Renault Talisman vs Skoda Superb

Qual destes carros familiares é o melhor? Comparativo, Renault Talisman ou o Skoda Superb

Renault Talisman vs Skoda Superb

Renault Talisman vs Skoda Superb. Qual destes carros familiares é o melhor?

O Renault Talisman ou o Skoda Superb. Este comparativo tem por objectivo responder a algumas das questões que se colocam no momento de comprar um veículo destes.

Procura um carro familiar grande, robusto, com excelentes consumos? Se a resposta é sim, então estes veículos podem ser interessantes para si.

Tecnicamente são evoluídos e vêem recheados de argumentos que por si só chegam para o convencer. Mas, qual deles é o melhor?

No comparativo de hoje temos o Renault Talisman 1.6 dCi e o Skoda Superb 1.6 TDI. Uma das questões que pode fazer com o cliente perca o interesse é a componente financeira. Isto porque o Renault Talisman 1.6 dCi custa muito perto dos 48 mil euros e o Skoda Superb 1.6 TDI perto de 40mil euros.

Tendo em conta os seus concorrentes directos neste segmento, pode ser entendido com preços proibitivos. Principalmente se tivermos em consideração o público alvo, para o qual estas viaturas foram pensadas.

Mas, vamos ver que argumentos têm estes dois modelos para convencer os seus clientes a pagar os valores pretendidos.

O novo Renault Talisman na sua construção teve o cuidado de reunir o melhor do que há para este segmento. Conseguindo passar a sensação de que estamos de facto numa berlina francesa de topo.

O interior do Talisman é muito espaçoso, confortável e dispõe de um habitáculo luxuoso e recheado de gadgets com o único propósito de oferecer o melhor conforto aos seus ocupantes.

Na versão Initiale Paris, a mais equipada, o Talisman vem equipado com bancos integralmente em pele com comandos elétricos, memória, aquecimento e massagem. Tem também a possibilidade de de personalizar a cor e a intensidade da iluminação interior.

O seu exterior é imponente, igualmente grande, consegue conferir uma sensação de enorme segurança aos seus ocupantes. Esteticamente, destacam-se os grupos ópticos dianteiros e traseiros, que utilizam a nova tecnologia LED.

Mecanicamente, o novo Renault Talisman vem equipado com o novo motor 1.6 dCi biturbo a debitar 160cv. Para aumentar a aderência ao solo, o Talisman conta com uma suspensão pilotada e o sistema de quatro rodas direcionais (4Control).

O Skoda Superb apresenta-se sóbrio e um pouco despido. De linhas elegantes, mas pouco atractivas quando comparado com os seus concorrentes, que são muito mais interessantes.

O interior do Superb é tipicamente germânico, sóbrio e funcional. Mas, nada entusiasmante.

Mecanicamente, o Skoda Superb utiliza o conhecido bloco 1.6 TDI de 120 cv de potência máxima. É o mesmo bloco que equipa a WV Passat. Mas, a falta de uma caixa de dupla embraiagem, penaliza a capacidade desta mecânica nas recuperações. Contudo, não deixa de ser um motor enérgico e económico. O motor é elástico o suficiente para percebermos que corresponde bem ás solicitações que lhe fazemos. Embora limitado na questão da dupla embraiagem, o Skoda vence com grande vantagem o WV Passat, quanto ao nível de equipamento. Mas, fica bastantes furos abaixo do Renault Talisman que dispõe de 160 cv de potência máxima.

Apesar de ser um interior frio e de materiais de qualidade austera, o interior do Skoda é efectivamente bem construído. E, em termos de montagem, consegue superiorizar-se aos seus concorrentes nomeadamente o Talisman.

Por exemplo, o Renault Talisman, apresenta materiais de elevada qualidade, como as aplicações em pele no tablier e o grande ecrã sensível ao toque que ocupa quase toda a consola central. No entanto, a montagem destes apresentam falhas.

Já identificamos que a mecânica do Talisman é superior à que é utilizada no Skoda Superb. Mas, o Renault Talisman, beneficia de outras vantagens, como por exemplo, a suspensão pilotada e o sistema de quatro rodas direcionais (4Control). Estes dois sistemas conferem à berlina francesa, melhor agilidade, tendo em conta as suas dimensões e potência.

Para resolver o problema do fraco angulo de viragem do Renault, este vem equipado com uma série de sensores que o ajudam nas manobras mais difíceis.

Se pretender adquirir um Skoda Superb com caixa de velocidades automatica, terá de optar pela versão “DSG”, que custa mais 2000€. Apesar de o motor do Skoda ser um pouco lento, a caixa de velocidades manual é suave e precisa e o acerto da suspensão eficaz.

No conforto e o consumo do Renault Talisman fica um pouco comprometido. Quando equipado com jantes de 19” e pneus 245/40.

Na componente consumo, o Renault Talisman 1.6 dCi vence o Skoda Superb 1.6 TDI. Uma vez que apresenta consumos mais baixos.

Tendo em conta que o Renault Talisman é efectivamente a proposta mais completa. A pergunta que se coloca é: Será que os argumentos do Talisman são suficientes para que gaste cerca de 10 mil euros a mais que o seu concorrente?

Booking.com