in

Cumpre os limites de velocidade e ganha um prémio

Na Suécia é ao contrário. Em vez de ser punido por exceder os limites de velocidade é premiado por os cumprir.

Cumpre os limites de velocidade e ganha um prémio

Cumpre os limites de velocidade e ganha um prémio. Na Suécia é ao contrário. Em vez de ser punido por exceder os limites de velocidade é premiado por os cumprir.

O normal é punir quem não cumpre os limites de velocidades impostos por Lei. Mas, os Suecos decidiram inverter a forma de agir perante os infratores. Decidiram dar um prémio a quem cumpre os limites de velocidade máxima impostos por Lei.

No entanto, como financeiramente não é possível presentear todos os condutores, o método escolhido foi o de sortear um prémio para quem cumpra limites de velocidade.

Assim, foi instalado um radar em Estocolmo, que permitiu só no primeiro dia reduzir a média de velocidade em 22%.

Basicamente o radar sorteia um prémio entre os condutores que respeitam e cumprem os limites de velocidade.

O radar venceu o concurso Volkswagen “The Fun Theory” e foi implementado pela entidade de segurança rodoviária sueca. A lógica é utilizar a diversão para sensibilizar os condutores a reduzirem a sua velocidade.

Assim, quando um condutor passa pelo radar é mostrado aos condutores um polegar voltado para cima. Isso acontece quando o condutor se encontrar dentro dos parâmetros definidos. Mas, a posição do polegar inverte sempre que um condutor exceda os limites impostos por Lei.

Quando o condutor circula abaixo dos limites, é notificado via SMS por parte dos responsáveis pelo radar indicando o número da matrícula. Que por sua vez, dá o direito a participar num sorteio onde estão em jogo 2 mil euros. Valor que é recolhido das multas que são registadas pelo excesso de velocidade.

Apesar de a experiência ter durado três dias, verificou-se que só no primeiro dia, a velocidade média de circulação na zona abrangida pelo radar caiu 22%.

Fique com o vídeo

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eleven − ten =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Hugo Lopes no Rallye du Var

Hugo Lopes no Rallye du Var

Car Of The Year 2017 lista dos finalistas

Car Of The Year 2017 lista dos finalistas