Câmara de Lisboa proíbe a circulação a carros com mais de 13 anos

Câmara de Lisboa proíbe a circulação a carros com mais de 13 anos

O presidente da câmara de Lisboa refugia-se com as regras da União Europeia para proibir a entrada de automóveis com 13 ou mais anos.

Com esta medida o senhor Presidente António Costa poderá vir a ser o mais controverso presidente da câmara de Lisboa de sempre. É que depois das polémicas obras realizadas na Rotunda do Marquês, a câmara de Lisboa anuncia que vai impedir o acesso à circulação de carros antigos na cidade.

A data está marca para o próximo ano e no mês de Abril, onde os carros com 13 ou mais anos não vão poder entrar no centro da cidade.

  • Joao

    e oferecem carros novos a quem tem mais velhos de 13 anos e não tem posses para comprar???

  • XD

    Estes senhores não têm a noção da quantidade de veículos que circulam nas estradas de Portugal com data de matrícula superior a 13 anos em excelente estrado de conservação.
    Há muitos veículos do Estado com menos de treze anos a circularem nas nossas estradas em condições completamente deploráveis e nem seguro têm…
    Por mim passo ao lado de Lisboa.
    Tenham juízo…

    • Kuna

      Não tarda nada, estão a exigir carros novos, eletricos e com pantufas para circular na capital!! e já agora e Motas e motorizadas é igual? La se vai a minha Famel Zundapp!!! lol… deixem circular apenas as máquinas de grandes cilindradas do governo que são renovadas todos os mandatos…
      Tenho dito.

  • Nuno

    Gente maluca é o que há mais por aí, infelizmente os políticos dão mais nas vistas pois tomam decisões públicas.
    A única forma de Portugal crescer é o povo crescer. Esta decisão é absurda porque o povo, absurdo também, vai aceitá-la. A decisão só é proposta porque o Sr. em questão sabe que a carreira dele não termina ali só por ter a ideia que esta proposta faz algum sentido.
    Está na hora do povo começar a ser mais inteligente e não deixar passar este tipo de parvos, e de parvoíces.
    Portugal faz lembrar aquela série inglesa de comédia em que um dos irmãos faz o que quer do outro, fingindo que está preso a uma cadeira de rodas. Portugal é o irmão burro, e a sua submissão às regras da Europa, e para além das mesmas é algo que só se pode explicar com…burrice.
    Mas desengane-se quem achar que o problema são os políticos. O problema é o povo mesmo.
    Se carros com mais de 13 anos não podem entrar, então carros de alta cilindrada que emitem e poluem mais, para além de ocuparem mais espaço, também não deveriam poder entrar.
    Mas para esta questão ainda existe um outro problema, este só relativo aos políticos: é que os políticos estão sem ideias, sem nada para fazer, pois o estado em que a economia está deixa-os num estado de total capacidade para fazer algo que faça sentido. Pelo que vão fazendo de conta que estão a fazer alguma coisa….ainda que disparatada.

  • André

    Novas campanhas irão entrar em vigor, ….Se é residente em lisboa e tem um carro com mais de 13 anos? entregue o seu carro velho que oferecemos um novo.
    Eles que ganhem juizo.

  • Manuel

    Nasci e vivo dependente desta cidade à mais de 50 anos. Resido nos envolventes residenciais. Disponho de viatura com 13 anos, certificada pela inspecção anual que pode circular.
    NÃO VOU RESPEITAR ESSA NORMA RIDÍCULA E IRREAL, SEMPRE QUE NECESSITAR DE CIRCULAR EM LISBOA, por motivos profissionais ou pessoais.
    Estes políticos estão autenticamente loucos.
    Estão a colocar cada vez mais barreiras para a divisão das classes ricas e os outros.
    Seja real Sr. António Costa. Volte para a sua junta de freguesia (que presidiu) e veja a realidade do povo.

  • NRDS

    Mais uma ideia deplorável de uma ou umas mentes doentes. Realmente a classe politica Portuguesa está cada vez pior. Só faltava mais esta ideia brilhante para transformar Lisboa numa cidade rica de parque automóvel, num país cada vez mais empobrecido pelas mentes iluminadas que nos vão dirigindo cada vez mais para o abismo.

  • Francisco Ferreira

    Se esta medida tivesse a correspondente no exercíco de cargos públicos, ou seja, se os nossos políticos com mais de 13 anos de actividade fossem proibidos de exercer por excesso de poluição, eu acho que todos nós aceitaríamos esta medida como justa …

  • é triste, cada vez mais aumento o IUC e o ISV, e querem que compramos carros? com que dinheiro, do subsidio de natal ou de Férias?

    UUUU estou a pensar que não foi nas Universidades de Portugal que aprenderam a matemática, nem sabem ler mapas os estatisticas, quanto mais virem ao terreno ver como as coisas estão, se não sabem matematica de Portugal, vão para o extrangeiro aprender, como vão os trabalhadores Portugueses

  • dr.filipe

    Se o sr. presidente proíbe só temos de lhe fazer a vontade e não ir a Lisboa…
    Gastamos o pouco dinheiro nos arredores..

  • ZLuis

    Quer dizer que os carros da câmara de Lisboa têm todos menos de 13 anos, ou será que essa regra não se aplica aos carros do estado? E porquê 13 anos? Porque não 10, ou 20? O que é que acontece aos carros com mais de 13 anos? E para que servem as inspecções obrigatórias anuais? Será que o sr Costa não sabe que lá fora essas inspecções são de 2 em 2 anos? Temos que ser sempre os primeiros nas ideias de jerico.

  • ZLuis

    Sem falar nos carros da PSP, será que os policias vão passar a andar a pé ou então de taxi?

  • batista

    Perdi algum do respeito que tinha pelo senhor António Costa, era bom que este senhor que se intitula um acérrimo defensor da democracia está a atentar contra a mesma, visto que á muitos Portugueses que não vão poder utilizar os seus carros no centro da cidade de Lisboa só porque não podem ter carros novos, só que esse senhor não sabe porque não quer saber, o que se passa noutros Países, por exemplo na Alemanha um veiculo com mais de 13 anos que faça uma inspecção ás emissões se escape e que cumpra os requisitos recebe um selo e pode circular nas cidades sem qualquer restrição.
    Se o objectivo fosse diminuir o tráfego e as emissões poluentes, porque não fazer como em Londres, que os veículos circulam em dias alternados dependendo das matriculas com números pares ou ímpares.

  • LCCL

    É como diz a música, gente louca de lisboa!
    Pá, até ia comentar, mas vou ficar por dizer que querem fazer um novo museu de Carros antigos, mas recentes, que estupidez…
    Também passarei ao lado de lisboa, com peito cheio.

  • AMNPortugal

    Polui mais um autocarro da Carris que não tem qualquer controle de emissões de escape do que 30 automóveis sem catalisador. Mas fica uma pergunta: Para que servem então as inspecções periódicas obrigatórias? Se o veiculo ficou aprovado para circular em território nacional então isso não serve para Lisboa? Será que Portugal está a começar a ficar partido em feudos com portagens como na Idade Média? Com a dificuldade que os Portugueses já têm para dar comer aos filhos, será que agora vão a correr comprar carros novos com catalisador? Estes senhores tenham juízo e não estiquem muito a corda, pois uma vez instalada uma ruptura social, ninguém tem mão nela.

  • Ricardo

    É ridículo, e de um pretenciosismo sem par. Isto sabendo – preto no branco -que um Bentley GT ou um Hummer ou um Porsche Cayenne poluem 3 vezes mais que um Fiat Punto de 1995.

    Faria algum sentido se proibissem os carros que emitem, por exemplo, mais de 200 gr de CO2 / Km, independentemente da idade dos mesmos. Assim é apenas uma perseguição aos cidadãos comuns, que ainda para mais patrocinam esta classe de políticos, totalmente alheados da realidade do país em que vivem.

    E os aviões, 1000 ou 2000 vezes mais poluentes que os carros, que sobrevoam Lisboa a baixa altitude, também vão se interditados?

    Demagogia e perseguição à classe média e média baixa.

  • ze

    Eu tenho um carro a gpl de 1999 e estou a poluir mais que um carro a diesel de 2001??
    Esta lei é para não poluir a cidade ou porque o sr. da câmara de lisboa não gosta dos modelos velhos?

  • Manuel Ferreira

    Copiar o que é negativo para a população eles copiam da Europa. Ora agora vamos ver se copiam o melhor da política sociais da Europa.
    Estes meninos não possuem a menor noção do que custa para uma família comprar carro para ter a hipotese de trabalhar cuidar dos seus filhos. Esta gente mete-me nojo, porque é o povo que os elege e nada pelo povo fazem!

  • dr.filipe

    os nossos governantes querem mostrar serviço a quem manda neles são uns ecotretas .. nem vêm que pobreza aumenta todos os dias.. querem comparar-se com outros países então visitem os povos com rendimentos iguais ao nosso, na america latina ou norte de áfrica..

  • dr.filipe

    dr. a. costa amigo a mercedes, fiat, peugeot, citroen, bmw, etc estão contigo e agradecem-te

  • senhor costinha de lisboa voce é doidinho tipo salazar ou pior ou é socialista?
    pois voce neste caso ainda é pior que o coelho é mas esse ja sabemos que vira para os ricos mas voce socialista defensor dos pobres? querer impor uma lei destas?
    mas como explica se levamos o carro todos anos á inpecçao e se passa é que esta em condiçoes de circular e entao porque quer os tirar do centro de lisboa?sera que é para os seus amigos com carros novos passearem no centro da cidade mas olhe o sol quando nasce devia ser para todos

  • Marujo

    Será melhor todos os que se sentem prejudicados começar por enviar um email ao parvo do Antonio Costa a pedir a demissão dele. Está na hora de ir para casa e deixar de prejudicar Lisboa e os lisboetas e não só.

  • Fernando

    Todos os dias vemos leis absurdas a sair desta cambada de politicos que DESgovernam o país à décadas, leis que não não justas para as classes mais baixas, leis que não são execuiveis para proveito de quem esta no poder ou ligado a ele, descriminação entre classes sociais, etc. etc… Cada vez estou mais revoltado com esta gentalha que a toda a hora nos mete um rótulo de parvo na testa enquanto se ficam a rir e encher suas panças à nossa conta agarrados à impunidade que a eles proprios atribuem. Leis como esta deveriam de dar prisão EFETIVA a quem as faz pois não serve o propósito que alegam, apenas prejudica uma certa classe que cada vez está mais espremida e sem condições. Isto é DESCRIMINAÇÂO pois ao dizerem que os carros que poluem mais não entram também não podiam entrar os de alta cilindrada: se de facto quisessem reduzir a poluição em Lisboa criavam uma lei válida para todas as viaturas sem excepção por exemplo alternado as terminações das matriculas ou anos impares ou pares, e assim todos ajudavam. Mas não já me estava a esquecer que estamos em Portugal onde os Drs., Eng. (mesmo que não sejam) não se podem misturar com a gentalha nos TP, nas prisões, nos bancos,…enfim estamos numa democracia cada vez mais pôdre do “eu posso e mando”, e do “comer no (piii) e calar”…
    Sr. Dr. Antonio Costa, pense um pouco ( se conseguir ver mais além da sua barriga), tenha vergonha e faça as coisa como deve ser, que é para isso que foi eleito.

  • rc

    Olá povo do mundo.
    infelizmente temos memória curta, lembrem-se que muitas das ruas antigas de muitas cidades, foram proibidas de ter transito automovel, as casas de comercio, em pouco tempo foram a bancarrota, talvez seja isso que queiram para Lisboa.

  • eu

    coitadinho do meu “porshe”.. só porque é de 1993 não pode ir à capital… mas hoje lá estarei com ele a fazer-me companhia!!!

  • Apanhem o 307

    Quero ir a Lisboa e levar o meu carro que já tem 14 anos. Alguém me sabe informar se esta medida com tiques nacional-socialistas – estalinistas, foi avante???Eu não faço parte da camada de de “júlios” que sugam este país e não tenho carro para andar à conta do desgraçado povo!!!!!! Será que Lisboa, se diz ser a capital da DEMOKRÁCIA (DEMOKRATUR) desse país proíbe os cidadãos de transitarem nas ruas, só porque não têm carros novos?… E ainda chamavam ditador ao António…..!!!! Antónios há muitos, e, parece que em Lisboa também……….. mas piores!!!!
    Considerando melhor, até poupo um pouco…. porque carga de água vou para Lisboa????, A Espanha é aqui mesmo ao lado e os euros lá devem fazer falta também!! Os taxis também estão proibidos de circular e os autocarros? Câmara socialista.!!!… ( parece que socialismo só de nome.. de resto …)
    Pelos vistos, dentro de pouco tempo apenas ferraris, porches, maseratis, bentleys e rolls, poderão circular….. mas novinhos!!
    Porque não apanham esses senhores/as, que pariram essa ideia, o autocarro 307 de Bela Vista de Minas??????
    Habitantes de Lisboa, votem xuxialismo= o caminho mais directo para a míséria económica-moral, social, cultural, familiar etc Contra factos ( com c, que pode ser de cão, carvalho ou outros), não há argumentos!!
    Quem pode informar corrrectamente? ( com C .. sim, porque isto sem C só para os “intiligentes”)

  • Apanhem o 307

    Senhores do automóveis-online: Podem explicar-me o que é isso que aparece,
    “Your comment is awaiting moderation”
    Será:: – Seu comentário está aguardando moderação
    – Ihr Kommentar wartet auf Moderation
    – Tu comentario está pendiente de moderación
    – etc

    Não sei porquê mas prefiro:Seu comentário está aguardando moderação

    • Olá, são algumas mensagens que não ficaram traduzidas para português.
      Mas, havendo possibilidade de tempo, iremos proceder à correcção.

      Obrigado pela sua observação.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

  • MANUEL

    DEMOCRACIA OU NACIONAL-SOCIALISMO?!!!!!

  • frederico futre

    eu gostava de saber quem e que disse que o exmo sr antonio costa ou quem inventou esta lei percebe alguma coisa de carros, visto que a emissao não e medida como ele ou eles pensam,passo a dar um exemplo um veiculo de 1999 com a cilindrada de 1800cc debita menos co do que um mercedes e270 de 2004,entre muitos outros.gostava que esses meninos que inventaram esta lei me dissessem qual a situação deles ou tem carros a descrição,do estado ou de empresas ou então não sabem uma regra elementar, visto que estão a descriminar as pessoas através dos objetos que possuiem,isto alem de lamentável e feio.porque se tivessem que comprar esses ditos objetos não fariam esta lei que eu duvido que perante a constituição seja legal. PEÇO QUE VEJAM BEM O QUE ANDAN A FAZER; JA QUE NOUTROS PAISES MUITO MAS MUITO MAIS AVANÇADOS USA SE OUTROS METODOS; MAS PARA TODA A GENTE SALVO ALGUMAS EXCEPCOES VIAVEIS ou primeiro criem as condições necessárias para as pessoas puderem adquirir os bens sem a carga fiscal que estamos praticando em Portugal, se estou enganado peço perdão,assim como o SOL nasce para todos as leis devem ser para todos obrigado mas eu tive que exteriorizar os meus sentimentos