Filtro de partículas! O que é e como funciona?

Filtro de partículas! O que é e como funciona?

Filtro de partículas! O que é e como funciona? O seu carro deixou de puxar como antigamente? Talvez o seu filtro de partículas esteja entupido. Certamente que o leitor já deve ter ouvido falar acerca dos filtros de partículas, ou, é possuidor de um carro que tem aquelas designações como por exemplo “FAP” e não sabe muito bem o que é e para o que servem esses filtros de partículas. Estes são utilizados pelos motores a diesel mais modernos, com o objectivo de estes serem mais amigos do ambiente. Para ficar a perceber um pouco mais acerca deste tema, fizemos este artigo e publicamos um vídeo.

As marcas introduziram-no sob a premissa que os carros que os usam são mais amigos do ambiente, quando em boa verdade é um pouco mais do que isso. As marcas introduziram os filtros de partículas porque, efectivamente se tornam mais amigos do ambiente, isto porque, o veículo emite menos partículas para o meio ambiente. Mas também, porque conseguem uma redução do imposto a pagar aquando o pedido de matrícula, isto porque, como emite menos CO2, paga menos.

Então como é que o filtro de partículas funciona?

Antes de mais, o filtro de partículas é uma peça que se encontra localizada na zona intermédia do escape. Este retém a fuligem, (fuligem = Substância proveniente da decomposição do combustível que se evola dele com o fumo, mas que, mais pesado do que este, se agarra às paredes das chaminés.), que é produzida na câmara de combustão de um motor diesel e a sua função é eliminar essas partículas. Isto porque nem todo o gasóleo que alcança a câmara de combustão é queimado de forma eficiente. Uma parte é convertida em cinza rica em substâncias nocivas para a saúde, como por exemplo, benzendo que é um hidrocarboneto tóxico.

Filtro de particulas

Assim, a função deste filtro é reter essa cinza através dos seus canais internos, compostos por uma estrutura de carboneto de silício.

Quando o filtro fica saturado, isto é, quando fica cheio de cinza, o filtro de partículas dá inicio ao processo de incineração, para se desfazer dessas partículas de hidrocarbonetos. Este processo é executado através de uma Então injecção extra e pontual de gasóleo.

Como é realizado o processo de incineração nos veículos?

Num determinado momento, vai sentir como que se o seu carro estivesse acelerado, é importante que nesse momento, o carro não seja desligado, para que o processo de incineração não fique por concluir. Isto porque, durante esse período, vai ser enviada uma elevada quantidade de gasóleo na câmara de combustão com o propósito de fazer subir consideravelmente a temperatura do escape e por apenso o filtro, local onde se encontra a fuligem. Esta é a forma automática que os carros diesel equipados com filtro de partículas têm para fazer a incineração.

Contudo, também é possível fazê-lo de outra forma, através da utilização de um aditivo no gasóleo. O nome desse aditivo é “Eolys”, que quando misturados, permite queimar as referidas partículas a uma temperatura abaixo dos 450 graus centígrados.

Em termos de concepção, o interior do filtro de partículas é uma espécie de ninho de abelhas em cerâmica extradita.

Booking.com