem como se sabem de alguma casa da especialidade e de confiança sem ser na própria marca onde possa ser efetuado este serviço com um custo menor mas com garantia.
        Sem outro assunto de momento
        Os melhores cumprimentos
        João Ribeiro

        • Olá João Ribeiro, o ideal era saber mesmo o nome dessa unidade ou se essa unidade se chama mesmo dessa forma.
          Estamos a falar de um mercedes e sabemos que as suas caixas de velocidades automáticas são muito fiáveis, e, por esse motivo recomendamos a marca.
          Caro João, existem sectores de uma automóvel que é melhor ser mesmo a marca a mexer, a caixa de velocidades automática é o órgão extraordinariamente complexo, pelo que entendemos ser melhor a intervenção da marca.
          Procure dentro dos concessionários oficiais da marca aquele que lhe apresenta o melhor valor, negoceie com eles.

          Quanto a uma possível recomendação, não conhecemos ninguém.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

  • Patricia

    Bom dia! Tenho um Honda Fit 2006/2007 automático e ele engasga e da a impressão que vai apagar quando paro o carro. O que pode ser? Já levei ao mecânico e ele não encontrou a origem do problema.

    • Olá Patricia, antes de mais obrigado pela sua partilha. Gostaríamos de pedir que partilhasse o nosso portal pela sua rede de amigos.

      Vamos ter de pedir que seja mais especifica para lhe podermos ajudar. Diz que dá a impressão que vai apagar??? Não faz sentido o que nos diz.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Filipe Faria

    Boa noite, tenho um E320cdi e recentemente depois de o levar a Mercedes para trocar as velas de incandescência e uma placa electrónica que controla as velas comecei a notar que numa determinada faixa de rotações entre as 1000 e as 1200 e a velocidades de +/- 60 km/h e mais particularmente em desaceleração,( mas também acontece em aceleração suave) se nota uns pequenos solavancos no carro. Será problema na caixa de velocidades ou será problema de injecção? Agradeço a atenção dispensada.

    • Olá Filipe Faria, antes de mais obrigado pela sua partilha. Gostaríamos de pedir que partilhasse o nosso portal pela sua rede de amigos.

      Mande ver o estado da sua caixa de velocidades e caso seja necessário, mande fazer uma revisão da mesma. Caso o problema se mantenha, poderá ser um problema relacionado com a injecção. Mas comece pela caixa.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Paulo Dias

    Srº Antonio, tenho tido vários problemas na caixa automática sequencial do meu Honda Prelude, foi subtituida pela segunda vez e até estava em condições mas não metia sequencial, agora quando está fria mete as mudanças quando aquece deixa de meter, desligo o carro e ligo novamente e já entram mas por pouco tempo, qual será desta vez o problema. Agradecia a sua ajuda pois estou farto de gastar
    dinheiro em reparações de caixas e nunca mais consigo ter o carro em condições.

    • Olá Paulo Dias, antes de mais obrigado pela sua partilha. Gostaríamos de pedir que partilhasse o nosso portal pela sua rede de amigos.

      Desde um problema na ficha de informação, no módulo electrónico à própria revisão de óleo da caixa, são muito os problemas que poderão estar a ocorrer.
      No entanto, mande verificar o nivel do óleo com o caro a quente. Uma caixa de velocidades leva óleo no carter da caixa e no torque, é neste que tem de se colocar o óleo a nível mas só quando o carro está quente.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Miguel Sena

    Boas
    Tenho uma Audi A4 1.9 de 1996 e a caixa automática começou a patinar pouco a pouco foi aumentando e agora já quase não anda fiz a mudança de óleo DEXTRON 3 e filtro concorrencial e ficou igual o que pode ser?

    • Olá Miguel Sena, obrigado pelo seu post. Antes de mais gostaríamos de pedir que partilhasse este portal pelo seu circulo de amigos.

      Sim pode ser, Miguel deveria ter usado peças e óleo de origem, faz toda a diferença. Mande verificar se o torque da caixa tem óleo.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Costa

    Boas, comprei uma passat de 2006 com caixa dsg 6v 2.0tdi nao traz o livro de revisoes (marca 156000km) , contudo o meu problema é que ela em 2 e 3a treme e esse tremor desaparece nas restantes velocidades…. terá algum problema ou será mesmo so a falta revisão…?? Nas subidas ingremes tb nao mantem a aceleracao constante em 1a, ou anda mt ou pára, o mesmo em ré nas subidas ingremes… podia dar a sua preciosa opiniao?? É que ate me assusto só de pensar que possa ter algum problema na cx, é que segundo ouço, aquilo doi €€€€€€

    Fico aguardar
    Cumprimentos

    • Olá Costa, antes de mais obrigado pela sua questão.

      Presumimos que seja mesmo falta de revisão da caixa de velocidades.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Michel Cruz

    Bom dia Sr.António,
    Antes de mais, os meus parabéns pelo site, vi que tem ajudado muitos leitores.
    Tenho 1 BMW X5 de 2003, caixa GM Automática.
    Em modo D, anda bem, até 3ª mudança(consigo sentir as trocas de mudança, e percebo que vai até 3ª), depois de alguns segundos, dá o erro e diz que esta em modo de segurança, e assim fica só em 3ª.
    Se parar o Carro por algum tempo e voltar a ligar o erro desaparece, mas se for para uma velocidade que precise de 4ª ou superior, acontece a mesma coisa.
    O que tenho feito agora é andar em modo manual, e vou fazendo 1ª, 2ª e 3ª, e assim só posso andar até +/- 80kph.
    Em modo manual, se faço 4ª, não oiço nenhum barulho, não noto nenhuma diferença, continua a acelerar na mesma, como se tratasse da 3ª velocidade, e se deixar por mais alguns segundos(talvez 10 ou 15) entra em modo de segurança, mas se não deixar muito tempo e voltar para 3ª não da erro. De 3ª para 4ª não noto nenhuma diferença e conta-rotações jantem na mesma.
    O que pode ser? Fiz revisões, mudei óleos, filtros.
    Que testes posso fazer para ter certeza de que se trata?
    Obrigado.
    Michel Cruz

    • Olá Michel Cruz, antes de mais queremos agradecer a questão e aproveitamos para informar que o António Silva é o nome que demos à nossa equipa 🙂 .

      Quanto ao seu problema, parece-nos que se trata de um problema de electrónica e talvez algo relacionado com o comutador electrónico de cambio, poderá na BMW ter outro nome, e, talvez algo relacionado com o torque.

      Recomendamos uma visita à BMW por se tratar de uma situação muito especifica. Solicite uma análise completa à caixa de velocidades e um relatório pormenorizado dos danos que a mesma tem.

      Depois, é só procurar uma opção de mercado mais económica.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Alexandre

    Olá,
    Tenho um Audi Q5 2.0 TDI de 2010 com 115.000 Km que comprei novo. Nunca foi feita qualquer mudança de óleo, filtro ou manutenção á caixa automática. De um momento para o outro deixou de engatar a marcha a trás e apareceu a mensagem de avaria, que podia circular com limitações e para me deslocar á oficina. Na oficina ainda não me disseram qual a avaria, questionei-lhes se não deveriam ter feito alguma manutenção por volta dos 60.000 km pois fui ver ao manual e indicam a mudança de óleo e filtro a esta quilometragem. Qual acha que poderá ser a avaria e os custos envolvidos.
    Obrigado

    • Olá Alexandre, antes de mais muito obrigado pela sua questão.

      Uma vez que comprou a viatura nova, queremos saber se fez as revisões na marca e se sim até que quilometragem o fez. Perguntamos isto porque parece-nos que estamos perante uma situação de negligencia por parte da marca.

      Agradecemos a sua resposta.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Alexandre

        Olá,
        Efetivamente sempre fiz as revisões na marca até á data.
        Agora na oficina dizem-me que neste tipo de caixa o óleo é vitalício, que não tem manutenção. Será??
        Obrigado

        • O óleo da caixa de velocidades não é vitalício e carece de manutenção.

          Faça o seguinte, primeiro peça nessa oficina de marca oficial, essa resposta por escrito. Depois, vá a outro concessionário e sem lhes dizer o que já fez, peça para fazer uma revisão à caixa de velocidades e um relatório escrito do que foi feito.

          Vai ver que resulta.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

  • Fernando Lopes

    Boa tarde sr António.
    Eu tenho uma Mercedes C220 D de 2001. O que acontece é que ela de vez em quando, quando calco ela parece que “prende” a primeira e não muda. No entanto, basta desligar ou por vezes nem isso é necessário e ela volta ao normal.
    Será problema ou estarei a fazer alguma coisa mal?

    Cumprimentos

    • Olá Fernando, antes de mais obrigado pela sua questão.

      Antes de avançar com mais informação, queríamos saber se o seu carro foi objecto de alguma reparação profunda ao nível do motor.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Rafael Borges

    Boa noite
    Tenho um Vw Golf 2.0 A/T 2003 gostaria de saber se tem como mudar de automático para semiautomático ( TipTronic)…..Para que possa fazer algumas intervenções nas trocas de marchas. ??

    Desde já agradeço.

    • Olá Rafael, antes de mais obrigado pela sua questão. Contudo, lamentamos mas não o podemos ajudar por desconhecimento da matéria.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Rafael Borges

    Boa noite….
    Gostaria de saber se eu trocar a alavanca seletora de marcha do cambio automático e colocar uma seletora tip-Tronic daria certo ??ou precisa mudar alguma coisa a mais ?…………Pois tenho um Golf 2.0 A/T 2003 e gostaria de mudar…..

    • Olá Rafael, o que você está a falar à partida não funciona. Pois teria de fazer muitas adaptações para que essa caixa pudesse funcionar. Não é impossível, mas seria algo, financeiramente incomportável.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • nuno

    boa noite, recentemente adquiri um rover 114 de 1995 de caixa automática com 30000 kms carro sempre de garagem a viagem maior que o carro fez foi de 100 km seguidos .o carro ao arrancar na posição D faz um ” arranhar” e quando está bem quente eu acelero e ele não corresponde ,e por vezes passo para a posição R quando necessário, nem sequer arranca .o que será ? gostaria da sua opinião se possível . muito obrigado pela atenção

    • Olá Nuno, antes de mais obrigado pela sua questão. Não querendo-o desmoralizar muito, presumimos que a despesa será seguramente muito superior ao valor comercial do seu carro.

      Parece-nos que tem de ver a questão de uma boa revisão da caixa, mas a embraiagem também tem de ser revista.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Casey

    Boa tarde,
    Fiz hoje um test-drive de um Golf IV 1.9 TDI 110cv com caixa automática Tiptronic de 2001, o veículo tem 275.000kms e tem as revisões quase todas feitas na marca, tirando as últimas 2-3…fiquei satisfeito com a performance mas houve uma situação estranha, após ligar o carro e passar da posição “P” para o “D” o carro não arranca, mas se passar da posição “D” para o “4” e depois então ao “D”, o carro arranca e anda sem qualquer problema.
    Qual pode ser o problema nesta situação? O vendedor vai levar o carro à oficina na próxima semana para fazer a revisão que está programada, mas queria uma opinião antes de ir ver novamente, que eu não tenho experiência nenhuma com caixas automáticas.
    Agradeço qualquer ajuda que me possam dar.
    Cumprimentos

    • Olá Casey, o seu caso é muito interessante e nunca nos foi colocado uma situação dessas. Por esse motivo não lhe conseguimos dar uma resposta assertiva.
      Contudo, pensamos que a viatura deve ter algo de errado com as funções de memória do dispositivo electrónico. Mas, realmente não lhe podemos ajudar.
      No entanto, vamos questionar alguns técnicos e se nos for dada uma resposta, voltaremos a falar consigo.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Paulo

    Boa noite Equipa AO.
    Tenho um Fiat Punto 60 de 1994 com caixa automática. Na semana passada começou-me a “patinar” acelero e não me responde e por vezes não anda mesmo. Esta semana pedi a um amigo meu que é mecânico para ver o que se passava e ao tirar o carter viu lá duas pequenas chapinhas uma com cerca de 15 cm e outra mais pequena soltas, mas como ele não percebe muito dessas caixas não lhe mexeu.
    Agora não sei se essas chapinhas estão relacionadas com o problema do carro não andar.
    O óleo tem poucos Kms.
    Será que me poderá dizer mais ou menos qual o problema ?

    • Olá Paulo, quando falamos em fazer a manutenção à caixa de velocidades automática, estamos a falar em mudar-lhe o óleo, juntas e filtros. Faça isso e com material de origem e veja se o comportamento do carro melhora.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Paula Pinto

    Boa tarde tenho um Citroen c1 1.0 caixa automática de 2008 à uns dias a meio de uma viagem em 5 mudança ele dá um bip sonoro 3 vzs, será que é da bateria? É que até parece que perde força o que será?!!!
    Obrigado

    • Olá Paula Pinto, esse aviso sonoro, por acaso não é acompanhado por alguma informação visual no painel de bordo?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Francisco

    Olá tenho o w lupo com 150 000km fiz a pouco tempo uma reparação a caixa pois partiu um garfo, apartir dessa reparação foi extremamente
    difícil acertar com as velocidades nem na oficina oficial conseguiram, ficou a andar, só em subidas acentuadas faz em 1/2 quando acaba a subida custa a engrenar a próxima mudança mesmo estando em alta rotação. Será o cabo da embraiagem desafinado…..
    Desde já obrigado.

    • Olá Francisco, pedimos desculpa, mas o seu carro tem caixa manual ou automática?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • antonio silva

    ola, tenho um mercedes 190 de 1988 cx automática e a algum tempo que a passagem de mudanças se nota com um ressalto, gostaria de uma opinião. muito obrigado.

    • Olá António Silva, comece por fazer revisão à sua caixa, pode passar por ai a solução para o seu problema.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • EDSON RODRIGUES DOS SANTOS

    tenho um c4 pallas sedan comprei faz um mes não utilizei nem 7 dias o carro ja faz 20 dias que esta na concessionaria pelo aparecimento de uma msg caixa de velocidade com defeito, e quando aparece ele perde toda a força do cambio, mas desligou o carro volta ao normal e a agencia me diz que é sensor e só isso que esta trocando vc pode me dizer o que significa este defeito?

    • Olá Edson, pensamos que o problema do seu carro esteja directamente ligado a um problema electrónico que comanda funções no torque da sua caixa.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • VIRGILIO PAULINO

    Tenho golf iv tdi ano 2000. Tive avaria radiador oleio que misturou agua para a cx. Foi feita limpesa e mudança óleo e filtro duas vezes.
    O que acontece agora eh que tudo parece normal a caixas mete mudanças suaves a excepcao da quarta/ultima. sera que devo mudar
    novamente óleo e filtro.

    cumpriment os

    • Olá Virgilio, veja o nível de óleo da caixa a quente, pode não estar ao nível.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • António Moreira

    À equipa de AO:
    Parabéns pelo v/site . Tenho um Mercedes C 220 CDI de 2001 que apresenta um problema na caixa de velocidades automática. Por vezes, a alavanca bloqueia e não passa da posição N para a frente( R e P). Desliga-se o motor e então, sim, a alavanca já pode retornar à posição de Parque. Ao voltar a ligar, também pode acontecer não dar sinal de ignição logo a primeira. Dá a impressão que se dá um corte geral. Noutras alturas, no computador de bordo não aparece qualquer indicação das várias posições (S ou W ou P, R, N ou D) . Já me aconteceu o indicativo das letras voltar a ser visível, mas o carro não passa da 1ª velocidade. Na Mercedes disseram-me que deveria substituir todo o bloco do comando da caixa (€ 590,00 + IVA). Foi substituído por um comando usado, mas as deficiências atrás descritas, continuam. A manutenção da caixa tem cerca de 41.000 Km, embora não tivesse sido efectuada na Mercedes. Assim, recorro à vossa equipa, a fim de solicitar uma opinião sobre o assunto. Desde já os meus agradecimentos.
    Com os melhores cumprimentos.
    A. Moreira

    • Olá António Moreira, a nós parece-nos que o comando usado que colocou também não está bom.

      Certifique-se que está bom.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Paulo Alves

    Boa noite
    Comprei um mercedes e 220 de 2006 150cv e tem resíduos de oleo no deposito de água do radiador.
    Disseram me que era do radiador do carro visto ter caixa automática , teria fuga e passagem de oleo da caixa .
    Gostaria de saber a sua opinião
    Obrigado
    Paulo alves

    • Olá Paulo Alves, se o seu radiador tem residuos de óleo, isso poderá querer dizer que o motor do seu mercedes já sofreu danos. Quanto à caixa de velocidades, se esta a funcionar bem, não tem porque se preocupar, o circuito da caixa é diferente do circuito do motor.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Manuel Sá

    Olá a todos , pergunto a quem possa dar uma ajuda, comprei u Mercedão 200D de 1988 Automático, não sei em que ponto está a manutenção da cx auto… devo proceder à muda de óleo? acho que sim, até pq da 1ª para 2ª e 3ª faz um pequeno solavanco, como se vê se tem óleo ao nível? Manutenção sem ser na Mercedes claro…Moro na Zona do Porto, quem me aconselham? Desde já agradc.

    • Olá Manuel Sá, nós recomendamos sempre a marca neste caso. Mas, se não o fizer, compre material de origem e faça a manutenção numa casa que esteja bem identificada com caixas mercedes.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • ivo pinhas

    Boa tarde, cumprimentos, desde já peço desculpa por algum erro, pois sou novato nisto da internet. O que me leva a pedir ajuda e confesso já um pouco desesperado, é um c2 sensodrive de 2008 que comprei à um ano, que quando no trânsito mais de meia hora a caixa da erro e não anda, fecho o carro espero uns 20 minutos e arranca sem problemas, já mudei óleo da caixa mas persiste, sempre que procuro informação junto de profissionais , dizem que é caríssimo mas ninguém esclarece com certeza, que me dizem? Desde já um sincero obrigado

    • Olá,

      Caro IVO Pinhas, veja o que se passa com o torque e com a embraiagem. Pelos sintomas tudo indica que o problema poderá ser por aí. No entanto, parece-nos que se levar o carro à marca, o problema será resolvido sem qualquer margem para duvidas.
      Mas, que qualquer intervenção numa caixa desse tipo é dispendiosa, isso é.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Deodato Cruz

    Exmos senhores
    Mandei arranjar o meu carro Audi A 6 quattro de 2004 , partiu um dos tensores das correntes do ponto do motor, foi arranjado e neste campo ficou tudo bem, mas quando comecei a andar com o carro verefiquei que na caixa automática a 1ª , 2ª e 3ª o carro dava saltos ao engrenar a mudança respectiva.
    parece como quando metemos um carro a trabalhar empurrado numa descida, gostava de saber se tem alguma ideia para eu resolver este problema.

    • Olá Deodato Cruz, talvez seja necessário uma reprogramação da caixa na origem. Tendo em conta que ocorreu uma intervenção grande no motor e caso a oficina seja outra, deve informar a mesma dessa intervenção, para que quando fizer a reprogramação da caixa, a oficina possa ter em conta a intervenção que o motor sofreu.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • antonio nogueira

    boa tarde cumprimentos e parabéns pelo vosso site….tenho um problema com um opel vectra 3.0cdti caixa automática ano 2004 estou na irlanda do norte, meto na letra D o carro as mudanças entram todas mas não posso acelerar muito o carro,pois se o fizer sente-se uma grande vibração dentro do habitáculo que vem da frente e tb o carro morre muito parece que tem algo a prender de o carro disparar,fui aqui a opel meteram o carro na maquina não acusa nada depois de esperar algum tempo e de eles irem dar uma volta no carro disseram-me que tem de levar uma caixa nova e o custo total fica pelos 5000euros,mas estou um pouco indeciso pois não acusou nada não se ouve qualquer barulho vindo da caixa so não posso acelerar muito,o que se torna xato tb pois não posso ultrupassar ninguém….desde já o meu obrigado espero resposta vossa..

    • Olá António Nogueira, é com muito agrado que vemos o nosso trabalho chegar à Irlanda do Norte e agradecemos o seu post.

      A vibração poderá vir de duas situações, se em esforço, será sem dúvida algo relacionado com a embraiagem e com o óleo da caixa e do torque. Tem de mudar também os filtros e as juntas da caixa de velocidades. Atenção que o óleo no torque deve ser verificado a quente.
      A outra razão pela qual o carro possa estar a vibrar, poderá estar relacionado com um apoio de caixa de velocidades.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • jose oliveira

    Esta é a primeira vez que visito este site e gostei das opiniões descritas.
    Gostaria de apresentar aqui o meu assunto: Tenho um Citroen c4 picasso de 2007 CMP6 comprado novo. Há algum tempo começou por apresentar uma mensagem “CAIXA DE VELOCIDADES COM DEFEITO”. Sai do automático e passa a manual só sendo possível meter até à terceira, aí, acelero passo para manual ou auto e ele vai para 4ª, 5ª ou 6ª conforme a velocidade a que via e assim vou resolvendo o problema .Consultada a Citroen, o problema seria o interruptor de stop(já substituído 3 vezes).Depois tem períodos que anda normal. Mais tarde quiseram mudar a manete das mudanças e eu não permiti. Mudei de concecionário e então garantiram-me que era da calculadora da caixa de velocidades. Substituída esta o resultado foi ainda pior .Voltei no dia seguinte e o resultado foi blá blá que a bateria não era igual. Tenho nova marcação, mas tenho ir de propósito a Lisboa poe estou no Algarve. Já não sei o que fazer e onde ir.
    Se fosse possível gostaria de uma opinião.
    Desde já o meu muito obrigado pela vossa atenção. .

    • Olá José Oliveira, antes de mais obrigado pelo seu post.

      Caso a viatura esteja dentro da garantia, solicite a troca de caixa de velocidades imediatamente. Não deixe o caso arrastar-se mais. Se o concessionário não der solução rápida, peça a um advogado para lhe escrever uma carta à citroen frança e notifique o importador nacional oficial desse seu procedimento.

      Na nossa opinião, o problema é electrónica, ou seja, comando informático. Isto porque se mudou de calculador, mas manteve a placa que contem a pogramação para que a caixa funcione de forma automática e os sintomas agravaram, o problema poderá estar nessa placa.

      Mas, não os deixe mexer mais na caixa sem ter a garantia que vai efectivamente ficar resolvido. Não se esqueça que é muito importante ter um relatório escrito de cada intervenção que fez à caixa. Se não os tem, vá lá e solicite essa informação por escrito.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • José Emídio Santos

    Bom dia, cumprimentos, é a primeira vez que faço e que vou pedir ajuda para este meu problema. Tenho um Golf IV Automático modelo 25 anos de 2000 e tem já 300.000 Km, e estou a começar a ter problemas com a caixa, em frio pouco se nota mas quando começa a aquecer deixa de passar as mudanças parecendo que está patinar e por vezes manda umas pancadas fortes, que me dizem a este problema? Um muito obrigado,

    • Olá José, antes de mais deixe-nos dar os parabéns ao seu automóvel. Isto porque, se ele tem 300 mil quilómetros e nunca fez manutenção à caixa, ele tem-se portado lindamente.
      Faça uma boa revisão à caixa de velocidade com filtros, óleo e juntas de origem.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • David Gaspar

    Boa tarde, estou a negociar o novo citroen c4 cactos 1600hdi com ciaxa automatica pilotada. estou a fazer uma boa compra? e quais os cuidados a ter com a caixa.
    Muito obrigado
    mc David Gaspar

    • Olá David Gaspar, essa caixa é em tudo semelhante à que a Peugeot tem usado e até ao momento não tem havido relatos negativos. Os cuidados que deve ter é fazer sempre as revisões que uma caixa de velocidades automática obriga.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • jose oliveira

    tenho um Citroen c4 Picasso CMP6. Aparece a msg “caixa de velocidades com defeito”. Manualmente só entra
    até à 3ªPorque o automático desliga. Foi.. mudado a calculadora da caixa de velocidades. O problema mantem-se. Por contacto telefónico dizem-me da Citroen que poderá ser rolamento de embraiagem. Parece que me querem dar musica. Gostaria de uma opinião.
    cumprimentos

    • Caro José Oliveira, o seu Citroen ainda está dentro da garantia de fábrica?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Gabriel

    Boa tarde, tenho um Mercedes classe a de 2006 automático , há duas semanas apareceu no visor a indicação “caixa de velocidades” , desliguei o carro e voltei a ligar e andou normalmente. Devo preocupar-me? Obrigado

    • Olá Gabriel, essa mensagem foi acompanhada de alguma luz, ou seja, amarela ou vermelha?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Edu Ramos

    Ola
    Comprei uma carrinha mercedes E 220 cdi de 1999, queria saber para que serve o botao da caixa automatica que diz S e W e em qual delas devo andar. O mesmo faz muito fumo quando esta a trabalhar parado e nas mudanças de caixa, quando acelero.
    cumprimentos

    • Olá Edu Ramos, esse botão serve para mudar o modo de condução, sport ou condução de chuva.

      Ao mudar o botão, vai ficar com uma caixa de relações mais curtas, enquanto na condução W, obtém uma caixa mais elástica.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • paulo

    ola antonio .comprei um honda fit 2004 automático e foi trocado o óleo da caixa 2 vezes.fiz o teste para verificar o nível do óleo como diz o manual e com ele quente esta marcando nível metade na marca de temperatura fria e de vez em quando não engata a primeira marcha e quando estou andando ele fica indeciso entre a terceira e quarta marcha quando engata da um soco.sera que e por causa do óleo baixo e quantos litros mais tenho qur colocar.

    • Olá Paulo, tem de verificar o nível do óleo a quente e repor o valor. Isto porque o nível de óleo no torque é verificado a quente.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Pedro Garção

    Caros Senhores,
    Acho o vosso site muito interessante e útil e preciso que me deem um a ajuda e orientação para um problema que surgiu na caixa de velocidades automática do meu Mercedes 300 TD (W124) de 1991.
    O óleo e o filtro foram mudados há cerca de um ano, foram substituídos os 2 tubos que ligam a caixa ao radiador, o carro anda pouco e mais no Verão, tem 250.000 kms e, agora, de repente a marcha atrás (R) não faz aquele impulso de entrada e fica como se estivesse a querer entrar mas sem “engrenar” totalmente, não ficando portanto igual à posição N com o movimento “solto”. As 4 marchas para a frente, em todas as posições (D,3 e 2) funcionam todas bem.
    Como desconheço o funcionamento da caixa e confio na durabilidade e resistência das peças que a compõem, tenho esperança que este problema seja resultante de algum mau funcionamento de válvula ou outro elemento externo à caixa que possa interferir com o desempenho da marcha atrás, porque não existem quaisquer barulhos ou vibrações estranhas.
    Gostaria que me ajudassem a descobrir o que pode estar na origem desta avaria.
    Os meus agradecimentos antecipados.

    • Olá Pedro Garção, obrigado pelo seu post.

      Sendo uma caixa tão antiga, presumimos que possa estar relacionado com o comutador electrónico da mesma. Mas, é só uma suposição.

      Lamentamos, mas, não lhe podemos dar mais ajudas.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Carlos Barreira

    Ola sr Antonio, a minha questao é a seguinte, adquiri uma carrinha Renault Laguna de julho de 2005 com 107000klm 2.2 150cv caixa automatica, passado pouco tempo senti que no decorrer de uma viagem senti um barulho tipo pancada ao entrar uma mudança mas foi uma vez, e quando vinha na autoestrada o carro nao passava das 3mil rotaçoes dizia avaria na caixa de velocidades eu tentei forçar um pouco mas nao passava dos 165klm/h ate que apareceu sobreaquecimento na caixa de velocidades! Encostei 15min depois segui viagem nao passando dos 120klm/h e nao apareceu mais avaria nenhuma…desde ja obrigado pela sua ajuda!

    • Olá Carlos Barreira, veja o nível de óleo da caixa em quente, presumimos que o nível de óleo no torque esteja baixo.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Tomas Lisboa

    Boa tarde António(s),
    Tenho um cherokee 3.1 wj, o Jeep quando está parado numa estrada plana arranca normalmente mas quando quero arrancar em D ou R numa estrada mais inclinada ele não arranca, o estranho é que ao carregar no pedal do acelerador nada acontece. Já ouvi falar de muita coisa, caixa sensores abs etc.
    Abraço, Tomás

    • Olá Tomas Lisboa, quando circula com o carro e quando está a puxar por ele e tenta obter ainda mais aceleração, o carro vibra?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Tomás Lisboa

        Olá António, estive fora e não deu para responder. O carro agora vibra quando ligo o carro, quando rolo está tudo ok. Fica sem força no arranque, anda muito devagar quando esta frio e por vezes só consigo mover o carro quando meto 4Low.

        Obrigado pela ajuda

        Abraço

        • Olá Tomás Lisboa, o melhor é mandar analisar a unidade de comando electrónico da sua caixa de velocidades.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

      • Tomás Lisboa

        Não o carro não vibra, apenas vibra quando ligo.

  • Sérgio Inácio

    Bom dia Sr. António,

    Estou a pensar comprar um bmw 730d de 2005, quando fui esperimentar o carro ele demora um pouco a passar as mudanças e aconteceu que ao chegar a uma rotunda abrandei mas não parei e quando carreguei no acelarador ele deu um solavanco(esticão) deu a sensação que meteu a 1ª. O carro teve sempre a manutenção na marca agora na caixa de velocidades é que não sei no stand dão-me garantia de 2 anos para a caixa.
    Gostaria de saber a sua opinião sobre isto que descrevi se estas caixas são fiaveis.

    Muito Obrigado

    • Olá Sérgio, a questão de lhe dar uma ideia sobre o possível estado da caixa de velocidades sem testar o carro, é complicado. Mas, quer a BMW, quer a Mercedes, são muito fiáveis em relação às caixas de velocidades automáticas. Mas, se o stand lhe dá dois anos de garantia na caixa, o que tem a fazer é levar o carro à marca, antes da compra e testar lá o estado da caixa de velocidades.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Paulo Rodrigues

    Bom a dia agradecia esclarecimento de uma questão, adquiri uma viatura kia sorento que antigo dono disse que circulava mas quando fui ver viatura deparei que ele na D nao arrancava meti manual também não arrancou, quando meti R ele andou, nas varias tentativas deparei que no N andava para traz, carro e de 2006 tem 87000 km esteve parado 6 meses, se me poderem ajudar resolver este problema obrigado

    • Olá Paulo Rodrigues, pelo relato é perfeitamente perceptível que a viatura em questão tem um problema no comutador electrónico. Pelo que tem de ser mudado. Se após a mudança do comutador electrónico o problema persistir, o melhor é leva-lo à marca, pois parece-nos que talvez seja necessário um intervenção mais profunda.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • clara

    Boa tarde,
    Tenho uma Seat Alhambra com caixa automática e há algum tempo que tenho dificuldade em por a marcha atrás. Isto só acontece quando o carro está frio, quando aquece entra sem problemas. Já mandei para a oficina e só trocaram o fluido … Disseram-me que tem um filtro mas não se troca ???? Depois desta manutenção ficou bem mas passado pouco tempo recomeçou a fazer o mesmo … O que me causa estranheza é que se fosse uma avaria grave faria sempre e não só com o carro frio, o que acham ? Muito obrigada.

    • Olá Clara, quando se faz a manutenção da caixa, tem de se mudar o óleo, filtros e juntas. Mande verificar as anilhas e tubos, pode haver alguma fuga de óleo.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Marlon

    Boa tarde. Possuo um audi a4 avant quatrro 2.8 v6 ano 2001 e moro nos EUA.
    Acontece que comprei esse carro a uma semana e na primeira vez que liga o mesmo a caixa de marcha funciona normalmente é só alegria. Mais logo após uns 15 minutos dirigindo quando paro em algum lugre e vou arrancar na segunda para a terceira marcha ele eleva o giro do motor acima de 4000 giros para ia trocar a marcha.
    Se paro o carro e desligo um tempo volta ao normal.
    Queria ter uma idéia pois estou com medo de ter que abrir a caixa.

    Obrigado

    • Olá Marlon, veja o nível de óleo depois de circular com o carro. Pensamos que possa estar relacionada com o nível de óleo no torque.

      “Hello Marlon, check the oil level after driving the car when it warm up a bit. We think it might be related to the level of oil in the torque.

      greetings,

      The AO TEAM”

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • carlos freitas

    Tenho um BMW 325 automatico., Só aceita marcha ré, não entra marchas para frente. Começou ontem. O que devo fazer?

    • Olá Carlos Ferreira, no seu caso há mesmo muito que fazer, mas, pensamos que possa ser algo mecânico e também electrónico na caixa. Colocamos de fora a hipótese do óleo, filtros e juntas da caixa. Pensamos que problema do seu carro esteja relacionado com o comando electrónico da caixa. É uma espécie de central electrónica, vai ter de a trocar. Mas, não se esqueça que depois de o fazer, mande fazer uma revisão à caixa, mudar óleo, filtros e juntas. Sempre com material de origem.

      Mas, o melhor é levar o carro a um profissional da marca, não a alguém que pode perceber um pouco. As caixas de velocidades da BMW e Mercedes, são boas, mas devem ser observadas por profissionais da marca.
      Veja o que lhe dizem e depois se quiser partilhar connosco, talvez possamos analisar um pouco mais o seu problema.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Olá
    Tenho uma carrinha mercedes 220 ano 2004 com caixa automática.
    Numa descida, posso circular com a caixa na posição N? e poder engrenarenar novamente a caixa em D com o carro em andamento?
    Ob.
    miguelgalves

    • Olá Miguel Alves, pode sim. Pode acontecer a carrinha não engrenar a velocidade tão rapidamente como desejaria, mas funciona.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Paulo Jorge

    Boas António, moro em angola aqui os mecânicos quando ha problema dizem sempre para meter novo, a ajuda que preciso e que meu kia sorento deixou de circular para frente so anda de retaguarda e numa situação dever que se passa com caixa ate no neutro andou para traz, o carro tem 87000 km e e de 2006, antigo dono nunca fez manutenção na caixa (acho que aqui não fazem carro deixa de andar dizem logo caixa nova).

    cumprimentos

    Paulo Rodrigues

    • Olá Paulo, antes de mais um grande abraço para todos os Angolanos e aproveitamos para informar que o Automoveis-Online está para chegar a Angola para breve.

      O problema do seu carro está relacionado com o comando electrónico da caixa. É uma espécie de central electrónica, vai ter de a trocar. Mas, não se esqueça que depois de o fazer, mande fazer uma revisão à caixa, mudar óleo, filtros e juntas. Sempre com material de origem.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Dudu manuel

    tenho um yundai i20 quando ando ao levar uma velocidade de 140 km/h começa a tremer deve-se ao que?

  • Rui

    Boas tenho uma AUDI A4 AVANT 2.5TDI DE 1999
    a carrinha no P não pega tenho de por no N para trabalhar
    o que será?

    • Olá Rui, vai ter de mandar ver quais são os erros que a central de comandos da caixa de velocidades dá e mandar corrigi-los.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • renato

    boas tenho um bmw 730d do ano de 2000 e creio que que tenho um problema na terceira velocidade..o que diz o relatorio que fiz numa maquina.a caixa é automática e queria saber por favor se dará para reparar uma só velocidade.?obrigado

    • Olá Renato, se a avaria for mecânica, à partida deverá dar para reparar, mas, só a marca é que lhe poderá mesmo esclarecer dessa possibilidade.
      Mas, verifique se a unidade de comando electrónico da caixa está em condições.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • tania

    boa tarde
    Venho por este meio procurar uma explicao .Comprei uma mercedes c270 cx automática, a um mês. 🙁 a carrinha andar normal mete as mudanças normal, fora a 1 para a 2 da um solavanco as outras mal se notam a entrarem mas o problema mais grave é quando vamos para ultrapassar metemos o pé a fundo para ser mais rápido ela reduz mas depois desengata envés de meter as mudanças , depois temos que colocar N e novamente D. o que me diz ou aconselha.
    obrigada

    • Olá Tania, terá que ver alguns aspectos com essa viatura. A pressão dos injectores do carro e turbo, se tu estiver ok, terá de mandar verificar a unidade de comando electrónico da caixa de velocidades.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Bruno Flávio

    Olá gostaria de saber a sua opinião acerca de uma avaria na caixa de um mercedes c230k de 2001.
    O que aconteceu foi que o carro ficou bloqueado na 3ª velocidade, após desligar o carro e ligar engrenou a 1ª e ficou nela bloqueado, neste momento nem mesmo depois de desligar e ligar consigo colocar alguma velocidade fica sempre no “N”.
    Quanto a manutenção comprei o carro com 160 000 km e nunca fiz revisão a caixa e ja la vao 230 000 km.
    Obrigado

    • Olá Bruno Flávio, tal como disse, não fez a revisão, mas, deveria ter feito. Agora pensamos que o problema do seu carro deva ficar resolvido com a substituição da central de comandos.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Miguel Alves

    Olá António Silva.
    Tenho uma carinha mercedes 220 de 2004, com caixa automática.
    Gostava de saber se posso meter a caixa em N, com o carro em andamento, como por exemplo numa descida, sendo que depois ainda com a viatura em andamento possa voltar a colocar a caixa em D.
    Ob.
    Miguel Alves

  • Pedro Silva

    Bom dia, tenho um smart caixa semi-automática com 100.000Kms, agora de vez em quando não assume a mudança, quando está em ponto morto (N) e tento meter a marcha atrás (R) ou a 1ª não assume, tenho que desligar e ligar várias vezes o carro até conseguir que assuma a mudança, o que pode ser? Em andamento não noto nenhuma alteração. Penso que nunca fez qualquer manutenção a nível de caixa de velocidades.

    Obrigado pela ajuda que poderão dar.

    • Olá Pedro Silva, comece por fazer uma revisão à caixa, mas penso que o problema esteja na central de comando da caixa de velocidades. O ideal é fazer uma actualização de software e a revisão da caixa a ver se resolve o problema.

      Cumprimentos,

      A equipa AO

  • paulo

    Bom dia tenho um volvo s70 gle com 320000km quando estou em D ou R com o pe no travao a caixa treme ,treme mais em R o que sera ?

  • Fernando Ferreira

    Boa tarde.

    Gostaria de saber se me poderia ajudar com o seguinte problema.. :
    Tenho um Audi A4 1.9 130 cvs com caixa automatica , acelero e ele nao anda nem para a frente nem para trás. Diga-me o que poderá ser sff.

    Com os melhores cumprimentos
    Obrigado

    • Olá Fernando Ferreira, desde que as partes mecânicas da caixa estejam intactas, o problema só poderá estar relacionado com a unidade de comando electrónico da caixa.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • sandro ramos

    Bom dia. Tenho um nissan armada de 2004 v8 com problemas na caixa. Ele arranca bem no D só k atrasa a mudar da primeira para a segunda marcha, tenho k fazer jogos de aceleração entre as 4 e 5 mil rotações, depois anda normal. Estou em angola é já me disseram pa mudar discos e outros dizem pra mudar a cinta da caixa (brake band) gostaria de saber a vossa opinião. Obrigado

    • Olá Sandro Ramos, antes de mais um grande abraço para todas as gentes de Angola 🙂

      Quanto à sua questão, deverá fazer a revisão da caixa de velocidades, ou seja, mudar óleo, filtros e juntas. Se o problema se mantiver, vai ter de dar especial atenção à central de comandos electrónicos da caixa.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • paulo sargaço

    Volvo s70 novamente
    Esqueci-me de dizer que so treme depois de aqueçer em frio nao treme
    Obrigado

    • Olá Paulo, presumimos que queira dizer que o carro vibra quando puxa por ele a quente. Se for esse o caso, mande fazer a revisão da caixa, mude óleo, filtros e juntas e verifique os níveis de óleo no torque. É algo que se faz a quente.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Ana Costa

    Boa noite:

    Tenho uma carrinha meredes c220 cdi avangard de 2004 com caixa automática. O que se passa é que a velocidades mais baixas (de maior força) o carro faz uma tremedeira e a passagem da 3º para a 4ª parece-me estar prolongada. levei a uma oficina e diceram-me que provavelmente seria o torque da caixa. Poderá ser esse o problema? E caso seja quais as opções e custos para solucioná-lo?

    • Olá Ana Costa, diga-nos uma coisa, o seu carro teve alguma reparação ao nível do bloco do motor?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • eduarda

    Ola tenho um smart com caixa automatica e comecou em andamento a aparecer no visor das mudancas o seguinte sinal = e de seguida o carro abranda e para continuar tenho que ligar e desligar varias vezes pois no visor as vezes nao aparece o N para poder ligar o carro. Fui a mecanico e actualizaram o software da caixa e durante 15 dias nao houve problema mas agora voltou ao mesmo. O k sera? Que aconselha?acho k o mecanico nao deu muita importancia…

    • Olá Eduarda, o problema do seu carro é o problema de todos os Smarts, algo que a marca ignora e faz questão de não divulgar. O modulo de controlo electrónico da caixa, conhecido por central de comandos, precisa de ser trocada para que a caixa funcione bem. É necessário que faça a manutenção à caixa. Mas, os sintomas apresentados, remete o assunto para essa central.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • eduarda

        Obrigado desde já pela disponibilidade e atenção…realmente as marcas nunca mencionam as suas falhas…já agora para uma troca de caixa de comandos posso esperar que valores?e aconselha a troca rápida ou posso aguardar um pouco mais?

        • Olá Eduarda, quanto aos valores não sabemos. Quanto à troca, será aconselhável o mais rápido possível. Não a queremos assustar, mas, é sempre recomendável a substituição dos órgão que não se encontram em bom estado.
          Apure primeiro orçamentos, vá à oficina da marca e peça um orçamento, depois procure oficinas especializadas na marca e faça o mesmo. Pergunte sempre qual é a garantia que dão na reparação e se a dão por escrito.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

  • Rui

    Boa tarde,
    Tenho um E220 W211 de 2002
    A caixa por volta das 1300/1500 rotações soluça, mas nem sempre, só mais em subida
    E as vezes parece que se baralha nas mudanças.
    Já fiz a revisão, melhorou mas não dezaparece…
    Que será!?
    Cumprimentos à equipa e parabéns pelo espaço

    • Olá Rui, o seu carro sofreu alguma reparação ao nível do bloco do motor?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Rui

        Olá,
        Que eu saiba não!
        E não me parece que tenha sofrido essa interversão.

        • Olá Rui, então o conveniente é mandar verificar o torque da caixa e a central de comandos electrónicos da caixa.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

  • Rui Branco

    Bom dia,

    Tenho um Citroen c4 picasso, que comprei como carro de serviço com 7000 km’s. Agora tem 70.000 e apareceu-me uma mensagem a dizer “caixa com necessidade de reparação”… Nesse momento, nem sequer me deixou ligar o carro, pois não me deixou meter no Park. Quanto fechei o carro e voltei a abrir, voltou ao normal, mas agora na passagem da 1ª para a 2ª o carro demora mais tempo a fazer a passagem, parecendo que morre na passagem da mudança… mas assim que engata a mudança, volta ao normal.
    A minha pergunta é, se os sintomas indicam que a solução possa ser a revisão da caixa(ainda não fiz nenhuma), ou se indica que poderá ser um problema eléctrico com a central de comandos da caixa de velocidades.

    Muito obrigado pelo vosso excelente trabalho

    • Olá Rui Branco, pelo que nos fala, parece-nos que essa caixa está a precisar de uma revisão urgente. Depois de a fazer, verifique se os sintomas continuam.

      A Equipa AO

  • Guillermo Martins

    olá, tenho um vw touran com caixa automática dsg de 6 velocidades do ano 2005 tem 105000 km, agora teve uma avaria o radiador que arrefece o óleo da caixa , o resultado foi que se misturo a água com o óleo da caixa, entro a água dentro da caixa. O problema foi resolvido com um radiador novo, logo mudando-se duas vezes o óleo y o filtro da caixa, mais fico um problema que é que treme em mudanças 1,2 quando puxa-se muito o quando vai numa subida, em alta velocidade vai tudo bem. Qual será a provável avaria?
    muito obrigado

    Guillermo Martins

  • Joao Pereira

    Boas noites , bem ando um pouco cansado de caixas automáticas tenho um Audi A3 DE 1998 com caixa automática. É o seguinte, tive o carro durante 8 anos e não sabia que era preciso mudar o oleo a caixa de 50 mil em 50 mil, quando fiquei a saber, mudei já tinha feito 100 mil com o carro. O problema ate não foi esse penso eu, é que passado um tempo da mudança do oleo da caixa apareceu-me uma fuga e quando fui resolver a fuga, o mecânico disse-me que era preciso mudar o filtro do oleo da caixa. Conclusão, ele mudou o oleo mudou as juntas do carter da tampa da caixa mas quando recebi o carro tremia por todos os lados, em esforco a mudar de marcha. Fui de novo ao mecânico e disse me que abriu de novo e que o oleo tava todo negro e cheio de limalhas e que nao podia fazer nada senao mudar a caixa , mudei a caixa e disse me que aos 10000 com aquele oleo teria que mudar o problema e que agora passado um ano e meio o carro acabou de fazer os 10000 e a um mes apareceu me novamente oleo no chao da garagem a caixa esta a nao segurar nas subidas penso que o oleo ja nao esteja no nivel certo so que em subidas em esforco ja estou a sentir o caixa patinando em esforco o que se passa de novo ? e que estou um bocado cansado de gastar dinheiro porque ja me tem sido demasiado despendioso sera melhor torcar de carro ?

    • Olá João Pereira, quem somos nós para lhe recomendar a troca do carro? Não podemos dizer se o deve ou não fazer. Quanto à questão da caixa. O ideal é procurar outro mecânico e pagar o valor justo pelas coisas. O que acontece muitas das vezes é que os mecânicos para não assustarem os clientes, dão orçamentos baixos e não substituem as peças e se o fazem, raramente utilizam material de origem. O patinar do carro está directamente ligado com a falta de óleo. Tem de mandar trocar as juntas todas, filtros, óleo de caixa e de torque e substituir também os parafusos e orrings.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Mario A Neto

    Tenho um BMW 730i de 1999 com caixa automática. Há dias o carro deixou de andar, ou seja, ia perdendo velocidade ( aceleração não correspondia à velocidade) e acabou por parar. Desligando a ingnição e voltando a ligá-la, anda com dificuldade durante 5/10 metros, dá um salto e pára. De marcha atrás anda bem e normal. Tirei-lhe todo o óleo que tinha cerca de 4 litros e voltei a atestar com óleo novo 8,5 litros. Continua na mesma. O que terá a caixa?

    • Olá Mario A Neto, terá de ver a central de comandos, seguramente que o problema passa por aí, caso não seja detectada anomalia mecânica.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Daniel Nunes

    O meu grand cherokee 3.1 td de 2001 treme muito quando coloco a alavanca da caixa automática na posição N (a carroçaria abana toda). isto só acontece com o motor quente. em frio não treme. o nivel de oleo está bom e anda normalmente a quente ou frio. Apenas noto uma oscilação involuntária nas rotações quando circula junto ás 2.000 RPM
    Desde já o meu obrigado pela ajuda que possam dar-me.

  • Henrique Cunha

    Boa noite.
    Adquiri um Grand Cherokee de 2001 com 132.00 Km, caixa automática.A viatura encontra-se bastante conservada e com bons desempenhos. A única preocupação prende-se com o facto de, quando reduzo a velocidade, quase parado, treme um pouco, parece que está ao relanty, no entanto, quando se encontra imobilizada esse tremor para. Não querendo desconfiar do antigo proprietário, apenas por precaução, resolvi mudar o óleo e o filtro da caixa de velocidades e junto ao íman encontravam-se dois pedaços de metal com cerca de dois centímetros. Após essa revisão, a viatura continua com a mesma qualidade e anda perfeitamente bem, passando todas as mudanças de forma correta. Deverei preocupar-me com o facto de ter dois bocados de metal (não limalhas) junto do íman?
    Muito obrigado e muitos parabéns pelo site.
    Cumprimentos,
    Henrique Cunha

    • Olá Henrique Cunha, efectivamente não lhe podemos dizer se deve ou não preocupar-se. O que deve no nosso entender é questionar a oficina que lhe fez a intervenção, no sentido de lhe darem uma informação completa acerca desse evento. Contudo, queríamos saber se a tremedeira passou? Caso não tenha passado, mande verificar os apoios do motor e sobretudo da caixa de velocidades. Uma vez que refere que é ao ralenti que o carro treme, leva-nos para um apoio danificado.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • geraldo magela

    tenho volvo 960 3.0 ano 95 automático ele de vés enquando ao arrancar não esta açeitando açeleração arranca fraquinho depois retoma normal .me ajude por favor ,na minha cidade não tem autorizada. desde já agradeço geraldo

    • Olá Geraldo, vemos que nos está a escrever do Brasil. Uma coisa que recomendamos é fazer uma revisão à caixa de velocidades do seu veículo, mudar óleo, filtros, juntas e depois mandar corrigir o nível do óleo do torque da caixa, isso só se faz a quente.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Carlos Vasconcelos

    Olá Boa noite
    Tenho um mercedes C220D (w202 de 95Cv ) de Nov de 1996, que comprei recentemente em Montijo a baixo preço.
    A caixa nunca deu problemas a não ser de vez em quando, mas raro, dar solavancos ente a R e D, e vice-versa.
    A região é relativamente plana.
    Agora vivo em Sintra e sucede que para subir de Sintra para S. Pedro, uma rampa bastante íngreme e comprida, ao automóvel não progride as mudanças senão às 4000rpm. Também já sucedeu não mudar senão depois de ter de desligar.
    Não sei se sofreu qualquer reparação de motor ou do que quer que seja.
    Parece-me com pouca força, é ruidoso, larga fumo branco quando no arranque ou parado e em aceleração o fumo é preto.
    Tem 690.000Km.

    Terá problema de caixa ou a caixa está funcionar mal pela falta de força do veiculo?

    Obrigado

    • Olá Carlos Vasconcelos, tendo em conta a sua descrição, parece-nos que o seu carro tem mais que um problema.

      1) Fumo branco – Turbo;

      2) Fumo Preto – Bomba injectora e injectores;

      Falta de força, pode ser resultado de avaria nos pontos 1 e 2, bem como a sua caixa de velocidades a precisar de fazer uma revisão séria.
      Mande trocar, o óleo, filtros e juntas da caixa de velocidades. Use só material de origem. Depois de feita a revisão, mande verificar o nível de óleo do torque, tarefa que se faz a quente.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Paulo Abreu

    boas, desde já obrigado tenho um grand cherokee 3.1 depois de fazer a revisão da caixa automática quando guino para a esquerda depois ao voltar o volante para a direita o carro fica desengatado durante uns momentos e depois fica bom acontece-me geralmente nas rotundas podem-me ajudar

    • Olá Paulo Abreu, lamentamos, mas isso é surreal e nunca nos tinham colocado esse problema.

      Vamos procurar por informações no sentido de o tentar dar uma ajuda.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Paulo Abreu

        ok obrigado, já falei com uma pessoa que teve o mesmo problema mas perdi o contacto, ele disse-me que resolveu o problema com 32 euros era um sensor da caixa mas eu não sei qual o sensor

        • Olá Paulo Abreu, tente saber o que é que essa pessoa fez e partilhe essa informação connosco.

          Cumprimentos,

          A Equipa AO

  • Rui Paulo Cardoso

    Boa noite e parabéns pela Página.Comprei há um ano atrás um Audi Avant 2700 TDI de 2008, com caixa sequêncial Multitronic M8.Comprei com 104.000Kms e neste momento tem 146.000.Tinha as revisões na marca, embora não saiba se fez revisão de caixa, ou se necessita.A marcha a ré só anda aos “salavancos” e ligou no painel de instrumentos a luz do comando do motor e quando o faz, o carro perde potência.Desligando e voltando a ligar, a luz apaga e o carro desenvolve normalmente, ficando sempre com o problema da marcha a ré.Na Audi já me disseram que é problema na caixa, mas que não fazem reparação, só substituição.Dizem inclusive que há modelos de caixas, para os quais não se vende só o corpo das válvulas, se for o caso ou algum carreto.Só substituindo a caixa por inteiro.Desejava saber se realmente é assim, e se estes sintomas da marcha a ré serão problemas de válvulas.Obrigado.

    • Olá Rui Paulo Cardoso, se a Audi diz que o problema é nas válvulas é porque é. Mas, não se pronunciaram acerca do comutador electrónico de comandos da caixa?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • miguel

    Olá
    Numa carrinha mercedes c 220 de caixa automatica, qual a finalidade do botão juaounto à manete que indica duas posiçóes, S e C. Em que posiçao devo efectuar uma conduçao que leve a ume menor consumo.
    Ha muita dirença na reação do veiculo quanto á escolha da opação escolhida.
    MiguelOB

    • Olá Miguel, o botão S é para uma condução Sport o outro é para um condução normal.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Filipe Lambert

    Tenho um BMW E38 com caixa automática e os sintomas são:
    – 2 pequenos coices ao engrenar de N para D ou R (ajuda se der uma pequena aceleradela, esperar que a rotação baixe e aí ao engrenar o coice é ligeiro)
    – sente-se as passagens de caixa um pouco brutas e mais se sentem as reduções; a partir dos 70 a caixa faz o normal lock e aí sim sente-se a 4ª brutinha a entrar
    – por vezes também reduz em demasiado sem necessidade, ou pq se trava ou derivada a inclinação
    Foi mudado o óleo da caixa mas não notei diferença.

    • Olá Filipe Lambert, queríamos saber se esse veículo sofreu alguma reparação ao nível do motor.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Daniela

    Boa tarde,
    Gostaria de saber algumas opiniões e conselhos à cerca de um carro que estou a pensar comprar. Encontrei o vosso site, li alguns comentários e pareceu-me bastante adequado.
    Trata-te de um Renault Mégane 1.5 dCi confort de 100cv. Os kilómetros chegam aos 288.000 (a razão que me deixou um pouco apreensiva) porque o preço está bastante acessível (5800€). Entretanto, vim também procurar mais informações à internet e ver melhor o carro em questão e reparei que no site eles dizem que a caixa de velocidades é automática o que me deixou confusa porque pelo que sei uma caixa de velocidades automática significa que as mudanças mudam sozinhas conforme a velocidade, estou certa? E que na maioria dos casos os carros com este tipo de caixa não tem a manete das velocidades.. Elucidem-me sobre este assunto por favor assim como sobre o carro em questão.

    Agradecida,
    Daniela

    • Olá Daniela, sabemos que a resposta demorou um pouco. Pedimos desculpa, mas, são muitas as solicitações.

      Não recomendamos a compra dessa viatura, principalmente por ter caixa automática. A Renault é uma marca fantástica, com bastantes virtudes, mas, a caixa de velocidades não é uma delas. Quanto ao preço, para os quilómetros que refere, parece ser um valor normal.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • José

    Recentemente foi efectuada a manutenção à caixa de velocidades automática (722.6) do MB E220 de 10/2006. O óleo recomendado pelo vendedor de peças auto, foi o óleo Febi Bilstein nº 22806 (Mercedes-Benz 001 989 21 03 – 236.1, 236.6, 236.7, 236.9, 236.10). Após a manutenção e ao fazer uma pesquisa verifiquei que o óleo mais indicado seria o Febi Bilstein nº 29449 ( Mercedes-Benz 001 989 68 03 – 236.12, 236.14).
    Tenho notado na condução que à velocidade na ordem dos 60 Km, talvez na 2ª ou 3ª velocidade, principalmente nas subidas, noto um breve ranger que parece ser da caixa. Mas este pequeno ruído (ranger) é momentâneo. Tirando este pequeno ruído (sem solavancos e sem deslizamentos), a caixa funciona bem. Também nem sempre faz este ruído.
    Também tenho andado preocupado porque após a manutenção da caixa, esta não ficou com o nível do óleo certo, só após 1000 Km é que o nível do óleo foi reposto com cerca de 2 Lts(a frio e a quente nos 80º) com o acerto da vareta.
    Agradeço uma vossa opinião técnica, se será aconselhável colocar o óleo mais correto e qual será a origem do ruído?

    • Olá José, antes de mais obrigado pela sua descrição. Contudo, só nos fala do óleo, queríamos saber se também procedeu à substituição do filtro e respectiva junta?

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • José

    Olá novamente. No seguimento do sintoma da caixa de velocidades 722.6, que apresentei ontem, o ruido “ranger” é quando em andamento o carro passa nos 40 Km/h. Após passar os 40km/h, deixa de fazer esta pequena tropidação/ranger. Poderá ser provocada na caixa pelo binário do motor?
    Aguardo uma resposta da vossa equipa téccnica, em relação ao fluido/óleo e este ruído da caixa automática.
    Agradeço o vosso contributo pela avaliação técnica que tēm prestado.
    Cumprimentos.

    • Olá José, enquanto aguardamos a resposta acerca do filtro e junta, é sempre preferível comprar na Mercedes o kit de manutenção da caixa de velocidade automática. Lá, vão-lhe perguntar pela matrícula do seu automóvel e vão-lhe fornecer o que é recomendado.

      Se quando se refere ao ranger, está a querer dizer o vibrar / plissar da caixa em esforço, é possível que o óleo utilizado possa não ser o adequado.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • José Vieira

    Boa tarde,
    Tenho uma VW Passat 1.9TDI de 2002, tenho um problema com a marcha atrás, em terreno plano desenvolve mais ao menos, mas em subidas perde a força.que poderá ser?

    • Olá José Vieira, o problema da caixa do seu carro poderá estar relacionado com o torque e com a embraiagem.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • José Vieira

    fiz dois comentários com duvidas e nenhum foi aceite…porque?

    • Olá José Vieira, ele foi aceite, só não foi tão rápido como pensa. A razão é, são muitas pessoas a pedir informações. Tem de esperar pela sua vez. Obrigado.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Nuno Alves

    Olá a todos!
    Gostaria que me ajudassem…

    Perdi o talão coma data da última revisão e mudança de óleo que fiz ao carro, assim como os quilómetros feitos.
    Na oficina como não pedi fatura eles também não ficaram com o registo.
    A questão é que não sei quando tenho que fazer a mudança de óleo e quantos quilómetros tenho que fazer ainda!
    Como posso saber sem ter que ir a uma oficina e dizerem que o melhor é mudar já o óleo?
    Alguém pode ajudar?
    Obrigado!

    • Olá Nuno Alves, pedimos que nos diga que carro tem, km’s, ano, motorização. Vai ajudar.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Olha temos uma landcruser HD 4.2 ele anda multiplica e quando lhe da na boa para de multiplicar
    depois deixa de multiplicar assim susecivamente

  • Bom dia!
    Esta de parabéns pelo site…

    Preciso de uma ajuda. A 1 mês atrás bati meu carro e foi trocado os radiadores e outras peças, porém não afetou nenhuma parte mecanica como motor e caixa do cambio automatico… Porém agora quando vou força para ultrapassar ou subir morros, as marchas não engatam nem pra frente nem a ré… porém se desligo e ligo as marchas engatam e quando ando um pouco ja desengata… estou achando que quando o motor esquenta acontece isso…
    Oque pode ser isso?
    Por eu bater quando o cambio estava no D pode ter afetado alguma coisa?
    Preciso de ajuda…
    Aguardo seu retorno.

    Abraço

    • Olá Eduardo, antes de mais queremos agradecer a sua questão. Contudo, é necessário que nos forneça mais informações, tais como, a marca, modelo, ano, combustível, quilometragem, se comprou novo ou usado. Tudo o que puder dar como informação é válido para uma análise mais assertiva.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Miguel Ventura

    Boa noite,
    possuo uma mercedes c200 cdi de 2001, com caixa de velocidades automática, há cerca de 9 anos. Estou super contente, nunca tive problemas. No entanto, de à 2 meses para cá, às vezes as velocidades não entram, tenho de parar, desligar o carro e então volta tudo ao normal. Entretanto apercebi-me que isto acontece quando coloco a caixa na posição “R” ou “D” e a carrinha dá um solavanco para iniciar a marcha… (Mudei o óleo da caixa há 20 ou 30 mil Km)
    Na sua opinião a caixa vai avariar? Convém ver o problema o quanto antes, ou já não tem solução?

    Desde já agradeço a disponibilidade. Cumprimentos

    • Olá Miguel Ventura, mande ver o comutador electrónico da caixa e mande fazer uma revisão à caixa, mudando o óleo, filtro e juntas. Depois, mande verificar o nível do óleo do torque. Veja também se a bomba do óleo está a funcionar em condições.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Filipe faria

    Bom dia,

    Na semana passada depois de ter andado 2 ou 3 km fiquei sem caixa de velocidades. Desliguei o carro e passado 15 minutos ele voltou a andar mais 300 ou 400 Mts. No dia seguinte com o carro completamente frio ele voltou a andar mais 3 ou 4 km mas voltou novamente a ficar sem caixa. Consigo passar bem para todas as posições, mas em D e R o carro não deixa subir as rotações mesmo acelerando a fundo. Em P e N deixa acelerar. Alguém me pode informar se será problema na caixa ou se será algum problema eléctrico?

    Merecerdes E320 cdi

    Mudança de óleo e filtro +\- 15000km

    Obrigado,

    Filipe

    • Olá Filipe Faria, o problema da sua caixa automática, poderá estar relacionado com o comutador electrónico, bomba de óleo e torque.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • a.m.m.

    Olá.
    Tenho um mercedes 220 cdi de caixa automatica que comprei usado, há 2 anos.
    Noto que de há algum tempo para ca, com a caixa em D ou R, consoante a situaçao,ele descai quando está numa subida ou numa descida mais ou menos acentuada,coisa que ate agora nao fazia.
    De que se tratará?
    Agradecia uma resposta.
    a.m.m.

  • Alexandre

    Olá, tenho uma carrinha mercedes w123 de 1981 300 turbo diesel caixa automática, quando tenho de fazer marcha atrás tenho de acelerar mais do que o normal o que será ?

    • Olá Alexandre, faça uma boa revisão a essa caixa e à partida terá o seu problema resolvido.

      Cumprimentos

      A Equipa AO

  • Jaime Gomes

    Só agora tive conhecimento de site com muita pena minha
    Tenho ML 320 2006 cx 7Gtronix km 90.000 e o problema que tenho com a cx é o seguinte em aceleração normal a cx tem um bom comportamento, em aceleração rápida as mudanças não entram, isto é, penso que o carro passa da 1 para 2 bem, 2 para 3 esgota a aceleração não mete a mudança seguinte desacelera volta a acelerar não passando disto, mas duma forma rápida, somos obrigados a tirar o pé do acelerador e a acelerar devagar para que a mudança seguinte entre para seguirmos a marcha, já fui à Mercedes mais que uma vez, o que fizerem foi mudar os óleos, fui a uma Bosch Car Service o serviço que paguei foi uma lavagem da cx interior e novos óleos o que certo que está igual, gostava que me desse a sua opinião, obrigado, Jaime Gomes

    • Olá Jaime Gomes, existe na caixa um mecanismo electrónico que permuta as velocidade em função do regime do motor, peça para mudar e fazer um upgrade de software da caixa. Normalmente é o suficiente. Mas, deveria ao abrigo da garantia de serviço prestado, obrigar a Mercedes-Benz a devolver-lhe o dinheiro que pagou pela intervenção anterior uma vez quer a mesma não lhe resolveu o problema.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Jaime Gomes

        Obrigado pela ajuda, vou tratar do assunto, assim que tiver notícias darei o Feedback,
        Cumprimentos

  • Pedro

    Boa noite. Tenho um Mercedes B200 cdi de 2006, com caixa automática. Por vezes, quando vai a subir, a baixa rotação, começa a tremer, como se fosse numa estrada cheia de buracos! Depois mudo de C para S e pára. Também já me aconteceu ir em S, mudar para C e parou de fazer. Já fui em manual, a subir, passei de 3a para 4a e começou a fazer, mudei para C e parou…. Não faz sempre… O que será?
    A caixa foi revisionada na Mercedes à 15000 kms.

    Obrigado.

    • Olá Pedro, não nos leve a mal, mas temos sérias dúvidas que a caixa tenha sido mesmo revista. Sem levantar a “Lebre”, passe no seu concessionário e peça um relatório escrito do que foi feito na caixa de velocidades. Depois de o ter, compre na secção das peças, um kit de manutenção para a sua caixa de velocidades. Normalmente nesse kit vem, um filtro de óleo, o óleo e as juntas. Leve-o a outra oficina e mande fazer a revisão da caixa de velocidades. Se com isto o problema não ficar resolvido, pensamos que poderá ser problemas de comutador electrónico.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Simao Dias

    Bom dia!
    Tenho uma passat 3b de 1999 1.9Tdi AFN com caixa tiptronic DMX… a caixa avariou e só andava em REAR! Abriu-se a caixa e foi metida uma ‘cloche’ usada, mas em bom estado! Os discos de composite e de metal estavam como novos! A caixa foi colocada no sitio com oleo e filtro novos… mas agora não anda em DRIVE anda muito bem em 3, 2 ou 1… mas em DRIVE não se mexe… O que será? Obrigado

    • Olá Simão Dias, pedimos desculpa, mas não estamos a perceber o que nos está a perguntar. Pedimos que construa o seu comentário por forma a ser entendido.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Filipe D

    Olá
    Tenho um Vauxhall Omega 2.2 gasolina auto ,tem a luz de deficiencia de caixa acesa e por vezes ele engrena ,nao posso precisar ao certo mas pela lentidao do arranque penso que será em 3ª , se desligar o carro e voltar a ligar ele já engrena em primeira , nao faz soluços e por vezes quando arranco a frio as mudanças demoram a entrar .Será problema mecanico ou eléctrico ?

    Obrigado.

    • Olá Filipe D, pelos sintomas apresentados, parece-nos que está na presença de dois problemas. O primeiro é a necessidade que tem em fazer uma boa revisão à caixa automática do seu veiculo. O segundo poderá estar relacionado com o comutador electrónico da caixa.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online e no Google + do Automoveis-Online.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Daniel Duarte

    boa noite só agora descubri o vosso blog , peço desculpa venho por este meio pedir a vossa ajuda pois não sei mais o que fazer , tenho um mercedes um ML 270 CDI caixa Automática sempre mandei fazer a revisão aos filtros da caixa ao oleo etc , o que se passa e que de á uns tempos para cá o jipe começou a levar mais tempo a mudar de mudanças e a mudalas cada vez a maior numero de rotações entretanto mandei ver o que se passava mudaram-lhe a valvula do turbo , a egr e o medidor de massa de ar e ficou bom mas não dorou uma semana estava novamente na oficina com os sintomas ainda piores ou seja em rectas andava bem e respondia bem quando começava a subir por mais ligeira que fose a subida começava a morrer a morrer até que tinha que o desligar e voltar a ligar levei-o novamente a oficina fizeren-lhe uma revisão a caixa um teste diagnóstico e voltou normal so que ao fim de duas semanas voltou ao mesmo e agora não faz so nas subidas começou a morrer mesmo nas rectas e hoje chegou mesmo a parar tendo que desligar a chave retira-la da ignição esperar um pouco meter a chave e dar a chave e voltou a ficar a trabalhar normal , gostaria de saber mais ou menos o que será visto que já foi a dois mecanicos diferentes e colta sempre ao mesmo a minha intenção será leva-lo agora a mercedes mas queria saber mais ou menos o que poderia ser e com que arranjo poderia vir a contar , obrigado

    • Olá Daniel Duarte, os sintomas que descreve dá indicações de que o problema não tenha nada a ver com a caixa de velocidades automática do seu Mercedes. A nós, parece-nos que o problema pode muito bem estar relacionado com a componente electrónica do veículo. O que é de admirar é a Mercedes ainda não ter resolvido o problema.
      Poderá ser algum problema relacionado com a gestão electrónica do motor do seu carro, algum sensor que obrigue o motor a entrar em modo de emergência. Nós dizemos que o problema possa não estar relacionado com a caixa de velocidades, porque os sintomas que descreve não revela esse tipo de danos. Contudo, mande verificar o nível do óleo do torque da caixa de velocidades.
      Dê-nos o seu feedback.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online e no Google + do Automoveis-Online.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Pedro Gomes

    Boa noite,

    tenho um vw passat de 1997 3b5 caixa automatica ultimamente o que tem acontecido é quando o carro vai da 1º para a 2º mudança ele dá um sulavanco, nem sempre o faz.
    Já mudei os apoios do motor que estavam gastos.

    poderá me ajudar nesta questão?

    Obrigado.

  • Marcos

    Ola António.

    Acha que um SEAT Ibiza 1.4 tsi Bocanegra é uma boa compra? Terá à volta de 60 mil km

    Obrigado

  • David

    Boa noite
    Eu tenho Um Mercedes E 220 cdi w211 de 2004 com 190.000 com caixa automática,
    Será problema? O carro esta frio coloco o carro a trabalhar e começo andar com a caixa na posição “D” e acelero em baixa rotação, devagar quase não toco no acelerador e faz tipo uns soluços e o ponteiro da rotação anda acima e a baixo ao fim de 2 a 3 kms deixa de fazer e fica normal .

    Poderá ajudar nesta questão?
    Obrigado

  • Flavio Moniz

    Ola,
    Tenho um Corolla 2010, fiz a reparação do motor a pouco tempo, no qual tive que retirar o motor e a caixa do lugar ao fazer isso acabou por verter algum óleo da caixa, acontece que depois de montar o motor e a caixa e de colocar óleo na caixa, damos partida no motor e mesmo na posição D,3,2,l ou R ele não tem tração alguma, se ajudarmos na saída de óleo ele fica normal, mais depois de uma hora parado volta a ficar sem tração, níveis de óleo esta um bocado a cima. O que poderá ser??Obgdo

  • vicente

    boa tarde:
    peco ajuda meu carro mercedes benz A160 parrou durante a viajem, estava a 100Km/h acelerei para 120Km/h quando voltei a velocidade anterior o carro simplesmente parrou de andar mas nao desligou o motor.

  • Luis

    Ola, muito Boa Tarde

    Tenho uma mercedes C180 gasolina, carrinha, 2001

    Comprei o carro a uns meses, e era completamente ignorante sobre como tester a caixa automatica. Gracas a voces apurei e muito o meu conhecimento sobre varios assuntos relacionados com automoveis.

    Mas penso que vou tarde.
    O que aconteceu e que o carro comecou a ser dificil alterar a as velocidades acontecendo por veses, patinar a mudanca. Por veses em andamento nao alterava ficando na mesma velocidade, nao deixando passar para manual inclusive. Quando desligava o motor e tornava a ligar alguns segundos depois tudo voltava ao normal.
    Uns dias atras liguei o carro e senti uma forte pancada quando mudei de P para D inicei o andamento e a caixa nao responde e como se fosse sempre em primeira velocidade e nao muda, consigo meter o R mas sinto forte pancada. O que aconselha, uma caixa nova, ou sera do oleo? Gostava de um conselho porque estou na Noruega e so para fazer um checkin custa os olhos da cara.

    Cumprimentos,
    Miguel

    • OLá Miguel, tudo indica que a caixa automática do seu carro começou por ter problemas ao nível do comutador electrónico. Mas agora, tememos que o problema esta relacionado também com o torque da mesma. Tem mesmo de fazer um checkin, pois tem de determinar se, para além da avaria electrónica, tem a avaria mecânica ao nível do torque. Acreditamos que a falta de manutenção dessa caixa, tenha levado a que esses problemas tenham surgido.
      Para começar pela via mais económica, mande fazer revisão da caixa, mudando os filtros, juntas e óleo, tudo material de origem e não se esqueça de mandar ver o nível do óleo do torque, algo que se faz a quente. Se os problemas se mantiverem, vai ter de mandar fazer o checkin para determinar a dimensão dos danos.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Miguel Guilherme

    Tenho um mercedes 220 CDI com caixa automática. Desde à uns tempos que ao arrancar quando o carro esta frio, a caixa soluça e muda sucessivamente de velocidades.
    Passado uns kms em andamento, a caixa passa a funcionar normalmente.
    Ob.
    Miguel Guilherme

  • iranildo

    tenho um audi a3 1.8 aspirado, com relação a esse topico amigos minha transmissão quando fria a primeira marcha demora um pouco a trocar ou seja um pouco mais que o necessario e tambem dá os famosos trancos da 2° para a3° marcha mas isso so quando o carro esta devagar pois quando eu piso fundo as trocas são suaves o que pode ser?

  • Quim

    Tenho um mercedes 220 CDI classe E de 2002 caixa automática, D+ D- na sequencial, o mostrador do quadrante não desmultiplica quando se para, ou seja, fica por exemplo no 4, embora arranque normalmente, não há correspondência com o nº no display. Gostaria de saber o que é que pode estar a contecer. Obrigado

  • Luis P

    Exm.ºs Senhores
    Tenho um mercedes CLK compressor de caixa automática tipo “tiptronic” de 2002.
    Não engrenava todas as mudanças, e a certa altura, acelerava, aumentava as rotações do motor e não andava além dos 60 ou 80Kms.
    Fui á oficina, gastei 2500€, e neste momento, após ter andado 5000 Kms, e já antes, nas subidas, não desenvolve, atinge o RED LINE, e não engrena a mudança que dá a sensação que deveria meter, mantendo a velocidade quase constante.
    Depois da subida e qdo desacelero, já na descida, o carro fica a abanar violentamente e com um barulho demotor estranho e desencontrado tipo batida. Faz isto nos 2 sistemas de condução S e W. Nunca me disseram o que fizeram no carro, tendo eu insistido vária vezes para me darem um descritivo dos trabalhos efetuados.
    Poder-me -ão esclarecer sobre o que será?
    Agradeço desde já a vossa atenção,
    Com os meus cumprimentos.
    Luís P

  • virgilio

    Boas
    È possivdar uma dica local fica na zona do porto uma oficina para fazer uma revisão de caixa automática.
    Mercedes w203

  • Artur

    Boa noite tenho uma Mercedes de 2002 c270, esta com problemas na caixa aut, primeiro começou por não trocar de velocidade ficava em 2 ou 3 entrava em emergência. Mudei o conjunto de válvulas e revisão completa da caixa. Agora acelero e a carrinha mal se mexe. E se apertar um bocado nas velocidade salta fora fica em ponto morto tenho que tirar do D e voltar a por e fica a andar.. Pode me ajudar?

  • André Joaquim

    Bom dia, tenho uma BMW 325i automática, quando vou sair com o carro tenho que acelerar bastante para que o carro engate a primeira marcha e quando engata por estar em grande velocidade da um solavanco, porém, as demais marchas engatam sem nenhum problema, vocês tem ideia do que pode ser?

  • Tânia gaspar

    Olá boa tarde, tenho um golf 1600 confortline caixa automática, que começou a tremer (abanar muito) violentamente de um momento para o outro ao fim de uns metros de para arranque normalizou e ficou bem uns dias, hoje voltou só mesmo cheirava um pouco a fumo queimado, chamei o reboque foi para a oficina e dizem que é da caixa de velocidades, o que me causa alguma estranheza é que o carro andava lindamente tirando o momento do arranque e mesmo andar para a frente funcionava bem . Precisará de uma caixa de velocidades nova? Qual a vossa opinião. Obrigada
    Tânia Gaspar

  • Bruno

    Boa noite, tenho um bmw 525d e60, a caixa auto tem ficado mais dura a passar de velocidade. Quando em 1 mudança perto das 2000rpm da um solavanco parecendo que vai meter a mudança e só depois das 2000rpm é que passa para 2 mudança, depois todas outras entram bem. Já em 5 ou 6 mudança emvelocidade constante, 100klm/h, há uns soluços e depois a reduzir de 2 para 1 mudança tb da um solavanco. O carro tem 204.000klm.

    Obrigado por alguma resposta que possa dar.

  • Samuel

    Bom dia
    tenho um I10 automatico, no qual tem vindo a apresentar algumas anomalias na mudança de velocidade, o carro leva muito tempo a trocar as mudanças, e ontem notei que o carro já não passava dos 50 a horas, a que se deve esse problema?

  • Joao

    Bom dia, tenho um vw 1.9 a dissel de 2001 com caixa automatica, noto que quando estou a fazer marcha atraz numa subida o carro perde força e nao consegue subir, nas outras velocidade nao noto nada, tudo parace normal. Pode ajudar? Onde posso mandar arranjar ? Sou do distrito de Braga.

  • Alizio Fenias Muholove

    Bom dia.
    Tenho problemas de caixa de velocidade automatic de carro Nissan serena, quando estiver aquecido nao altera as mudancas, tenho que parar arrefecer para depois poder andar, novamente quando aquecer tenho parar 30 a 40 minutos. Pesso ajuda

  • Gabriel

    Prezados,
    Tenho um Audi A4 2010. Recentemente começou a apresentar uma falha que julgou atípico neste carro: Eventualmente quando paro o veiculo e vou retomar a partida (normalmente em.subidas) ao acelerar o giro do motor sobe mas o carro não sai do lugar… Como se tivesse em posição N. Preciso desacelerar, deixar a rotação baixar, pisar no freio e depois tentar a partida novamente. ..ate ele de.fato sair.do lugar. Em movimento o comportamento do carro é normal, desde que eu nao pare totalmente …se nao o problema pode voltar….alguma sugestão dos amigos? Abc!

  • Manuel Martins

    Olá os meus cumprimentos
    Tenho um volvo S80 T6 do ano 2001 caixa automática
    Hoje depois de parar num sinal vermelho,ao arrancar o carro deixou de andar,o motor acelera mas náo anda.
    Até ao momento não tinha dado qualquer sintoma,
    Agradecia se possível me ajudassem com alguma informação.
    Atenciosamente.

  • Mário Jesus

    Boa tarde,

    Adquiri há já algum tempo uma Citroen C4 Grand Picasso de 2007 1.6HDI Automática e o problema é o seguinte:

    De momento quando ponho a alavanca no auto, manual ou retaguarda nada acontece e quando a ligo ela faz um ruído tipo zumbido constante enquanto está ligada, por vezes a mesma acciona mas por pouco tempo quando coloco a alavanca em auto ou retaguarda.
    Antes desta avaria acontecer a mesma fazia um zumbido ao ligar mas coisa de 30 segundos e depois passava.

    Já pedi a um mecânico, visto que a mesma não sai do lugar que levasse o computador e o ligasse directamente à carrinha para verificar o erro, o problema é que reconhece o erro mas não diz qual erro é. quando ligo a carrinha dá-me um erro de defeito na caixa de velocidades no computador de bordo do veiculo.

    Este problema pode ser eléctrico ou a caixa foi mesmo à vida?

    Obrigado.

  • jose oliveira

    ola bom dia, tenho uma grand cherokee ano 99 3.1TD y de uns dias para aca nao passa dos 100km/h cuando apanho uma subida fica nos 100km/h, entretanto em plano supera os 140km/h.
    obrigado

  • Orlando Sabino

    Boa noite,
    Tenho um Audi A6 de Agosto de 2006 2.0 tdi com cx. automatica tiptronic com 160000km, com as revisões feitas até aos 120000km na marca e agora numa oficina multimarcas de uma pessoa vinda da Siva.
    O carro não tem tido nenhum problema anormal , hoje depois de efectuar uma viagem estrada/ auto estrada de cerca 160km, estacionei, é passado cerca de 20 minutos ao pôr a trabalhar e tentar arrancar para meter o drive a alavanca das mudanças não sai da posição de parque, repeti a operação várias vezes do início sem qualquer êxito, será grave?

  • Jorge

    Boa tarde, tenho um Mercedes 220 classe E, de 2002, com caixa automática, quando vou numa subida e deixo de acelerar o carro, mantinha-se parádo sem ser necessário colocar o pé no travão, à pouco tempo para cá, não acontece isso, não pára, descai, porquê?

  • Maria Salazar

    Bom dia. Temos um jeep cherokee e as velocidade não estão a desenvolver bem. Queria saber que tipo de problema pode ser.
    Obrigada
    M.

    • Olá Maria Salazar, para podermos ajudar, precisamos de ter uma exposição dos factos com mais critério. Isto porque, o “não está a desenvolver bem”, pode dever-se a muitos outros órgãos e que poderão não ter nada a ver com a caixa de velocidades.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online e no Google + do Automoveis-Online.

  • adilson

    olá boa tarde equipe online gostei das sugestões por isso eu vos solicitei.
    Tenho o meu carro avariado embati com a caixa de velocidade num lancil e empenou a peça de mudança e partiu o sensor, mas sendo assim levei a um mecânico detectou a avaria e substituiu as mesmas. Agora o carro anda normalmente mas tem atraso na marcha atrás e o modelo do carro é hyundai i10 1.2 caixa automática.

    agradecia os vossos serviços

  • Sandra pereira

    Eu tenho uma Volkswagen Touran ,automática de 2007 ,na condução o carro começou tipo a soluçar, como se tivesse a tremer ,acontece mais nas subidas ,na autoestrada depois de ter a 6 mudança anda normal,e agora quando está no arranque da primeira a terceira mudança treme e vai abaixo,e acho que está a ficar peor ,será da caixa?o que devo fazer?obrigada

    • Olá Sandra Pereira, antes de mais queremos pedir desculpa pela demora na resposta, mas, temos muitas solicitações de ajuda.

      Quanto à sua questão, queremos começar por lhe dizer que essa é uma daquelas viaturas que poucos gostam de ter pelos problemas que essa caixa de velocidades dá.

      Comece por fazer a revisão da caixa com peças de origem, mande verificar os níveis do torque e verifique o estado da embraiagem.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Daniel

    Boa noite
    Comprei um dodge journey 2.o de 140 cv.
    O carro esta com 100.000 km e esta impecavel mas ao arrancar seja em d ou em r o carro da dois ou tres pequenos soluços,se arrancar com muita suavidade nao faz mas arrancando normalmente soluça.o que podera ser?
    Obg

  • andre

    Possuo um audi A4 multitronic 2009/2010 180 cv, 8 marchas. Percebo que quando estou em velocidades mais altas e piso totalmente no acelerador o carro das alguns socos ao trocar as marchas mais altas, quando dirijo lentamente ou velocidades que não exijam aceleração exagerada, isso não acontece. Isso caracteriza problema com o cambio ? Obrigado

  • pedro

    bom dia tenho um jeep grand cherokee caixa automatica a caixa funciona bem mas o jeep chega aos 60kmh e nao passa disso meto pedal a fundo e nao desenvolve sera problema da caixa?

  • Nuno Rodrigues

    Bom Dia Equipa AO,

    Tenho Audi A3 1.9 tdi de 2002 , e sintomas que reparo no meu carro nao e frequente de vez em quando a mudança sente se muito a entrar dá aqueles salavancos mais quando tou parado e meto no N e passo pó D para iniciar nem sempre faz..
    Como outras vezes ele a passar sente se muito outras vezes nao sinto passagens , o corportamento tem como quente ou a frio..
    Eu comprei o carro a 7 meses no qual no livro de revisoes tem escrito que foi feita a a manutençao a caixa, mas para salva guarda eu voltei a fazer manutençao a meu custo..
    No qual o carro ainda tá na garantia mas já informei o stand a unica resposta que me dao o carro tá bom passa bem as mudanças e pucha bem, mas eu sei que mais tarde ou mais cedo vai isistir um problema na caixa…
    Nao sei como resolver e tentar arranjar provas concretas para apresentar o problema isistente!!!

    Melhores Cumprimentos

    • Olá Nuno Rodrigues, antes de mais pedimos desculpas pela demora na resposta, são muitas as solicitações.
      Quanto à sua questão, o que refere não é normal. Pelo que deveria informar o Stand que vão pedir uma segunda opinião acerca do comportamento da caixa de velocidades.
      A questão de o senhor achar que mais tarde ou mais cedo o carro vai dar problema de caixa, não é preciso ser um expert em automóveis para saber que uma coisa mecânica, também avaria. O que é preciso é tomar as precauções devidas para evitar que essas avarias aconteçam. Agora, dizer que a viatura está mal, só porque pensamos que o carro vai avariar, isso não é correcto. Mas, se realmente o carro está mal, solicite uma segunda opinião e chegue acordo com o stand para a reparação da mesma. Se tem garantia, o Stand tem de cumprir com a sua responsabilidade.

      Comprou o carro a crédito?

      Mande verificar os níveis do torque da caixa, isso faz-se com a caixa a quente.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Olá, eu estou a ter problemas com o meu carro.
    Tenho um Toyota Corolla RunX (2003) e de uns tempos pra cá sinto que o carro tem apresentado problemas para desenvolver, ou seja, a rotação do motor é alta + as mudanças de marcha e o aumento de velocidade são lentos, o mais flagrante é nas subidas aonde o carro quase que para não aguenta as subidas muito acentoadas.
    Gostava muito que me desse a vossa opinião sobre que tipo de avaria deve ter o carro.

    Cumprimentos

  • Virgilio sousa

    Boas
    Tenho mercedes modelo w203 ao meter volcidade rapidamente em D ou R começa a tremer e soluços em fraçao de um 1 segundo.
    Cumprimentos.

  • Renato

    Boa tarde, comprei um Ford Ecosport 2013, caixa automática em segunda mão, ao arrancar com o carro ele treme, e outras vezes em andamento começa aumentar a velocidade sozinho, se venho a 60 e reduzo para entrar numa rua e depois quero acelerar ele perde muita velocidade e tenho que por o pé no fundo para ganhar velocidade rápida, as vezes em andamento faço uma redução de leve quando acelero ele soluça como se fosse um carro manual.
    Podem dar-me uma ajuda sobre este problema.

  • João Ribeiro

    Bom dia,
    Tenho um Mercedes E 320 de 2005 com 180000km de caixa automática, e ele soluçã quando mudo para R e D, por vezes não mete a velocidade seguinte e em primeira não desenvolve.
    Qual será o problema? E quanto custará a sua resolução?
    Será que me podem ajudar?
    Muito obrigado, João Ribeiro

    • Olá João Ribeiro, antes de mais queremos pedir desculpa pela demora na resposta, mas, temos muitas solicitações de ajuda.

      Quanto à sua questão, “qual é o problema?”, o problema são vários. Começamos por recomendar uma revisão integral da caixa e torque com material de origem. Mande verificador o permutador electrónico da mesma. Poderá também, ter problemas na embraiagem.

      Se comprou esse carro novo e ele está com esses problemas, isso indicia que a Marca não respeitou o plano de manutenções que a caixa obriga. Se o comprou usado, esses problemas indiciam que, a caixa não teve a manutenção que deveria e a quilometragem que o veículo tem, pode não ser real.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Sousa

    Tenho um Smart roadster de 2004 que começou apartir da 4000 rotações perde potência
    Disseram que era avalia de pressão
    Será

  • Gonçalo Rodrigues

    Boa noite e cumprimentos para toda a equipa
    Gostaria que me ajudassem se possível.
    Tenho um mercedes cls 500 ( C219) 388cv de 2007 com 100.000km…
    Quando começo a marcha, as mudanças passam todas, mas de segunda para terceira e primeiro que engrane a terceira fica em roda livre e após alguns segundos é que entra a terceira com um esticão, da terceira para a frente entram todas normalmente outra vez…
    Já fizeram a revisão na Mercedes e disseram que têm de mudar a caixa porque continua igual. ..O carro está na garantia e só pagam metade do valor da caixa. ..querem à minha parte 2700€ ..
    Podem me dar algum conselho do que fazer por favor..!!!
    Muito obrigado e parabéns pelo vosso apoio a todos nós! !

    • Olá Gonçalo Rodrigues, antes de mais queremos pedir desculpa pela demora na resposta, mas, temos muitas solicitações de ajuda.

      Quanto à sua questão, dizerem que tem que mudar a caixa de velocidades só porque tem, sem dar uma justificação técnica/relatório técnico é muito leviano por parte da Mercedes. No entanto, a nossa equipa escreveu ontem um artigo sobre garantias e é bem elucidativo acerca das responsabilidades que um Vendedor tem para com o seu cliente, “Garantia Automóvel. Tudo o que precisa de saber sobre garantias e não sabe“.

      Contudo, chamamos a sua atenção para o facto de não sermos advogados, nem prestar aconselhamento técnico, mas, na nossa opinião entendemos que não tem que assumir qualquer valor. Se a caixa de velocidades do seu carro está avariada e o seu carro tem garantia, a Marca “Mercedes-Benz” é obrigada por DL a reparar ou substituir a caixa de velocidades.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Quem me pode ajudar tenho o meu carro que a marcha a traz com a caixa um pouco quente não entra, mas com o carro ainda frio trabalha tudo bem, já mudei filtro e óleo mas ficou na mesma é um Mercedes 190D 2.5 de 1988 caixa automática.

  • Laurinda Dias

    Boa noite. Tenho um ml 270 cdi de 2000.
    gostaria que me ajudassem no problema.
    o meu carro ás vezes em andamento perde a força, não desenvolve. já levou a peça de massa de ar e não passa das 3000 rotações mesmo em parque. já mandei fazer revisão á caixa automática e continua na mesma.
    aguardo resposta.
    Obrigada

    • Olá Laurinda Dias, antes de mais queremos pedir desculpa pela demora na resposta, mas, temos muitas solicitações de ajuda.

      Quanto à sua questão, tem de verificar se o turbo do seu carro está em condições, se o torque da caixa está com os níveis adequados. Em todo o caso, poderá também estar com um problema de pressão interna do motor e terá que o mandar arranjar. Mas, comece por verificar o Turbo e o Torque.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Rosa Maria Cruz Ribeiro Rocha

    Eu tenho um audi A3 2007 2000 cilindrada gasóleo mudanças automáticas gostaria de saber se leva volante bi massa?
    agradeço resposta!!

  • Tiago

    Boa noite. Tenho um problema com uma caixa cvt de audi a4 tdi 130cv.
    Caixa foi reparada recentemente e ao fim de 1000km começou a fazer apenas a quente e a baixas rotações um patinar de embraiagem, apenas faz entre as 1200 / 1700 rpm. Carro normal, assim que aquece começa a fazer, oficina em questao ja voltou a abrir, reviram e nafa viram, novamente depois de sair, aprox aos 1000km faz o mesmo. Agora basts aquecer e começa a patinar. Tem bi—massa novo.
    Obrigado

  • HUGO MARTINS

    Bom dia, obrigado pelo vosso conteúdo, recentemente adquiri um Saab 9-5 com uma caixa trionic7, o carro A FRIO funciona bem, as mudanças engrenam bem, é suave nas transições e responde muito bem ao acelarador.

    A QUENTE, demora a engrenar, o que provoca um coice em cada transição pois a rotação nesta fase já está demasiada elevada, ao relanti, sente-se pancada na trasição de N para R, N para D… por ai…

    Podem ajudar por favor? Estou muito preocupado com o que pode estar a ocorrer…
    Obrigado pela atenção.

  • HUGO MARTINS

    Acrescentar ainda que o oleo tem cor rosa e o nível (vareta) a quente está entre o MIN/MAX.

  • HUGO MARTINS

    O sintoma é idêntico ao do (Eduardo28 de Junho de 2013 at 13:01 ) a subir em particular é quando se nota mais essa demora na resposta…

  • boa tarde eu tenho um audi a4 do ano 1994 2.5 tdi caixa automatica arranca em treceira so e o resto das mudanças nao entram ta sempre na mesma me pode ajudar o carro tem força na terceira

  • Hugo Freitas

    Olá equipa automóveis-online.
    Parabéns por este excelente trabalho.
    Estou a pensar comprar um BMW série 5 de 2005 no entanto estou com muitas dúvidas quanto à caixa (automática vs manual). Amigos meus dizem para fugir das caixas automáticas pois podem dar muitos problemas. Será isto verdade?? Estou a pensar testar o carro num concessionário da marca e depois mantê-lo sempre com as revisões em dia…será que mesmo assim é pouco seguro uma caixa automática ou deveria optar por uma manual?

    • Olá Hugo Freitas, antes de mais queremos pedir desculpa pela demora na resposta, mas, temos muitas solicitações de ajuda.

      Quanto à sua questão, os BMW são uma das poucas marcas em que a caixa de velocidades automática é fiável. Contudo, é preciso ter muitos cuidados e muita atenção à manutenção que se faz e onde se faz. Mas, é preciso ter em atenção que a BMW e outras marcas germânicas, são mestres em sacar dinheiro aos clientes quando os carros ainda estão em garantia. Quando estão fora da garantia, nem é bom pensar que tenha que reparar ou substituir uma caixa. A sua reparação ou substituição é muito dispendiosa.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Ricardo

    olá, boa tarde, agradeceria que me pudesse prestar o seu sábio conhecimento em mecânica, do qual os meus conhecimentos são muito limitados… pretendo a aquisição de um Mercedes ckl200 192 cv de 2000/01 com 234.000km por um valor de 7500 euros, com sistema de alimentação a GPL e com a caixa de velocidades automática! a estética, na minha opinião pessoal, do carro é brilhante, o interior lindíssimo, com a/c automático, ecrã na consola central e ect., um motor potente e robusto, as portas muito solidas, em suma, uma maravilha para um apaixonado da Mercedes! contudo, tive a oportunidades de fazer um test drive e constatar um óptimo desempenho da caixa de velocidades automática, desde velocidades baixas de cidade a grandes velocidades na autoestrada,230km/h, e, se já gostava do veiculo, ainda fiquei mais impressionado… mas não percebo nada de mecânica, nem de automóveis e gostaria de saber o vosso generoso parecer em relação à fiabilidade da caixa de velocidades automática, a um estimado período de vida útil e se a manutenção envolve grandes encargos, tendo em conta que sou trabalhador e estudante, e se, sim, se for um bom negocio onde posso encontrar um técnico especializado que faça uma vistoria a fim de avaliar o estado de conservação do carro, uma vez que o carro se encontra num stand de usados nas Caldas da Rainha? agradeço profundamente a atenção e disponibilidade e com certeza que irei divulgar o AO, muito útil, muito bom!

    • Olá Ricardo, antes de mais queremos pedir desculpa pela demora na resposta, mas, temos muitas solicitações de ajuda.

      Quanto à sua questão, gostaríamos de lhe dizer que o Automoveis-Online está a desenvolver um produto que o vai disponibilizar em breve e que vai permitir ao comprador ter à sua disposição de um inspector que lhe vai verificar o estado do carro que pretende comprar.

      Quanto à mecânica, tem de ter em atenção para saber se o compressor está em bom estado. Motor é bom e muito fiável. Como está convertido em GPL, deve usar um óleo especifico para motores que usam esse tipo de combustível.
      Quanto à caixa de velocidades, é muito boa e fiável, mas, deve fazer a revisão da mesma a cada 80 mil kms e sempre com material de origem. O material custa em média 120€ mais iva. Depois tem de acrescentar o custo de mão-de-obra.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Nuno

    Olá,
    Comprei em 2011 um Audi A4 2.7 tdi de 2008 (caixa automática) em 2ª mão com 90.000 Km e as revisões todas feitas na Audi.
    Desde então também tenho feito as revisões na Audi, e o mesmo tem agora 240.000 Km.
    De repente o carro começou a soluçar no arranque de roda parada, sem que nada mais aconteça de anormal durante a restante marcha.
    Se arrancar numa descida nada acontece.
    Se arrancar numa subida parado, ele soluça.
    Se arrancar nivelado com velocidade ele também soluça.
    Se acelerar, desde que a roda já esteja em andamento, mesmo que muito lento, ele arranca normalmente.
    Fui à Audi e disseram-me que poderia ser da caixa automática, e que teria de ser aberta. Mas não deram qualquer certeza de que realmente seria da caixa. Aparentemente também há na Audi um registo de qualquer coisa nos colectores do carro…
    Mas também me disseram que o óleo da caixa não tinha sido substituído na penúltima revisão (long life) dos 200.000 Km, visto que na última revisão dos 240.000 Km (passado dia 30/11/2015), o fizeram, já depois de eu ter detetado e reportado o problema.
    Conseguem identificar o problema pelas indicações que dei? Poderá estar realmente relacionado com a caixa? Se sim, poderá estar relacionado com a não mudança de óleo da caixa?
    Já agora se me podiam responder se a mudança de óleo da caixa é obrigatória na revisão, ou se basta a verificação do nível do óleo?
    Na minha opinião o óleo deve perder características e qualidade com o tempo e deverá ser substituído e não acrescentado.
    Mas aguardo a Vossa experiente opinião.
    Obrigado

    • Olá Nuno, antes de mais queremos pedir desculpa pela demora na resposta, mas, temos muitas solicitações de ajuda.

      Quanto à sua questão, a nossa opinião é mesmo isso, uma opinião. Mas, fazer a primeira revisão da caixa de velocidades automática só aos 240mil kms, parece-nos completamente desajustado. Entendemos que deveria já ter feito a manutenção da caixa de velocidades. O que lhe recomendamos é que vá a outra oficina da Marca e peça para fazer a revisão da caixa de velocidades. Fique por perto, no sentido de tentar ver se o fazem ou não.

      Depois, verifique se o carro fica em condições. Se ficar, vai perceber que na outra oficina, não lhe fizeram nada.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • José Albuquerque

    Boa tarde. Preciso da vossa opinião . Tenho um ML 320 CDI DE 2009 caixa automática com cerca de 300 mil Km . Estava a circular a cerca de 80 km hora ouvi uns quantos estalos contínuos e de seguida fiquei sem caixa de velocidades . Ponho em N ou em R e acelero mas o carro não anda.

    • Olá José Albuquerque, antes de mais queremos pedir desculpa pela demora na resposta, mas, temos muitas solicitações de ajuda.

      Quanto ao seu pedido de opinião, presumimos que a sua caixa entrou em falência total. Não nos parece que seja algo electrónico, parece-nos que seja algo mecânico. Vai ter de mandar abrir a caixa. Veja é se justifica o seu arranjo ou a compra de uma usada.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Feliciano Paulo Lhamine

    Boa tarde Equipa Automóveis-Online,

    Eu tenho uma viatura Nissan X-trail de 2001. Actualmente anda com problemas de transmissão, quando inicio a marcha ele comporta-se muito bem mas cerca de 30 minutos de marcha ele já não troca as velocidades (limitando-se apenas à 1ª velocidade).
    Quando ando com o AC ligado, a viatura leva mais tempo para ter esse comportamento acima descrito.
    Queria assim saber se devo trocar toda caixa de velocidade ou trata-se de reparar algum sensor ou ventilador (se existir) da caixa?

    Bom trabalho.

  • Olá Pedro Carmo, antes de mais queremos pedir desculpa pela demora na resposta, mas, temos muitas solicitações de ajuda.

    Quanto à sua solicitação, é muito provável que para além da manutenção normal que a caixa de velocidades automática tem de fazer, tenha de substituir a central de comando eletrônico da caixa.

    Para se ver livre dessa responsabilidade, só removendo a titularidade de propriedade do veículo do seu nome. Para isso, veja como o pode fazer neste artigo – Registo de Propriedade Automóvel. Vendeu carro e o comprador não o registou em seu nome? .
    Basta entrar no Automoveis-Online e colar o titulo do artigo na barra de pesquisa.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Angelo, antes de mais queremos agradecer a sua questão. Mas, não lhe podemos dar uma resposta neste artigo, uma vez que o assunto em questão não se enquadra com o seu problema.

    Veja se encontra algum artigo relacionado com baterias aqui.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Dani Granja Melão, três coisas a fazer. Primeiro, fazer a revisão à caixa de velocidades com material de origem;
    Segundo, mandar verificar o nível do óleo do torque, tarefa que se faz a quente;
    Terceiro, se as duas primeiras não resolverem, o problema poderá estar relacionado com a componente electrónica da caixa de velocidades.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

    • Dani Granja Melão

      Muito obrigado pela vossa ajuda.
      Vou seguir os vossos tópicos e depois dou feedback.

      O meu muito obrigado.

      Daniel Melão.

  • Joaquim Barros

    como posso acertar os níveis do torque a quente. do Mercedes 190 D caixa automática

    • Olá senhor Joaquim Barros, essa é uma tarefa para um profissional do ramo. Não deve fazer isso em casa. Tecnicamente, não lhe sabemos explicar como e quais os procedimentos que tem de adoptar para fazer esse acerto. O que sabemos é que alguns dos problemas que algumas caixas de velocidades automáticas apresentam, estão relacionadas com o nível de óleo no torque baixo. O nível de óleo no torque, acerta-se em quente.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • Olá Senhor Jorge Sousa, relativamente à sua questão, o motor do 320 é mais potente e mais equilibrado. Em termos de problemas, o único que entendemos existir é os consumos, isto porque, o motor 320 é mais consumista que o 200. A manutenção do 320 é também mais elevada.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Sara Leite, mande verificar a embraiagem do seu veículo. É muito provável que a embraiagem do seu veículo não esteja em conformidade e por esse motivo lhe esteja a dar esse sintoma.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Constantin Rs

    Ola tenho um audi a6 de 2001 com caixa automática tiptronic, e tenho seguinte problema: quando o motor esta ainda frio as primeiras duas mudanças puxam bem, depois passado tempo quando o motor aquece parece que perde forca as primeiras duas mudancas, se me poder dar uma ideia do que pode ser agradeço

  • Olá Cassio, o sintoma da sua caixa de velocidades automática, parece-nos que tem a ver com o comando electrónico dela. Mas, para não gastar já muito dinheiro nesse órgão, comece por fazer uma revisão à caixa com peças de origem. Se não resolver, vai ter de pensar na componente electrónica da caixa.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Senhor José Dangala, se não sintomas relacionados com a caixa, o problema desse carro poderá estar relacionado com a válvula EGR ou o corpo de injecção do carro. Não nos parece que seja algo relacionado com a caixa de velocidades.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Luís Fernandes, tendo em conta os sintomas, parece-nos que o problema que tem, está relacionado com a centralina de comandos electrónicos.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Costa, recomendamos que faça uma revisão exaustiva à sua caixa com material de origem e mande observar a central de comando electrónico.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

    • Maria Brandão

      Boa noite,
      Obrigado pela resposta.
      O que posso considerar numa revisão exaustiva, além de óleo, filtro, juntas e níveis de torque?
      Obrigado.

  • Olá Aldo Casselli, os sintomas do seu carro, leva-nos a querer que há algo de errado com a embraiagem do seu carro. Mas, o problema pode também estar relacionado com a central de comando electrónico da caixa. Verifique um dos dois órgãos.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Maria Brandão, seguramente que sim. Mas, a velocidade está a patinar é porque a sua caixa de velocidades está a precisar de uma manutenção. Faça essa revisão e mande utilizar material de origem.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Tito Gome, é muito provável que a central de comando electrónico da caixa de velocidades tenha falecido. O ideal é mandar substituir, o óleo, juntas e filtros da caixa e acertar o nível do torque a quente. Depois, se o problema continuar, o problema está relacionado com a central de comando electrónico. Esta, terá que ser substituida.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Aldo Casseli, central de comando electrónico. Mas, não conhecemos ninguém.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Marco Dias, os sintomas que o seu veículo apresenta são tudo menos normais. Parece-nos que há aí algo grave para resolver. Desde parte mecânica, electrónica e hidráulica. A revisão da sua caixa de velocidades automática por si só não resolve. Deve ter problemas ao nível da central de comando electrónico e no sistema hidráulico também, por causa do sintoma do pé no travão.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Pedro Carmo, o custo não lhe sabemos dizer, pois varia sempre de oficina para oficina e de serviço para serviço. O problema que a sua caixa de velocidades automática possa ter, depois de ter feito a revisão e verificar que o problema continua, poderá estar relacionado com a central de comando electrónico da mesma.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Sérgio Trindade, está tudo relacionado com a centralina de comando automático da caixa. Por vezes acontece que, durante o processo de revisão da caixa de velocidades, é derramado óleo nas fichas e em alguns componentes que deveriam estar devidamente isolados e não estão. E quando isso acontece, causam-se danos na centralina que mais tarde se vêm a revelar danosos para o utilizador.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Vitor Peralta, o seu mecânico pode ter alguma razão, isto porque, a marcha atrás requer muito mais esforço.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Crimildo, o ideal é mandar ver se a centralina não está a gerar erros e caso esteja, pode ser por aí a solução do seu problema.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Maria Julieta, pedimos que formule novamente a sua questão, de forma a que a mesma possa ser entendida.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Leobruny, à partida tudo indica que a central de comando electrónico da caixa não está em condições. Mande verificar a central.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Valerio Sampaio, pelo sintoma, tudo indica que o problema está relacionado com a central de comando electrónico.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá César Oliveira, pelo ano da sua viatura, presumimos que a mesma ainda tenha garantia de construtor e se assim for, deve ir à marca para corrigir esses problemas. Contudo, parece-nos que o problema do seu carro possa estar relacionados com o filtro de partículas e não com a caixa de velocidades. Quanto à questão da lona, lamentamos, mas, não o podemos ajudar.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Tiago José, tendo em conta o relato de avarias que as caixas automáticas que a Audi tem e a forma como a marca lida com o problema para com os seus clientes, achamos que é mais prudente a compra dessa viatura com caixa manual.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Nelo Coelho, a sua exposição não é muito clara, pois não é perceptível o trabalho que o mecânico fez na caixa de velocidades, para que ela de um momento para o outro deixasse de funcionar correctamente.

    Mas, como refere a presença de limalhas, presumimos que algum órgão mecânico tenha sucumbido ao desgaste. Pelo que a substituição da caixa de velocidades é a melhor opção.

    Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online – Tudo sobre o mundo Automóvel e no Google + do Automoveis-Online.

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Tiago Batista, o motor dessa viatura já é problemático o suficiente para estar a pensar na sua aquisição com caixa automática. A caixa de velocidades que equipa esse Audi, não é de todo fiável.

    Ajude o Automoveis-Online a crescer mais. Partilhe-nos com a sua rede de amigos e siga-nos através das nossas páginas sociais, no Facebook, Google + e no Twitter. Automoveis-Online – A Sua Revista Digital de Automóveis .

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Simão Kutavenga, apesar de pensarmos que o problema não possa estar relacionado com os componentes de manutenção da sua caixa de velocidades automática, é recomendado a substituição do filtro, juntas e a colocação do óleo novo.

    Queríamos perguntar se o motor do seu carro, sofreu algum reparo?

    Ajude o Automoveis-Online a crescer mais. Partilhe-nos com a sua rede de amigos e siga-nos através das nossas páginas sociais, no Facebook, Google + e no Twitter. Automoveis-Online – A Sua Revista Digital de Automóveis .

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Ana Luisa Pereira, é muito capaz de ter a centralina electrónica danificada. Para além de ter de fazer uma revisão à caixa, vai ter de mandar verificar esses componente.

    Ajude o Automoveis-Online a crescer mais. Partilhe-nos com a sua rede de amigos e siga-nos através das nossas páginas sociais, no Facebook, Google + e no Twitter. Automoveis-Online – A Sua Revista Digital de Automóveis .

    Cumprimentos,

    A Equipa AO

  • Olá Alfredo, não sabemos quais são os custos.

    Ajude o Automoveis-Online a crescer mais. Partilhe-nos com a sua rede de amigos e siga-nos através das nossas páginas sociais, no Facebook, Google + e no Twitter. Automoveis-Online – A Sua Revista Digital de Automóveis .

    Cumprimentos,

    A Equipa AO