in

Hiriko, o carro que «encolhe»

Hiriko, o carro que «encolhe»

Durão Barroso presidente da Comissão Europeia, experimentou esta terça-feira o primeiro protótipo do carro eléctrico Hiriko Citycar. Para facilitar nas manobras de estacionamento, este revolucionário citadino que consegue «encolher», foi projectado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e vai ser produzido na região basca, em Espanha.

http://youtu.be/w92MrF0IJO8

A produção do Hiriko deverá arrancar já em 2013. Este veículo eléctrico tem 2,70 metros de comprimento e 1,70 metros de largura, capacidade para duas pessoas, à semelhança do smart fortwo, e consegue diminuir o seu comprimento para estacionar. A traseira move-se para baixo do chassis, deixando o carro mais alto, mas com apenas dois terços do comprimento de um Smart.

Construído a pensar nas grandes cidades, anuncia uma aceleração dos 0 aos 50 km/h em três segundos e uma velocidade máxima limitada a 50 km/h. Conta com uma autonomia prevista de 120 quilómetros, necessitando de apenas doze minutos para recarregar o conjunto de baterias.

As primeiras unidades do Hiriko deverão começar a circular no próximo ano. As primeiras informações avançam para um preço de venda em torno dos 12.500 euros.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

seven − six =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Já conhece o superdesportivo Koenigsegg Agera R

Koenigsegg Agera R. Conhece este superdesportivo ?

Atenção! Perda da carta de condução por pontos pode avançar

Atenção! Perda da carta de condução por pontos pode avançar