Carro chinês eleito o mais seguro! Saiba quais os carros mais seguros de 2013

EuroNCAP 2013 Crash teste Qoros 3 Sedan rear view

Foi o European New Car Assessment Programme – EuroNCAP que elegeu os seis carros mais seguros de 2013.

O EuroNCAP é um organismo europeu independente e que avalia a segurança de automóveis novos e o automóvel vencedor do ano de 2013, foi o nada mais, nada menos que um veículo de construção chinesa, o Qoros 3 Sedan. É a primeira vez que um modelo de construção chinesa consegue um prémio.

O Qoros Sedan, foi também o primeiro modelo feito na china a receber a pontuação máxima de cinco estrelas. Mas o modelo chinês não se ficou por aqui, conseguiu também alcançar a combinação mais elevada de pontos relacionada com a segurança de adultos e crianças.

Como se não bastasse o modelo chinês conseguiu atingir uma fantástica pontuação relacionada com a segurança de peões, onde alcançou 77%. Com esta pontuação ficou em segundo lugar para este item. E conseguiu também o segundo lugar para os equipamentos de segurança com 81% dos pontos.

Mas as vitórias do modelo chinês não se ficaram por aqui, isto porque, foram distinguidos como os melhores modelos por segmento.

Para o segmento dos utilitários, o vencedor foi o Renault Zoe, enquanto o campeão dos familiares foi o Lexus IS 300h e o Jeep Cherokee para os crossovers.

Já na categoria Luxo o vencedor foi o Maserati Ghibli. A Kia Carens e o Ford Tourneo Connect.

O European New Car Assessment Programme em 2013 realizou testes de segurança a 33 modelos em quatro vectores principais:

1) Ocupantes adultos;

2) Ocupantes crianças;

3) Segurança de peões;

4) Sistemas de assistência e Segurança.

Isto posto, os seis modelos mais seguros de 2013, diferenciados por categorias são:

Em primeiro lugar de 2013 vai para o modelo chinês Qoros 3 Sedan inserido na categoria, pequenos familiares. Na categoria Utilitários: Renault ZOE;

Na categoria, Pequenos familiares: Qoros 3 Sedan;

Na categoria, Grandes familiares: Lexus IS 300h;

Na categoria Crossover: Jeep Cherokee;

Na categoria Monovolumes: Kia Carens e Ford Tourneo Connect;

Na categoria Luxo: Maserati Ghibli.