Fotos espectaculares! Cinco modelos com cinco estrelas nos testes Euro NCAP

Fotos espectaculares! Cinco modelos com cinco estrelas nos testes Euro NCAP

É a Euro NCAP que avalia os níveis de segurança dos automóveis novos. Os seus testes são extremamente complexos e rigorosos. Só os automóveis mais preparados é que conseguem atingir o nível máximo de segurança, isto é, alcançar as 5 estrelas Euro NCAP.

Desta vez, foram seis os modelos que se submeteram a testes mas só cinco é que conseguiram as cinco estrelas o sexto só conseguiu quatro estrelas.

As marcas e modelos que foram submetidos aos rigorosos testes de segurança Euro NCAP foram, o Audi A3, Ford B-Max, Isuzu D-Max, Kia cee’d, Renault Clio e Volvo V40.

Começando pela marca que só conseguiu garantir as quatro estrelas, o Isuzu D-Max apesar se tudo, pode-se dizer que revelou grandes melhorias face ao modelo a que sucede, que obtivera apenas duas estrelas em 2008. Tendo sido destacado pela Euro NCAP os progressos que a marca fez no capítulo da segurança, quer na protecção dos ocupantes, que para os peões.

Era de temer que o Ford B-Max não conseguisse atingir as cincos estrelas, pelo facto de não dispor o pilar B. Como é do conhecimento, este modelo prima pelo Design inovador das portas traseiras, estas primam pela ausência do pilar B, dando a sensação de fraqueza. Mas o facto é que chegou às cinco estrelas, mostrando assim que essa solução em nada prejudicou a segurança dos ocupantes, contando ainda com o sistema Active Ctiy Stop, que ajuda a imobilizar o veículo em situações de emergência.

A marca sueca Volvo com o seu modelo V40 não deixou os seus créditos em mãos alheias. Este modelo também conseguiu alcançar as cinco estrelas. Mas, para além de conseguir as cinco estrelas, o modelo sueco alcançou ainda um novo recorde no seu segmento, com um valor total de 98 por cento, mercê do seu sistema de airbags no capot para reduzir o impacto do atropelamento em peões.

A Renault com o Clio, Kia com o cee’d e Audi com o A3, também chegaram às cinco estrelas, oferecendo níveis melhorados de protecção face aos modelos anteriores.