in

Lisboa proíbe entrada de carros anteriores a 2000 e 1996

Lisboa proíbe entrada de carros anteriores a 2000 e 1996

Lisboa proíbe entrada de carros anteriores a 2000 e 1996, esta notícia já não é novidade, uma vez que o assunto já tinha sido abordado por diversas vezes, pelo presidente da Câmara de Lisboa. Esta proibição entra em vigor a partir do dia 15 de Janeiro e incide sobre os veículos anteriores a 2000 e 1996. Estes veículos não vão poder circular dentro da capital das 07:00 às 21:00 durante os dias úteis no centro de Lisboa.

As restrições à circulação foram divididas em duas zonas, tal como explica o comunicado da autarquia. Assim, as restrições para veículos anteriores a 2000 respeitam à zona 1, que vai desde o eixo da Avenida da Liberdade à Baixa (limitada a norte pela Rua Alexandre Herculano, a sul pela Praça do Comércio e abrangendo a zona entre o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas).

Contudo, a proposta aprovada em reunião camarária no final de Outubro refere, «Admite-se, no entanto, o atravessamento desta zona entre a Rua das Pretas e a Praça da Alegria, e na Rua da Conceição, como ligações entre colinas».

Para as viaturas anteriores a 1996, estão impedidas de circular na zona 2 (definida pelos limites Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Avenidas das Forças Armadas, dos Estados Unidos, Marechal António Spínola, do Santo Condestável e Infante D. Henrique).

Estas normas vão de encontro à terceira fase das Zona de Emissões Reduzidas (ZER), após a segunda fase ter sido implementada em 2012 e a primeira criada em 2011.

Que segundo Tiago Farias, director municipal de Mobilidade e Transportes, diz que o objectivo é «reduzir as concentrações de poluentes na zona central, nomeadamente na Avenida da Liberdade» e mais disse, acerca das ZER visam ainda uma «redefinição da circulação do trânsito» na cidade, assim como «promover os modos activos – andar a pé e de transportes públicos».

Segundo a Câmara Municipal de Lisboa, informou que foi realizado na quinta-feira em parceria com a Polícia Municipal e com a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa, uma acção de sensibilização dos condutores, junto à Praça dos Restauradores, na qual se explicaram as alterações.

Francisco Ferreira que é o responsável por um estudo da FCT sobre as ZER, que foi realizado entre 2011 e 2012, e que refere que «os valores [actuais] ainda excedem os limites máximos estabelecidos pela União Europeia», quanto às emissões poluentes de partículas e dióxido de carbono, o que, a seu ver, se deve em grande parte ao tráfego automóvel.

Assim, a terceira fase «deverá significar uma melhoria da ordem dos 10%, em termos de redução dos níveis» de poluição, defendeu Francisco Ferreira, citado no comunicado.

Contudo, existem excepções a estas restrições para os veículos de emergência, históricos, de residentes, de polícia, militares, de transporte de presos, blindados de transporte de valores, os carros a gás natural, GPL e os motociclos.

Também os táxis terão um período de excepção, entre 15 de Janeiro e 30 de Junho de 2015.

Comments

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

twenty + one =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Lista dos radares de controlo de velocidade Janeiro de 2015

Lista dos radares de controlo de velocidade para Dezembro segunda semana

Lista dos radares de controlo de velocidade Janeiro de 2015

Lista de radares de velocidade para Dezembro quarta semana