Filtros de partículas obrigatórios nos gasolina

Carros com motores a gasolina vão ser obrigados a ter filtros de partículas

Filtros de partículas obrigatórios nos gasolina

Filtros de partículas obrigatórios nos gasolina. Carros com motores a gasolina vão ser obrigados a ter filtros de partículas.

A União Europeia aprovou um conjunto de normas orientadas às emissões de CO2 dos carros. Normas mais rígidas para carros equipados com motores a gasolina.

Entre o conjunto de normas a mais importante é a inclusão de filtros de partículas nos carros a gasolina. Algo que até agora era obrigatório só para veículos equipados com motor diesel.

Para além do filtro de partículas, foi anunciado a introdução de novas formas de avaliação das emissões de gases. Nomeadamente para os carros gasolina.

Assim, para além dos teste que são feitos em ambiente controlado de laboratório, a medição da emissão desses gases passam a ser feitos em testes em estradas públicas. Esta medida resulta como resposta ao escândalo das emissões de que a VW foi alvo.

Estas novas normas vão ser introduzidas em todos os novos modelos que vão ser fabricados para estarem disponíveis no mercado em setembro de 2017 e chegarão aos motores a gasolina no ano seguinte.

Embora os construtores quisessem adiar estas medidas, a ACEA – Associação de Fabricantes de Automóveis na Europa, entende que o tempo concedido para proceder a esta alteração é demasiado curto.

Elzbieta Bienkowska, que é a Comissária responsável por esta área, explicou que “os fabricantes devem começar já a desenhar os seus automóveis para emissões de partículas mais baixas, e introduzir os filtros necessários nos carros a gasolina que são já amplamente utilizados nos diesel”.

A origem desta alteração está, além da possibilidade de voltarem a surgir softwares de alteração de emissões. Mas, também no facto dos novos motores a gasolina com injeção direta emitirem, segundo estudos, dez vezes mais partículas nocivas.