Explosivo! Afinal de contas o gasóleo é todo igual”

Explosivo! Afinal de contas o gasóleo é todo igual

A notícia é bombástica e foi avançada pela DECO, a qualidade do gasóleo é todo igual, seja ele Premium ou marca branca.

Se o impacto é igual, porquê pagar mais? O caso já foi denunciado às autoridades.

Segundo a DECO “A diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulta de uma acção enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal”, acrescentando que “as promessas de menor consumo, menores emissões poluentes e maior protecção do motor com poupanças futuras não passam de ‘marketing’ para cobrar mais uma dezena de cêntimos ao litro”.

As acusações resultam de um estudo que a DECO realizou em quatro carros gasóleo e onde utilizou quatro marcas de combustíveis diferentes, a Galp Force, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché, “os líderes de mercado nos seus segmentos”, em que o resultado foi “o mesmo.

Assim, e segundo a DECO, os gasóleos de baixo custo, o regular ou o ‘premium’, depois de terem percorrido 12 mil quilómetros com as quatro viaturas idênticas “demonstraram consumos igualmente muito idênticos” e, no interior do motor, a organização não vislumbrou alterações.

Relativamente ao consumo, depois de medidas as diferenças a DECO considerou-as “sem significado”, ou seja “0,13 litros aos 100 km entre o pior e o melhor caso, ou seja, uma diferença de 2%”.

  • rui

    ora cá esta aquilo que dizia ha anos e ninguem acreditava!!
    dificil era fazer as pessoas entenderem estes factos,mas os”portugueses” têm o defeito de só acreditarem na publicidade!
    provavelmente a Deco não mandou examinar os combustíveis profundamente,que ainda iriam descobrir que alem de iguais,ainda contêm uma percentagem-(de óleo de fritar batatas) bio-diesel!
    Em tempos,quando eu trabalhava na área de peritagem de mecânica, para uma empresa conceituada em Portugal, após um serviço a uma viatura,que teria dado problemas de injecção e obstrução do filtro DPF, que a mesma utilizava uma destas marcas de diesel na noticia discrita,qual o meu espanto apos mandar analisar o combustivel,que o mesmo ainda teria 3% a mais de biodiese,l á mistura!!!!
    pois, sem duvida continuamos a pagar ao Estado e a estes ALDRABOES E GATUNOS DA GALP BP REPSOL etc,que lucram a 1000% ,enganado toda a gente.!!!!!
    é assim que se faz rodar um pais de pobres, enchendo os bolsos a estes CHULOS!!!!

    • Podes crer Rui. Mas será que há alguém “com eles no sitio” para mexer com estes “LOBOS”?

  • Luis Pinto

    Nao publicam o meu comentario?

    • António Silva

      Caro Luís Pinto, antes de mais quero agradecer a sua participação. No entanto, estivemos analisar todos os comentários e não encontramos nenhum comentário seu para além deste que foi publicado. Peço-lhe por favor que o volte a colocar.

      Cumprimentos,

      Equipa
      Automoveis-Online

  • luis maai

    É sim verdade o que este senhor rui diz estamos perante uma ladroagem que tem a aprovação de todos os governos que temos tido em portugal, é só corruptos e gananciosos estamos a pagar a fatura e são eles que poem este pais na miseria e não há quem faça nada eu já fiz o teste com gasoleo caro e do barato faço sempre os mesmos km.

  • Jojo

    Este estudo da Deco é ridiculo, e revela que afinal, a Deco também não é nenhum santa.
    Gasoleo normal e aditivado existe em muitos outros países além de Portugal, será que andam todos a dormir? A Deco afinal é que é esperta e todos os outros Países são burros.. enfim.. No meu carro noto prefeitamente a diferença nos gasoleos e não é pouca, tenho um 1.9JTD cmonrail, e no geral a minha experiencia é a seguinte:
    diferença entre os gasoleos da Galp não posso pronunciar, porque noto logo que à partida que o gasoleo da Galp é superior às demais marcas, para mim o normal da Galp está ao nível do aditivado da repsol por ex.. é muito melhor que o repsol “normal”, o gasoleo da Cepsa deixa-me o carro a trabalhar tipo trator agricola.. No estudo comparam também o gasoleo lowcoast do Intermarche, e para mim esse é uma agradavel surpresa porque é realmente identico ao Galp “normal”.
    Se tiverem outras opiniões, partilhem..

    • Nuno

      Concordo, por norma só ponho gasoleo barato porque os preços das gasolineiras de marca sao exurbitantes e estando desempregado todas as gotas são aproveitadas. Sendo mecanico desempregado sei bem do que falo e concordo plenamente consigo, pois sinto tudo o que se passa com o motor (ossos do oficio). Uma vez por outra vou a lisboa e quando venho para o norte, na zona onde fico só existe perto bombas da galp, o que me “obriga” a colocar lá gasoleo antes de vir, ou então tenho de fazer alguns kms para ir a bombas mais baratas, o que muitas vezes não me dá tempo nem paciencia para lá ir, e noto perfeitamente que com gasoleo normal da galp o carro desliza melhor, o motor fica mais silencioso e faço medias de autoestrada mais baixas que as ditas gasolineiras low cost. Portanto não sei como pode a Deco dizer que é tudo igual quando os motores realmente têm comportamentos diferentes de vários combustiveis! é como comer mac donald 15 dias e outros 15 dias comida saudavel e no fim do mes dizermos que é tudo igual e não houve diferença nenhuma, então enfarto mac donalds todos os dias porque não fazem mal nenhum À saude!
      é só isto q

      • Simão

        concordo plenamente, eu tenho varias viaturas na empresa e noto bem as diferenças (ou notei já que agora sempre que posso meto diesel ultra BP) e posso dizer que quanto mais cilindrada o carro tem mais diferença se nota nos consumos e para nota fica esta, tinha um jeep que atestado com gasoleo normal fazia 300/350km e com o diesel ultra 400/450km o que era abismal…

  • ze

    meus caros nao e verdade, nem todo o combustivel tem a mesma densidade nem o mesmo coeficiente de poder calorifico, dai terem remdimentos diferentes

  • Carlos R. Calado

    Pessoalmente já tinha testado os combustíveis da Galp umas duas vezes há aguns anos e tinha chegado à mesma conclusão: não prestam. Agora o fundamental é que, ao ler este estudo, não se extrapole o resto para as restantes marcas.
    Se abastecer por exemplo com BP Ultimate o meu carro (um TDida VW) dá uma velocidade de ponta superior e a diferença de potência sente-se bem. Se colocar um Repsol aditivado, apesar de não notar diferença de desempenho quando comparado com a versão normal, verifico consumos médios de quase menos 1l/100Km.
    Resumindo e concluindo, apesar de a DECO ter confirmado que os combustíveis da Galp não correspondem ao que a publicidade deles nos tenta vender, falta um estudo com teor mais ciêntífico (uma amostra maior e motores mais recentes e sofisticados – aqueles onde a Galp diz fazer mais sentido este tipo de combustíveis) e um comparativo mais abrangente que inclua outras marcas.

    • Simão Leite

      concordo plenamente, eu abasteço com bp ultimate e posso dizer quem 6 viaturas que possuo notei as diferenças de consumos, nuns mais mais do que outros, para não falar em fumos e mais importante na manutenção do veiculo pois desde que meto este combustivel nunca mais tive problemas de injectores e afins…

  • Jojo

    Pois lá está, certamente a maioria vai concluir este estudo da Deco como eu concluí..

  • Thierry Rodrigues

    Há cerca de dois anos e durante cerca de 8 meses fiz um teste com BP gasoleo normal e com gasoleo aditivado. O resultado é que acbava por ter o mesmo tipo de consumo.

  • Jojo

    E com que motor Thierry? Lembro bem no inicio quando esses gasoleos sairam para o mercado que falavam que eram optimizados para carros com tecnologia comonrail.. coisa que os TDI só à pouco tempo adoptaram..

  • Carlos R. Calado

    Thierry, com o BP ultimate o meu TDi da VW até gasta mais. O que noto é mesmo muito mais potência… o que me leva a acelerar mais e, consequentemente, a gastar mais. Talvez se acelerasse menos o acréscimo de potência se traduzisse num menor consumo… mas não me lembro de ter experimentado.
    Agora uso o aditivado da Repsol. Não dá mais potência, mas o motor fica muito mais silencioso, gasta menos e quando preciso de carregar no acelerador ele responde bem. Se acumular os 6 cêntimos de desconto do fim-de-semana com 6 cêntimos de um cartão que tenho do Montepio, consigo preços bastante próximos (uma vez até mais barato) que no Jumbo (onde nunca tenciono vir a abastecer).

  • Jojo

    Pois, já somos 2 a abastecer na Repsol com o cartão Montepio, eu no aditivado da Repsol também não noto grande diferença, para mim é identico ao galp normal, com o Galp normal o meu carro tem muito maior velocidade de ponta em autoestrada e atinge muito mais rapido.. sempre notei isso.. O normal da repsol para mim é pior do que o galp normal.. Na BP das poucas vezes que meti o ultimate também notei bastante power..

  • O Sr, Jojo é perito em quê para duvidar de uma noticia destas da Deco?
    Bom,não entrando por esse caminho,e sendo cem por cento verdade esta noticia bombástica,qual o rumo destes “Senhores” que enganaram o povo Português?Pois,o mesmo de sempre como em outras áreas que somos “comidos”…Nada!
    “É o País que temos”…

    • opp

      Sr. Ricardo não tenha tanta fé na Deco, conheço outras áreas técnicas onde os estudos realizados por eles também deixam algo a desejar. Tenho uma VW Transporter TDI de 2001 que chega a percorrer 90 Km de diferença com combustíveis diferentes por depósito. Com o gasóleo GALP normal já fiz mais 80/90 Km com um depósito, várias vezes, do que com o CEPSA normal. Com REPSOL normal faz o mesmo que o GALP. Portanto falo com experiência de muitos Km percorridos (muito mais que 12mil). As diferenças existem, mas que somos enganados em muita coisa também é verdade.

  • Jojo

    O Sr. Ricardo também deve acreditar no pai Natal..
    A Deco é também um negocio.. tenho dito.

    • O que não é um negócio neste País de corruptos?Mas entre isso e a fiabilidade de certos organismos incluindo a Deco talvez não se possa incluir…
      Tenho de acreditar no Pai Natal pelo “sonho que comanda a vida” e porque os meus filhos ainda estão na idade disso…lol
      Ultimamente estamos a habituar-nos neste País a que muitas coisas sejam postas a descoberto em menor tempo que era dantes,oxalá isso seja sinónimo de “meter tudo no sítio certo” e penalizar quem descaradamente rouba…
      Ainda há quem tenha medo de denunciar…outros não.

  • JNobre

    Uso combustiveis de marca dita “branca” há mais de seis anos nos meus carros e nunca tive problemas de maior consumo (comparando com Galp, repsol, BP) ou problemas de motor , tanto a gasolina como no gasoleo.
    Nunca fui nas “prendinhas dos cartoes” que de alguma maneira isso tudo se paga no combustivel. Foi-me sempre indicado por gente que trabalha na Petrogal,. (vejo a refinaria da minha janela) e que me dizem que é tudo igual.
    Nao sou nenhum masturbador de equipamento como reparo nalguns comentarios que aqui aparecem, apenas uso o mais barato e se me desse problemas como nao sou nenhum abonado em dinheiro já tinha deixado de consumir, e repito para mim foi sempre “igual ao litro”

  • Jojo

    Já passou mais de 1 ano e nada mudou porque como é obvio a Deco não provou o que não podia provar..
    Mas como o objetivo deles foi chamar a atenção e fazer publicidade para eles.. A Deco é um negocio.. para quem não sabe que se informe..

    • luis sousa

      É verdade a Deco deixa muito a desejar é suposto ajudar as pessoas mas se não tiverem a lucrar a ajuda fica-se apenas por palavras vagas.

  • Jojo

    Atenção que não tenho nada contra negócios…
    Contra publicidade enganosa e sensacionalismo sim..

    • Ricardo

      Creio já ter dito isto ,mas repito,O que não é um negócio nesta vida?
      A deco,como tantos outros organismos tem associados mas provavelmente nao sobreviria apenas com esses fundos vindos do associados,vai na volta,Pimba,tem de ganhar por outros meios também ,Lol
      Se é sensacionalista ou não pode ser discutivel,se provou isto ou aquilo também não se sabe a não ser que “alguém” volte a recordar este tema algures e diga à Deco para fazer prova do que disse…
      Creio eu que aqui talvez esteja num empate de opiniões acerca deste assunto.
      Para já ,e para terminar,tanto se me dá como se me deu porque ainda só tenho um carro a gasolina.
      Próximo… hehe

      • Jojo

        Então achas que se fosse verdade e se tivessem provas não iam continuar a falar disso? repara que nunca mais se falou nisso, e se saíres de Portugal, repara que gasóleo aditivado existe noutros países por aí fora..
        Se tens um carro a gasolina, como podes achar que o gasóleo é todo igual? O nome é.. Eu não tenho qualquer interesse neste assunto, só falei porque noto claramente diferenças.. desde à muitos milhares de kms que tenho em cima..

        • Ricardo

          Eu creio que nunca aqui disse que o gasóleo é todo igual, “discuti” apenas sobre a Deco como organismo que se bate pela legalidade das coisas diversas e será o unico organismo de peso cá em Portugal para fazer “frente” a isso e teremos de .alguma forma dar graças e agradecer pela sua existência ,pela ajuda e aconselhamentos em muitas áreas,isso é inegável,como todo mundo,também tem defeitos,mas que tem contribuido e em muito para que haja um travão a certos “comedores” e que não nos assaltam as carteiras demasiadamente,isso é uma certeza!
          Bom,acho que isto já chega de comentários e termino aqui de debater este assunto.
          Hoje,19 de Novembro de 2013: Força Selecção,chega ganhar por 1-0 Hehe

          • Jojo

            Ricardo
            29 de Novembro de 2012 at 0:35

            O Sr, Jojo é perito em quê para duvidar de uma noticia destas da Deco?
            Bom,não entrando por esse caminho,e sendo cem por cento verdade esta noticia bombástica,qual o rumo destes “Senhores” que enganaram o povo Português?Pois,o mesmo de sempre como em outras áreas que somos “comidos”…Nada!
            “É o País que temos”…

            Sr. Ricardo, penso que foi você que disse isto acima à 1 ano atrás, agora vem dizer que nunca opinou nesse sentido..
            Seja como for, eu contínuo com a minha opinião, pois como se viu, não foi provado nada que não se poderia provar.. Por isso contínuo a achar que a DECO é uma fraude cheia de esquemas manhosos apenas com fins lucrativos..

  • Ricardo

    Ricardo
    29 de Novembro de 2012 at 0:35

    O Sr, Jojo é perito em quê para duvidar de uma noticia destas da Deco?
    Bom,não entrando por esse caminho,e sendo cem por cento verdade esta noticia bombástica,qual o rumo destes “Senhores” que enganaram o povo Português?Pois,o mesmo de sempre como em outras áreas que somos “comidos”…Nada!
    “É o País que temos”…

    Sr. Ricardo, penso que foi você que disse isto acima à 1 ano atrás, agora vem dizer que nunca opinou nesse sentido..
    Seja como for, eu contínuo com a minha opinião, pois como se viu, não foi provado nada que não se poderia provar.. Por isso contínuo a achar que a DECO é uma fraude cheia de esquemas manhosos apenas com fins lucrativos..

    Bem,volto a comentar e desta vez de vez…
    Ainda bem que recorda esse meu comentário e diga-me onde é que nesse comentário visualiza que eu digo que os gasóleos são todos iguais,eu já preciso de óculos para ler mas você precisa de uns especiais que interpertem comentários de outros…
    Disse e está aí bem visivel,quem será você para duvidar da noticia da Deco,e a ser verdade(!) a noticia,era uma bomba…isso quer dizer que eu digo que os gasóleos são todos iguais??
    Falo do organismo Deco apenas…
    Enfim
    Adeus e boa sorte na vida a todos que bem precisamos da maneira que isto anda.

  • Luis Pinto

    Impressionante como as “Galps” manipulam bem o povo e fazem de nós/vós o que querem… Mudam e manipulam as opiniões a este povo e poem-nos a dizer o que não achamos e a achar o que não faz sentido. Reparem que o primeiro comentário que fiz, lá bem no cimo não foi publicado e este admiro-me que seja…
    As “Galps” estão mesmo de parabéns pela convincente hipocrisia de enganar o povo.

    • Bruno

      Isto é simples, e como responsável de uma oficina de uma prestigiada marca, nunca se viu tanto problema em bomba injectora assim como injectores e válvulas EGR, desde que apareceu estas gasolineiras,a deco devia de andar 6 meses com esses combustíveis e depois abrir a parte da linha de alimentação/combustão, e se calhar assustavam se com a quantidade de” carvão”…. Podem beber o mesmo podem andar igual mas o desgaste é bem diferente, basta ter ouvido e ouvir o motor a trabalhar! Sou português não gosto de ser enganado e para se fazer testes não se pode fazer so por metade! Combustível linha branca diminui DRASTICAMENTE O TEMPO DE VIDA DO AUTOMOVEL!!!

  • LCCL

    Meu amigos, boa tarde.
    Vamos ser práticos, é fácil escrever-se algo agradável quando os interessados em ler, lêem o que lhes interessa ouvir!
    Ainda bem que há leitores atentos e prontos a divulgarem a sua experiência, pois se não, notícias como esta da DECO estavam sempre a aparecer.
    Em tudo que é estudado, seja a nível alimentar, seja económico tem que se provar/demonstrar/publicar a forma de estudo, os detalhes dos estudados , e, o estado dos estudados.
    Assim, como a DECO nada publicou, não é considerado estudo, é considerado uma polémica mediática, dando valores negativos à DECO, pois se de facto é uma instituição de peso em Portugal a quem se apelar ajuda e depois vem com estes disparates, tem mais a perder que a ganhar, pois a bomba ficou do lado da DECO…

    AO – Peço que analisem bem antes o que postam depois, pois é preciso haver provas do que se diz, não basta ser-se catedrático!

    • Olá caro(a) LCCL, o artigo que publicamos, teve como base o estudo / testes que a DECO efectuou num determinado estudo. Na notícia que a DECO publicou e que citamos o seu primeiro parágrafo “Avaliámos o efeito do uso do gasóleo. Testámos 4 combustíveis: Galp Gforce, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché, os líderes de mercado nos seus segmentos.“.

      O Automoveis-Online não efectou nenhum teste para atestar o estudo realizado por uma entidade com créditos como é a DECO. Mas, como tivemos um problema com uma das nossas viaturas e nos foi dito pela a oficina que assiste as viaturas que poderia estar relacionado com a qualidade do combustível, decidimos testar. Então, no seguimento desse problema conseguimos perceber que no nosso caso, existe uma relação directa entre a qualidade de um determinado combustível e a deterioração precoce dos injectores de um veículo que foi usado pela equipa do AO e que depois de trocar os injectores da viatura e utilizar outro tipo de combustível os problemas com injectores desapareceu.

      Mas, claro que era bom que a DECO publicasse esse estudo mais em pormenor para que realmente a verdade viesse ao de cima.

      Siga-nos no Facebook do Automoveis-Online e no Google + do Automoveis-Online.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO